Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 19:47:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini diário de construção: Obsidian Overdrive  (Lida 3778 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416


« : 07 de Abril de 2017, as 02:25:34 »

Em 2002, quando eu fiz meu primeiro pedal (Bazz Fuss, conhecido por aqui como Mini Fuzz do Bertola), um dos meus objetivos era construir uma distorção de alto ganho para tocar thrash/death metal. Depois de algumas construções simples (Bazz Fuss, Buzz Box - 2 Bazz Fuss em série, e um amplificador com LM386), encontrei uma distorção chamada Obsidian, desenvolvida pelo Joe Davisson. Foi um salto de circuitos de cerca de 8 componentes para um de 40, e funcionou de primeira. Até eu decidir fazer uma modificação, e ele nunca mais funcionou Sad. Alguns anos depois, tentei montá-lo novamente duas vezes, mas não funcionou e não me preocupei em procurar onde estava o defeito. Decidi tentar mais uma vez, e documentei o processo com fotos para fazer um mini diário.

Utilizei esse esquema. No site do Joe Davisson tem outra versão, usando mosfets. Existem duas correções a serem feitas nesse esquema: o resistor no emissor do terceiro transistor é de 1K e não de 100K (basta comparar com o primeiro estágio do circuito, só tem esse resistor com valor diferente), e aquele resistor de 470K perto da saída diminui muito o sinal, deve ser removido.


Fiz o layout no Eagle. O resistor de 470K está no layout, só me lembrei que ele diminui muito o sinal depois que o pedal estava pronto.


A placa foi feita com transferência térmica usando papel glossy. O layout foi espelhado, devido à posição que eu queria que os potenciômetros ficassem.


Utilizando pasta para soldar e um pouquinho de estanho, fiz uma camada de estanho por toda a placa. Essa camada protege as trilhas de oxidarem e facilita a solda dos componentes.


Componentes soldados, placa pronta.


Fios e potenciômetros soldados.


Usei uma lata de sardinha novamente.


Os problemas começaram na parte final da montagem. Testei o circuito com um amplificador usando o LM386 e ele funcionou, então montei na lata de sardinha. Foi nesse ponto que notei o baixo volume e me lembrei do resistor de 470K, com o amplificador com LM386 o volume é baixo de qualquer jeito e eu não havia notado. Resolvi ligando os potenciômetros de tonalidade e volume diretamente. O problema maior: o led não acendia de jeito nenhum! Fiz de tudo que vocês possam imaginar: troquei leds, troquei resistores, resoldei o fio positivo, testei leds ligados nos fios sem soldar... Duas horas depois, resolvi olhar o fio negativo, e achei uma solda fria Batendo Cabeça. Problema resolvido.

Foto do interior. Não reparem a bagunça.


Foto do exterior, já postada na página de fotos de pedais prontos. Eu planejava usar uns knobs pretos que tenho aqui, mas os potenciômetros ficaram muito próximos e os knobs não couberam. Usei esses mini knobs brancos que havia comprado com o Felix e estavam parados aqui pelo mesmo motivo (3 potenciômetros lado a lado numa 1590A e os knobs não couberam). Eu ia usar um led azul, mas durante a tentativa de achar o problema com o led nesta montagem eu acabei queimando os meus 3 últimos leds azuis (sem perguntas, pois nem eu entendi o que aconteceu).


Valeu a pena todo esse trabalho? Com certeza! O som é incrível para bases pesadas, e o pedal tem muito ganho para solos. Na verdade, eu deixei o ganho próximo do máximo e, se eu fizer outro desses, provavelmente vou usar um resistor como ganho fixo. Para quem não conhece e busca uma distorção de alto ganho, vale a pena.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #1 : 07 de Abril de 2017, as 08:41:49 »

Parabéns pelo trabalho.
Só uma observação, a pasta de solda não é para ser usada em pci. A solda já vem com o fluxo, e a pasta com o tempo corrói os componentes se não for totalmente limpo.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187



WWW
« Responder #2 : 07 de Abril de 2017, as 08:59:50 »

Parabéns pelo trabalho.
Só uma observação, a pasta de solda não é para ser usada em pci. A solda já vem com o fluxo, e a pasta com o tempo corrói os componentes se não for totalmente limpo.

Exato. A pasta é boa para ajudar a solda a "dar liga" com o cobre e o terminal do componente, mas para proteção, existem sprays de verniz para circuito impresso. Recomendo um da marca "Isotec", que não só ajuda a proteger, mas também aceita solda, então pode aplicar na placa antes de soldar, se quiser.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416


« Responder #3 : 07 de Abril de 2017, as 10:23:24 »

Parabéns pelo trabalho.
Só uma observação, a pasta de solda não é para ser usada em pci. A solda já vem com o fluxo, e a pasta com o tempo corrói os componentes se não for totalmente limpo.
Eu uso a pasta somente para fazer a camada de estanho na placa. Esqueci de escrever ali, mas eu limpo bem a placa depois que faço essa camada, até porque a placa fica toda lambuzada  Cheesy

Exato. A pasta é boa para ajudar a solda a "dar liga" com o cobre e o terminal do componente, mas para proteção, existem sprays de verniz para circuito impresso. Recomendo um da marca "Isotec", que não só ajuda a proteger, mas também aceita solda, então pode aplicar na placa antes de soldar, se quiser.
Não conhecia esse. Uma vez eu usei um veniz (não lembro o nome) que aceitava solda, mas ficava um pouco mais difícil de soldar por causa dele. Então preferi a camada de estanho.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.287

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 07 de Abril de 2017, as 13:18:40 »

Eu uso a pasta somente para fazer a camada de estanho na placa. Esqueci de escrever ali, mas eu limpo bem a placa depois que faço essa camada, até porque a placa fica toda lambuzada  Cheesy

Se você faz isso antes de fazer a furação, e limpar bem a placa com álcool, não vai dar problema se usar a pasta de solda, que é ácida.  Se a placa já tiver os furos, precisa tomar cuidado com a pasta que pode ficar dentro dos furos e corroer os terminais dos componentes que passarem pelos furos.   Eu  prefiro usar breu/resina pra ajudar a espalhar a solda na placa. Mas também tem de limpar com álcool depois.

Aguardem um pouco, que vai aparecer logo logo um vídeo de um conhecido nosso, ensinando a fazer galvanoplastia nas placas, pra dar um banho de estanho no cobre.
« Última modificação: 07 de Abril de 2017, as 13:47:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416


« Responder #5 : 07 de Abril de 2017, as 14:04:16 »

Aguardem um pouco, que vai aparecer logo logo um vídeo de um conhecido nosso, ensinando a fazer galvanoplastia nas placas, pra dar um banho de estanho no cobre.

Fiquei MUITO interessado nisso!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 07 de Abril de 2017, as 14:46:12 »

Breu e álcool nunca decepcionam, e duram algumas vidas...
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal