Seguramente o JLH-69 é o mais clássico de todos os amplificadores DIY Class A, "push-pull", SS.
Obra do genial John Linsley Hood, foi publicado na edição de abril de 1969 da seminal Wireless World, na Inglaterra.
Em 1998, na mesma WW, JLH publicou uma versão com acoplamento DC e fonte simétrica.
O artigo original de 1969 está aqui:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/simple_classA_amplifier.pdfUma enorme quantidade de infos sobre esse amp, dentre outros amps class A SS, pode se encontrada no The Class A amplifier site:
http://sound.au.com/tcaas/index-1.htmNesse site é possível encontrar uma versão de 30W do JLH (4x 2N3055) que é uma beleza como guitar amp.
Em homenagem a John Linsley Hood, Nelson Pass desenvolveu o PLH, com mosfets IRFP240, cujo pdf está disponível no site Pass DIY:
http://www.passdiy.com/project/amplifiers/the-plh-amplifierMeu amp "oficial" atualmente é o JLH-69 drivado por um buffer a válvulas.
2N3055 da Bendix selecionado para Hfe > 100, razoavelmente bem casados, e um "capacitor de saída" de alta qualidade/confiabilidade, aquele azul afixado no dissipador.
O preço que se paga pela alta qualidade de reprodução sonora com estágios de saída em Classe A, é a necessidade de áreas de dissipação grandes ou muito grandes. No caso desse amp, o dissipador foi construido com chapa de alumínio 3mm e cantoneiras de 3mm espessura.
Os dois 2N3055 dissipam quase 35W para 9W de áudio sobre 8/16 ohms. Portanto é necessário grande área de dissipação para não ocorrer deslocamento do ponto de trabalho (0,9 A quiescente com 16 ohms) ou coisa pior, ou seja, deriva térmica, uma vez que o circuito básico do JLH-69 não tem previsão para controle do ponto de BIAS.
Bom proveito
Guilherme