Olá,
seguindo algo similar ao que foi feito no HB1 e incorporando o preamp do "savage croaker" do fórum Wattkins e um estágio de saída no estilo do IALL 3.5 eu estou fazendo um protótipo de amplificador com umas válvulas de TV que encontrei.
Pelo fato das tensões de filamento serem 16V para a PCL82 e 9V para a PCF802 seria mais complicado arranjar um transformador com tantos secundários do que simplesmente usar um transformador de 24V. Assim como no HB1 usei um transformador com dois secundários, aqui de 24V 12VA cada. Assim com um quadruplicador conseguiria algo próximo dos 230V apresentados no datasheet da PCL82.
Fiz um esquema no eagle e iniciei com o protótipo.
e algumas fotos da primeira tentativa>
Pelo esquema é possível ver as similaridades com o savage croaker, que usa a 6U8 (PCF82).
A princípio utilizei no triodo da PCL82 um resistor de cátodo mais alto para emular a resposta de um estágio de PI, mas com apenas 100k na entrada, o que serviria para reduzir a distorção nesse estágio.
O resistor de cátodo da PCL82 ficou em 600 ohms, resultando em 17,8V próximo aos 7W permitidos.
(Após o quadruplicador a tensão está nos 258V, e após o primeiro filtro *(com um resistor diferente do esquema, que eu tinha aqui) cai para 248V no transformador de saída). A "screen grid" está em 242V.
Como transformador de saída estou usando um transformador de radio, que não é ideal, ao ligar diretamente nos 24v (25,8 com os filamentos das válvulas) verifiquei uma razão de 38 v/v o que daria 6k para um secundário de 4 ohms. 60 hz não é a freqüência adequada pra medir isso eu imagino, mas dá pra ter uma idéia. De qualquer forma terei de usar um secundário de 8 ohms, o que com um primário de ~12k requer umas alterações no resistor de cátodo.
Agora que o amplificador está funcionando, vou fazer algumas alterações no estágio do triodo da PCL82 para aumentar a distorção do amplificador, até agora ele está bem limpo (com o master volume baixo, e volume de apartamento). O único problema são algumas notas fantasmas soando distorcidas quando o ganho está no máximo (falta de filtragem no último estágio da fonte, onde todo o pré é alimentado, com apenas um capacitor de 22uF?).
Sobre o chassi, reutilizei um chassi antigo (radio? estágio IF talvez?) que tinha três soquetes de válvula, espaço para um transformador e saída através de uma barra de pinos, que seria ligada a outro chassi (com os outros estágios e a alimentação). Estou vendo uma forma de colocar tudo dentro desse chassi, e posicionar o transformador de fonte (que é um transformador usado em PCBs) atrás do furo que não está sendo utilizado.
Abraços!