Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Junho de 2024, as 17:30:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Interpretação de gráficos e diagramas  (Lida 15003 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #15 : 11 de Junho de 2014, as 19:21:21 »

Olá juloliveira

Esses programas do Dmitry são o que encontrei de melhor na net para traçar as curvas das válvulas.

Imagino que não devam existir mesmo aplicações tão específicas como esta.
Eu vi que as curvas são geradas por um script em uma linguagem específica (Acho uqe algo a ver com o LTSpice)

Eu procurei nos links da página do projetos o modelo da ECL82, mas não tive muito sucesso e confesso que não estudei o suficiente o aplicativo, mas deixei contado como uma opção, ai procurei aqui no grupo algo e achei esse post e resolve lançar a pergunta.

Acho que o jeito será criar a biblioteca de algumas válvulas mesmo e entender melhor esses scripts. No caso, podemos abrir um novo tópico específico sobre esse software, o que acham?
Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #16 : 11 de Junho de 2014, as 19:31:20 »

Os scripts que você deve estar se referindo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

São parâmetros spice para simulação de circuits, em programas de simulação. No caso desses programas do Dmitry ele faz para o LTspice especificamente. Mas isso não tem a ver exatamente com curvas de vàlvulas, e sim com o funcionamento do componente no simulador.
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:33:56 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 11 de Junho de 2014, as 19:32:25 »

Respondendo ao Cidão:

- Sobre a explicação de como fazer e aplicar as retas de carga nas curvas da válvula eu sugiro pegar os livros e cursos (em português) disponibilizados pelo Eduardo no site dele (mundo nartlof).  Para uma etapa classe A valvulada a triodo, eu deixei um post sobre isso no meu blog (era uma apostila de aula de laboratório que eu tive).

- Sobre a loja Valvolândia da rua Aurora na Santa Ifigênia, eu acho que vai ser pouco produtivo, mesmo porque acho que eles nem vendem mais válvulas (só tem no nome).  Dá uma passada na livraria Vitória (Litec) na rua de mesmo nome, eu vi uma publicação sobre valvulados lá.  Mas hoje em dia é mais produtivo procurar e aprender sobre válvulas em muitos sites na internet.  Um dos sites bons é o Valve Wizard (comece por aqui:  http://www.valvewizard.co.uk/gainstage.html) que tem até um simulador das retas de carga e ponto de polarização (é uma planilha Excel que tem curvas de vários triodos - disponibilizada no site  http://www.freewebs.com/valvewizard2/LoadLinePlotter.xls).
Outro (online):  http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/12AX7/

- Sobre os professores, é fácil compreender a atitude deles, porque hoje em dia não se ensina mais sobre válvulas, e as pessoas não gostam de falar ou tentar ensinar sobre o que desconhecem ou não sabem.

 
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, as 20:22:46 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #18 : 11 de Junho de 2014, as 19:47:44 »

Obrigado, vou conferir os itens que você disse.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #19 : 11 de Junho de 2014, as 20:04:10 »

juloliveira

Só pra completar aqui: ECL82

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Você teria que criar uma válvula dentro do LTSpice utilizando esse parâmetros acima.

Fácil fácil  Lips Sealed
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:35:05 por Matec » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #20 : 12 de Junho de 2014, as 12:39:01 »

juloliveira
Você teria que criar uma válvula dentro do LTSpice utilizando esse parâmetros acima.

A versão free do LTSpice não funciona, imagino? Não achei opção pra fazer isso no que tenho instalado aqui.
Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #21 : 12 de Junho de 2014, as 13:00:51 »

Também não utilizo o LTspice e não posso dar dicas sobre ele.
No Multisim já criei vários componentes, mas os scripts são outros, a linguagem e os comandos spice dele variam bastante. Não é só colocar lá e fazer funcionar. Você tem que saber o básico para ter algum êxito.

Abs

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #22 : 14 de Dezembro de 2015, as 09:34:42 »

Não consigo visualizar as imagens das primeiras postagens do xformer neste tópico.

Existem outros tópicos em que algumas imagens estão sumindo também.

Será um problema específico meu, ou isso acontece com mais alguém?  Huh?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 927

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 124



« Responder #23 : 14 de Dezembro de 2015, as 09:39:14 »

Não consigo visualizar as imagens das primeiras postagens do xformer neste tópico.

Existem outros tópicos em que algumas imagens estão sumindo também.

Será um problema específico meu, ou isso acontece com mais alguém?  Huh?

sumiram mesmo.
E tem muita imagem postada no imageshack que desaparecem, parece que eles fazem uma limpa de tempos em tempos.
bom seria se as imagens fossem postadas num servidor mais confiável, como o Picasa, por exemplo.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 14 de Dezembro de 2015, as 10:42:07 »

Reenviei as imagens que consegui achar para o Postimg e restaurei as imagens na mensagem. As originalmente postadas estavam no Imageshack, que pelo jeito andou apagando os arquivos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #25 : 14 de Dezembro de 2015, as 10:53:29 »

Obrigado xformer.

Parece que o problema é mesmo o Imageshack.

Algumas imagens minhas que ainda estão lá também haviam sumido. Quando eu acessei o link do meu post a imagem reapareceu, mas o link estava ligeiramente alterado. Falta de lógica.
Vou ter que mover todas as imagens para o postimg.cc para não ter mais essas surpresas desagradáveis.
Vai dar trabalho!

Abs
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #26 : 14 de Dezembro de 2015, as 13:25:47 »

Realmente é uma pena perder estas imagens. Venho relendo tópicos antigos e acabamos perdendo muita informação sem estas imagens. Todos que ainda possuírem imagens que foram perdidas em seus tópicos poderiam inseri-las novamente, sei que seria um esforço enorme e não conseguiríamos 100% mas já seria uma boa ação de cada um.  Legal!
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Sávio_RJ
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 3



« Responder #27 : 26 de Dezembro de 2015, as 17:02:24 »

Eu tenho usado o Photobucket e nunca percebi nenhuma limpa da parte deles, mas não posso afirmar que nunca tenha havido. O Postimg é melhor nesse sentido? É maisgarantido que o Photobucket?
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal