Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Junho de 2024, as 10:35:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida - Remover relê na saída para alto-falante  (Lida 3264 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 173

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« : 18 de Agosto de 2015, as 16:49:07 »

Boa tarde á todos.

Criei o tópico aqui por considerar que seja a seção mais adequada. No titulo do tópico especifiquei como "relê na saída", mas não sei se essa seria a classificação correta. Pois bem, explico:

O power do meu amplificador tem um pequeno circuito com relê (foto no spoiler no fim do post) que está localizado na saída para o altofalante. Em resumo, ele funciona como um protetor contra os ruídos causados por fagulhamento ao ligar o amplificador, só libera o áudio no altofalante 1 segundo após acionar a chave para ligá-lo. O inconveniente nesse circuito é que existem 2 resistores de 5W que esquentam absurdamente, embora eu acredite que dentro dos parâmetros, considerando que tenho o amplificador há anos e esses resistores nunca deram problema.

Por conta dessa alta temperatura dos resistores, estou enfrentando problemas durante a organização das placas dentro do chassi, pois tenho receio de deixa-las muito próximas e a irradiação de calor acabar por reduzir a vida útil e/ou danificar a outra placa. Então gostaria de retirar esse circuito para evitar esse problema, e liberar um espaço precioso no chassi.

A dúvida é: retirar esse circuito da saída para os altofalantes, poderia ocasionar quais problemas, além do já esperado som de "pop" nos altofalantes ao ligar o amplificador? Existe alguma outra opção em substituição à esse circuito?

Imagem do Circuito:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 18 de Agosto de 2015, as 18:29:03 por xformer » Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #1 : 18 de Agosto de 2015, as 18:42:28 »

Boa noite...
Esses resistores foram trocados?
Eu seguiria esses passos:
(Alguém me corrija se eu estiver errado)

1-Já vi circuitos em que sugerem colocar dois resistores em paralelo como forma de dividir a potência dissipada igualmente o que eu acho que não acontece com eles em série, veja o valor da associação em série e troque por uma associação em paralelo de mesmo valor.
2- Pode ser que foram subdimensionados talvez por isso colocaram 2 como forma de tentar contornar isso... Verifique a alimentação da placa, esses resistores parecem estarem sendo utilizados para reduzir a tensão para 12V e assim alimentar o relé, se estiverem mal calculados para o projeto, dissiparão potência excessiva.
3-Tente verificar o esquema dele na internet para conferência dos valores ou monte outro protetor.

Dá uma "Googleada" e você encontra vários circuitos alternativos assim como estes:

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t1646-protecao-para-alto-falantes
http://construyasuvideorockola.com/proyect_protector.php
<= Este aqui aparentemente foi testado.

Sugiro a montagem e testes...
Espero que ajude em algo.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2015, as 18:51:34 por xformer » Registrado

"Don't talk to strangers..."
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 173

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #2 : 18 de Agosto de 2015, as 20:09:56 »

Obrigado, Anderson. Respondendo suas perguntas:

- Os resistores nunca foram mexidos, pelo menos não por mim, comprei semi-novo, não sei se o antigo dono talvez possa ter trocado.

- No corpo dos resistores há a inscrição "33OR 5% 5W". No esquemático constam como ligados em série mesmo.

- Medindo a tensão na entrada de AC da placa está chegando 42V  Huh?

Tenho o esquemático dele aqui, mas tem um problema: a placa do relê está "à parte" do restante do circuito do power. Enquanto no esquemático consta como se estivesse tudo na mesma placa. Olhando o esquemático e a placa identifiquei:

Capacitor 100uF 63V (x3)
Transistor BD139
Diodo 1N4007 (x2)
Diodo Zener 1N4744
Resistor 33K 1/4W
Resistor 33OR 5W (x2)
Relê JQC-3F(T73)

Mas tem um bendito transistor com a inscrição MPSA06 (NPN) que não aparece em lugar algum do esquemático.

Enfim, minha intenção era realmente retirar esse circuito do power, e se for o caso montar outro.
Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #3 : 19 de Agosto de 2015, as 00:15:33 »

Bom, se você já tem a idéia de trocar o protetor monte o do crunstruya su video rockola, só fique atento com a tensão de alimentação dele, no link tem tudo o que vai precisar para montar, assim como o pdf com layout, esquemático e a lista de materiais
 Smiley
Registrado

"Don't talk to strangers..."
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 173

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #4 : 19 de Agosto de 2015, as 00:39:26 »

Acho que farei isso mesmo, embora continue com o problema de falta de espaço no chassi.

Cheguei a remover o circuito pra checar o resultado. Ao ligar o amplificador ouve-se um "pop" no altofalante, porém não muito alto. Ao desligar o amplificador, após uns 5 segundos, ouve-se novamente um "pop" (creio serem os capacitores descarregando)

Vamos ver, vou tentar montar outro aqui e ver o que rola.

Obrigado, Anderson  Grin
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal