Tava pensando aqui, um controle de PSX Dual Shock tem 2 eixos analógicos, cada um com vetores X e Y. Ja utilizei eles para controlar o wah wah do GuitarRig. Portanto teria 4 controles sensitivos que poderia utilizar nas principais peças da bateria ( caixa, chimbal, pratos ). Utilizando 2 controles teríamos 8 controles sensitivos. Agora tem que ver se tem como adaptar os piezos nesses controles. Ta aí, uma ótima ideia. Sem contar que seria uma gravação MIDI.
Agora vem a questão, alguem sabe se existe a possibilidade de adaptar essas capsulas piezo elétricas nos controles analógicos do controle de PSX?
Mensagem Mesclada
Esse aqui é o sistema Analógico do controle de PSX:
http://www.eeshops.com/images/Analog-Stick-Replacement-for-SONY-PS2.jpgEsse é uma foto da placa do controle ( com algumas modificações )
http://lh5.ggpht.com/_GrYrzHoz79c/SsqDRtsUARI/AAAAAAAAAO4/kCHwDl9M1L4/scph1200.jpgPara quem entende de eletronica, daria certo soldar as Capsulas Piezo eletricas alí diretamente ou teria que fazer um sistema de "adaptação" ?
Mensagem Mesclada
Vídeo demonstrando o controle de expressão:
http://www.youtube.com/watch?v=VQaohI1-Lnw
Mensagem Mesclada
Na verdade eu estou com o mesmo projeto em andamento... e tenho algumas dicas para você. Por exemplo:
- Capsulas piezo são NOJENTAS de soldar, então compre capsulas com fios pré soldados.
- Controles de PS2 só tem algumas entradas analogicas, os eixos X e Y dos 2 analog, todos os outros são botões que dão ao PC informações digitais, 0 e 1, ligado e desligado, portanto, esqueça sensibilidade neles.
- Os Analog trabalham lendo resistencias do potenciômetro, se você conseguir transformar tensão do piezo em resistencia para os "canais" analog lerem, você terá uma indicação de força, mas a eficiência do sistema está praticamente toda dependente da qualidade da conversão.
- Capsulas piezo criam DDPs bem grandes quando atingidas com força, portanto, elas não são "contatos eletronicos", são geradores de corrente por vibração (ou mais ou menos isso).
Estou tentando desenvolver um sistema de chaveamento baseado em "piezos > buffers de transistor > relês de 5V > Contatos PS2". Achei alguns relês com resistencia baixa na bobina, o que indica que a corrente de acionamento dele é baixa, sendo suficiente para mantê-lo ligado na USB sem fonte de energia externa, e como não creio que um baterista seja capaz de acionar mais de 4 ao mesmo tempo (supondo que ele use as 2 mãos e os 2 pés no exato mesmo instante) a corrente não ultrapassa o limite de fornecimento da USB (que é 500mA)
Espero que isso o ajude um pouco, abraços!
Exatamente isso que quero saber como fazer!