Não seria melhor embalar bem as três válvulas EL84 em plástico bolha, guardar bem guardada e começar por um "primeiro amplificador..." transistorizado?
O que ta pegando pra mim nesse projeto é quantidade de fios e ligações que eu não to familiarizado, ja fiz projetos em PCB, nunca fiz nada ponto a ponto (é esse o nome né?)
se fosse um hb-1 ou um iall, seria tranquilo pra mim montar, mas to vendo que não tem projeto assim com essas válvulas
-----
O que seria preciso fazer para colocar essa valvula nesse projeto do champ?
O 5F1 usa a válvula 6V6 na saída de potência. A base (soquete) dela é chamada de OCTAL pois tem 8 pinos.
Já a válvula EL84 (ou 6BQ5) usa a base NOVAL de 9 pinos (embora tenha mais pinos, a base é menor em tamanho).
Então no layout do 5F1, os fios que vão nos pinos 2 e 7 (filamentos = heater) do soquete OCTAL, vão agora para os pinos 4 e 5 do soquete NOVAL.
O fio que vai no pino 3 do OCTAL (placa = plate = anodo) vai para o pino 7 do NOVAL.
O fio que vai no pino 4 do OCTAL (screen = grade 2) vai para o pino 9 do NOVAL.
O fio que vai no pino 5 do OCTAL (grid = grade 1 de controle) vai para o pino 2 do NOVAL.
O fio que vai no pino 8 do OCTAL (catodo) vai no pino 2 ou 3 do NOVAL.
Observe que a EL84 é um pentodo e a 6V6 é um tetrodo. Mas o elemento a mais (grade supressora) que existe na EL84 é ligada no catodo internamente.
Aa entendi, eu teria que mudar o valor do transformador ou de algum resistor no projeto? eu estava vendo aqui um documento das duas válvulas e tem uma diferença na grade de controle de valor