Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Novembro de 2024, as 13:30:13

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Apresentação + Dúvida transistores Super Fuzz Bertola  (Lida 3752 vezes)
chewie
Visitante
« : 01 de Setembro de 2010, as 20:25:59 »

Olá a todos,

É com imensa satisfação que inicio meu primeiro post aqui no handmades após bastante tempo apreciando a literatura deste fórum e dos sistemas mais antigos. Sou de Recife e sempre fui retardando a minha vontade de iniciar-me neste hobbie que deve ser tão prazeroso. Tenho uma prática mínima com eletrônica em função de um período pago na escola técnica (antigo CEFET, agora IF's). Após vários dias de leitura, pesquisa de componentes e layouts, cheguei a conclusão (óbvia) que nada melhor a iniciar na construção de pedais que o Mini Fuzz do Bertola. Porém, para compensar o frete irei também comprar componentes para o Super Fuzz e o Orange Squeezer e com relação ao penúltimo pedal é que tenho a dúvida.

Alguns dos vários tópicos(não me recordo se fora deste fórum) que li a respeito dos Fuzzes, o Bertola cita que no projeto Super Fuzz ele não usa o transistor 2N3904 e sim o BC108, na prática existe diferença? Isto implica diretamente com outra dúvida minha a respeito;

Em http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=131.msg3067#msg3067 o usuário Jario resalta a importancia do baixo hfe no Fuzz. Ele comenta ter vários transistores BC108 e apenas alguns terem chegado num nível hfe satisfatório para o seu Fuzz Face. Ligando esta posição à questão do Super Fuzz, a diferença de preço entre os dois transistores é impactante (R$1,90 BC108, R$0,15 2N3904 na Mult Comercial) , levando-se em consideração a compra de uma maior quantidade para mensurar quais unidades seriam melhores para a implatação no circuito. Então, que transistor usar?  Batendo Cabeça

Aproveitando, mais duas dúvidas rápidas gostaria de adicionar:

-Observei outra citação do Bertola sobre uma pequena modificação no Mini Fuzz, a troca do diodo 1N4148 por dois 1N60 em paralelo. Os resultados valem a pena? Existe alguma modificação ao nivel para o Super Fuzz?

-Eu não pretendo utilizar clip para bateria nos meus pedais, poderia então utilizar dois Jacks P10 Mono?

Obrigado
« Última modificação: 01 de Setembro de 2010, as 20:40:39 por chewie » Registrado
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #1 : 01 de Setembro de 2010, as 23:12:36 »

Chewie, bem vindo ao fórum!  A mudança de transistores é uma coisa bastante subjetiva, e o mais interessante é realmente experimentar você mesmo, e ver qual deles vai fornecer o som que é o alvo de sua busca.  Para tal, sugiro que use soquetes em suas placas, para simplificar o processo de troca dos referidos transistores.  A mudança dos diodos também se enquadra na subjetividade, e vale a pena acrescentar uma chave de comutação, em alguns casos onde as duas (ou mais) opções se mostram interessantes.  Se você não pretende usar baterias internas, não há problemas em utilizar jacks monofônicos.

May the Force be with you.
chewie
Visitante
« Responder #2 : 02 de Setembro de 2010, as 16:32:04 »

Chewie, bem vindo ao fórum!  A mudança de transistores é uma coisa bastante subjetiva, e o mais interessante é realmente experimentar você mesmo, e ver qual deles vai fornecer o som que é o alvo de sua busca.  Para tal, sugiro que use soquetes em suas placas, para simplificar o processo de troca dos referidos transistores.  A mudança dos diodos também se enquadra na subjetividade, e vale a pena acrescentar uma chave de comutação, em alguns casos onde as duas (ou mais) opções se mostram interessantes.  Se você não pretende usar baterias internas, não há problemas em utilizar jacks monofônicos.

May the Force be with you.

HEHEHE v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) cara!
Acabei comprando um pouco de tudo, fiz o pagamento hoje. Agora só esperar chegar. Acabei optando por comprar clip para bateria também, fuzz que é fuzz tem que te bateria hehehe.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 118
-Recebido: 15

perdido como lagrimas na chuva

« Responder #3 : 11 de Abril de 2015, as 21:17:46 »

Abrindo o tópico para não abrir outro, estou com duvidas a respeito dos transistores do superfuzz, eu posso usar 2 ac128 de germânio (obedecendo as pinagens claro), porque o 2n3904 são npn e os ac128 são PNP, isso vai interferir no projeto?

Abraços
perdido como lagrimas na chuva
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: