Não entendi, Guilherme, oscilar com realimentação negativa?
Em algumas situações de realimentação, se acontecer um atraso de fase muito grande, pode oscilar mesmo. Muito osciladores funcionam assim, você varia o atraso na fase, para escolher a frequência de oscilação!
Agora, se o controle de tom é capaz de impor este atraso.... ai já é outra história!
Se tiver atraso suficiente, a realimentação passa a ser positiva. Se tiver sinal suficiente sendo realimentado, pode oscilar. Não basta o atraso.
http://en.wikipedia.org/wiki/Barkhausen_stability_criterionDentro do loop tem o controle de tom (neste amplificador, normalmente não), que tem 3 capacitores, tem capacitores de acoplamento, tem o transformador, a carga é um alto falante dentro de uma caixa fechada e a malha de realimentação é dependente da frequência (tem o capacitor do presence). O que acontece com a resposta em frequência deve ser uma doideira.
Mas a quantidade de sinal que é realimentada é muito pouca. Na malha de realimentação tem um divisor resistivo de 47K pra 470R. Dentro do loop tem o transformador, que também diminui o ganho de malha aberta. Ali dentro da malha, de circuitos ativos, tem um estagio com ganho quase um, e só mais dois estágios com um ganho bom, então o ganho total pra início de conversa não é tão grande assim.
-----
Aliás, o oscilador do tremolo nos Fender é um Phase Shift exatamente como o hgamal descreveu, você tem uma malha de realimentação com 3 constantes RC, varia o R de uma delas pra mudar a frequencia do tremolo.
http://www.valvewizard.co.uk/trem1.html