Olá a todos,
É com imensa satisfação que inicio meu primeiro post aqui no handmades após bastante tempo apreciando a literatura deste fórum e dos sistemas mais antigos. Sou de Recife e sempre fui retardando a minha vontade de iniciar-me neste hobbie que deve ser tão prazeroso. Tenho uma prática mínima com eletrônica em função de um período pago na escola técnica (antigo CEFET, agora IF's). Após vários dias de leitura, pesquisa de componentes e layouts, cheguei a conclusão (óbvia) que nada melhor a iniciar na construção de pedais que o Mini Fuzz do Bertola. Porém, para compensar o frete irei também comprar componentes para o Super Fuzz e o Orange Squeezer e com relação ao penúltimo pedal é que tenho a dúvida.
Alguns dos vários tópicos(não me recordo se fora deste fórum) que li a respeito dos Fuzzes, o Bertola cita que no projeto Super Fuzz ele não usa o transistor 2N3904 e sim o BC108, na prática existe diferença? Isto implica diretamente com outra dúvida minha a respeito;
Em
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=131.msg3067#msg3067 o usuário Jario resalta a importancia do baixo hfe no Fuzz. Ele comenta ter vários transistores BC108 e apenas alguns terem chegado num nível hfe satisfatório para o seu Fuzz Face. Ligando esta posição à questão do Super Fuzz, a diferença de preço entre os dois transistores é impactante (R$1,90 BC108, R$0,15 2N3904 na Mult Comercial) , levando-se em consideração a compra de uma maior quantidade para mensurar quais unidades seriam melhores para a implatação no circuito. Então, que transistor usar?
Aproveitando, mais duas dúvidas rápidas gostaria de adicionar:
-Observei outra citação do Bertola sobre uma pequena modificação no Mini Fuzz, a troca do diodo 1N4148 por dois 1N60 em paralelo. Os resultados valem a pena? Existe alguma modificação ao nivel para o Super Fuzz?
-Eu não pretendo utilizar clip para bateria nos meus pedais, poderia então utilizar dois Jacks P10 Mono?
Obrigado