Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 01:27:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall Jubilee estranho  (Lida 4451 vezes)
mrtarugas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0


Sempre na esperança, sempre consigo!


« : 09 de Abril de 2015, as 02:13:50 »

Brother,

Após aquele sucesso de aumentar a resistência em série com o led, eis que depois de um tempo tocando, o som foi sumindo, pipocando até que ficou mudo. Agora tô perdido!

Tenta postar num tópico o que aconteceu, é um pouco complicado adivinhar, posta imagens.

















Então, algumas coisas estão estranhas... Quase todas as voltagens estão em acordo com as tabelas, uma delas é dos "Marshall" em geral e outra especificamente de um Jubilee...

Pinos 2 e 7 da V3 que deveriam estar "zerados" apresentam 25V

Pinos 5 das EL34 que deveriam estar mostrando -30 estão com -250! Tongue

Se coloco o borne preto do multímetro no chassi ele me mostra umas tensões variando de: 8V desligado, 12V com o power ligado e um pico de 18V após o standby ser acionado, baixando para uns 16V depois de um tempinho...

Detalhe importante, o ampli funcionou durante um tempo com todas suas funções ok. Mas depois de mais um tempo de testes começou a ratear, oscilar, baixar o volume e outras tretinhas... até que desapareceu por completo.

Estou prestes a desmontar tudo e montar de novo pela segunda vez, mas não quero voltar a cometer o mesmo erro que devo ter cometido...

Espero ter postado os links das fotos corretamente.

Fico no aguardo de alguma ajuda.

Valeu rapaziada!


« Última modificação: 10 de Abril de 2015, as 08:58:55 por mrtarugas » Registrado

Somos o fomos antes de sermos o que seremos agora!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #1 : 09 de Abril de 2015, as 07:30:56 »

A tensão correta dos pinos 2 e 7 de v3 é cerca de 42v se os pinos 3/8 estiverem com 44v, porém o seu multímetro tem que ser muito bom para ter essa leitura.
Na dúvida, eles não indicam nenhuma leitura, pois sabem que aí vai dar erro.

Se a tensão nos pinos 5 da EL34 esta chegando em -250 há um erro nesse circuito. Talvez o potenciômetro de ajuste tenha que ser trocado. Provavelmente seja esse o defeito do seu ampli.

A sua montagem está boa, se você desmontar de novo sem achar o defeito, corre o risco de que na próxima ele aconteça de novo.

Abs
Registrado
mrtarugas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0


Sempre na esperança, sempre consigo!


« Responder #2 : 09 de Abril de 2015, as 08:33:36 »

Certo, que bom saber isso! Dificilmente eu iria desconfiar desse componente...Inclusive falando nesse potenciômetro ele foi colocado com o valor do layout acima: 50K L (pois no esquema Marshall ele seria um trimpot de 22K L) - Fico na dúvida em qual orientação seguir; original trimpot de 22K ou Ceriatone potenciômetro de 50K. O que sugere?

Ah, mais um detalhe é que desde que ele  " emudeceu "  eu não mais consigo leitura nos bornes do bias (antes eu estava com 386V em cada pino 3 das EL34, e agora tenho 411V desde a retificação) Antes da zica, pela continha de regulagem da dissipação (17,5%) me dava: 17,5/386=0,045 mA

A propósito, meu multímetro é um Icel e eu tenho uns 40V nos pinos 3/8 da V3

Substituirei o pot na hora do almoço e volto pra contar.

Por hora, muito agradecido!

ps. E se mais alguém quiser comentar algo, esteja à vontade!
Registrado

Somos o fomos antes de sermos o que seremos agora!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #3 : 09 de Abril de 2015, as 08:51:24 »

Eu colocaria o valor do pot da Marshall, contanto que nesse circuito ele desse a regulagem correta. O que importa é que o pot seja de boa qualidade e não dê mal contato. Que é o que possivelmente está acontecendo agora.

Quando a tensão de bias fica mais negativa que -50v as válvulas de saída entram em corte, não passa corrente nenhuma, não havendo consumo de corrente, a tensão da fonte sobe. Isso não é tão ruim a ponto de danificar o ampli. Mas deve ser corrigido logo.

Abs
Registrado
mrtarugas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0


Sempre na esperança, sempre consigo!


« Responder #4 : 09 de Abril de 2015, as 09:29:46 »

Certo, farei assim. Esse era o único no valor que eu tinha disponível... No valor original eu devo ter uns ou Alpha ou CTS... talvez até Constanta!

Muito agradecido mesmo, você tá salvando o leite das crianças... hehehe Smiley

-----
Eu colocaria o valor do pot da Marshall, contanto que nesse circuito ele desse a regulagem correta. O que importa é que o pot seja de boa qualidade e não dê mal contato. Que é o que possivelmente está acontecendo agora.

Quando a tensão de bias fica mais negativa que -50v as válvulas de saída entram em corte, não passa corrente nenhuma, não havendo consumo de corrente, a tensão da fonte sobe. Isso não é tão ruim a ponto de danificar o ampli. Mas deve ser corrigido logo.

Abs

Amigo, Matec!

você acertou em cheio! Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Metaleiro Metaleiro Metaleiro Metaleiro Metaleiro Palmas Palmas Palmas Palmas Palmas Legal!

Fui lá retirei o pot de 50K L, peguei um outro de 20K L ( ainda vou por um Alpha pra garantir...) e pimba! Já medi as tensões nos pinos 3 das E34L que estavam em 377V.  Ficando portanto o bias setado em 46 mA - Mas a saga continuou por mais alguns instantes... Tudo estava perfeito, equalização, switch entre canais, maaaaaaas... E o volume? Parecia que o alto falante se transformara num fone de ouvido, beeeeeem baixinho! Daí lembrei do Sr. Miyagi, catei um pauzinho hashi e na primeira solda que toquei ( o capacitorzinho de 0.1uF/100 do return )  BUM! o Jubilas rugiu em alto e bom som!



Agradeço de coração todos aqui do fórum que "sempre" me ajudam. Por enquanto eu não tenho muito o que oferecer, mas se um dia estiverem precisando de algo, peçam que podendo eu ajudarei de pronto!

Valeu galera!

Fiquem com Deus!

« Última modificação: 09 de Abril de 2015, as 14:29:55 por mrtarugas » Registrado

Somos o fomos antes de sermos o que seremos agora!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #5 : 09 de Abril de 2015, as 16:02:03 »

mrtarugas

Como já falaram por aqui, quando quem pede ajuda fornece todas as coordenadas, fica bem fácil de se descobrir o defeito.

De todo modo fico feliz que você tenha conseguido resolver esse, e o outro defeito que seu ampli tinha.

Além de tudo, de ter economizado para o "leite das crianças". Grin

Abraço
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #6 : 09 de Abril de 2015, as 17:07:59 »

Mandou bem Matec  Bravo
Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #7 : 10 de Abril de 2015, as 08:39:52 »

Parabéns, já fiz um jubilee e ele é um ótimo amp, bem versátil.
Registrado
mrtarugas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0


Sempre na esperança, sempre consigo!


« Responder #8 : 10 de Abril de 2015, as 09:02:35 »

Parabéns, já fiz um jubilee e ele é um ótimo amp, bem versátil.

Adriano, falando nisso... Você disse que há diferença entre utilizar os diodos luminosos de alto brilho e os opacos. Essa diferença se dá no timbre, aspereza da distorção ou o quê?

Valeu,

Raphael.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, as 12:51:16 por xformer » Registrado

Somos o fomos antes de sermos o que seremos agora!
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #9 : 10 de Abril de 2015, as 09:23:46 »

Cara, pelo que testei, o led de alto brilho deixa o som mais agudo (no que testei aconteceu isto) , o normal deixa mais para o som tipo distorção da marshall, pode notar que quase todos os circuitos utilizam led vermelho, neste caso aconselho fazer isto, testei outros tipos de diodo para ver o som e sinceramente, led vermelho opaco cai melhor.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, as 12:50:54 por xformer » Registrado
mrtarugas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0


Sempre na esperança, sempre consigo!


« Responder #10 : 10 de Abril de 2015, as 14:21:55 »

Cara, pelo que testei, o led de alto brilho deixa o som mais agudo (no que testei aconteceu isto) , o normal deixa mais para o som tipo distorção da marshall, pode notar que quase todos os circuitos utilizam led vermelho, neste caso aconselho fazer isto, testei outros tipos de diodo para ver o som e sinceramente, led vermelho opaco cai melhor.

Pode crer... dia desses um amigo estava bem lôco trocando altos valores de componentes e aí quando nenhuma das trocas agradou, ele deixou o padrão mesmo! hahahahah...

Por isso eu perguntei, pra não fazer o mesmo.

Valeu, Adriano!
Registrado

Somos o fomos antes de sermos o que seremos agora!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal