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Autor Tópico: Help me! Amp valvulado não sai som!  (Lida 9714 vezes)
Matec
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Obrigado
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« Responder #15 : 03 de Abril de 2015, as 23:35:55 »

Olá Mallermb.

Matec, a minha suspeita era justamente isso, Além do Chassis não estar aterrado, está com alguma linha de tensão +B encostando ou ligada na carcaça..., PERIGOSO.



Sim, tem coisa errada por ali, então vamos eliminando as possibilidades, uma hora o defeito aparece.

Abs
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Ramsay
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« Responder #16 : 03 de Abril de 2015, as 23:54:30 »

Se algum fio com tensão +B estivesse encostando no chassis, o fusível (se é que tem um) já teria queimado.
Por isso eu aposto mais no fio do secundário que fornece a voltagem para a saída de 7W encostando no chassis, se bem que nesse caso, da mesma forma poderia haver algum tipo de pipoco.
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« Responder #17 : 04 de Abril de 2015, as 00:04:14 »

Matec, a minha suspeita era justamente isso, Além do Chassis não estar aterrado, está com alguma linha de tensão +B encostando ou ligada na carcaça..., PERIGOSO.

Farei esse teste do Matec, porém farei amanhã cedo, vou ir na loja de eletrônicos aqui e comprar novos capacitores e melhores pra fonte, além de uma chave melhor! Pode ser esse mesmo o problema, pois a chave é toda de metal!!!
Pode ser esse mesmo o problema, obrigado por orientar os testes!

Então Ramsay, não tenho certeza quanto ao valor dos 7w da atenuação, mas realmente, 127v não é!
NENHUM FIO do primário está encostando na carcaça, e errado não pode estar, pois são só 3 fios, dois vem direto da tomada, passa pelo fusível e depois um para a chave on/off e logo em seguida o transformador. Minha rede é 220v!

Obrigado a toda a galera, vou atualizando a todos!

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Galera, uma coisa que está me intrigando é que só QUANDO EU LIGO A CHAVE DE ALIMENTAÇÃO, PARA DE IR FASE PRO CHASSI!
QUANDO eu DESLIGO, simplesmente é jogado uma fase pro chassi.
Quanto ao som vir baixo, tenho quase certeza que é por causa das válvulas muito velhas/usadas.
Ahhhhh, outro detalhe, notei que não existe aterramento nos filamentos das válvulas, digo os 6,3v quem vem do transformador!
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, as 00:10:33 por JNascimento » Registrado
Ramsay
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« Responder #18 : 04 de Abril de 2015, as 00:43:59 »

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Galera, uma coisa que está me intrigando é que só QUANDO EU LIGO A CHAVE DE ALIMENTAÇÃO, PARA DE IR FASE PRO CHASSI!
QUANDO eu DESLIGO, simplesmente é jogado uma fase pro chassi.
Quanto ao som vir baixo, tenho quase certeza que é por causa das válvulas muito velhas/usadas.
Ahhhhh, outro detalhe, notei que não existe aterramento nos filamentos das válvulas, digo os 6,3v quem vem do transformador!


O problema não está nos capacitores e nem na chave, que mesmo sendo metálica, os contatos costumam ser isolados da carcaça.

O fato de quando você desligar a chave ser jogada uma fase de 220V pro chassi é normal, uma vez que a sua rede elétrica é de 220V, sendo que os filamentos de 6.3V não precisam de aterramento pra funcionar.

Eu acho que o foco do problema, além da 6N2P defeituosa, está no fato da voltagem cair de 325v em 15w na atenuação para 127v na atenuação em 7w, o que não é normal, pois a voltagem para a atenuação em 7W deveria ser de pelo menos, uns 250V.

Por isso, eu sugiro que, ao invés de comprar chave e capacitores novos, abra o transformador de força e veja se não tem algum fio meio desencapado encostando na carcaça do transformador.

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« Responder #19 : 04 de Abril de 2015, as 08:51:55 »

ENTÃO, está marcando 250v quando atenuo pra 7w! Está correto!  Palmas


Pois é, o multímetro não marca nada quando desligo a chave, encosto uma ponta de prova na "carcaça" e outra em uma dos polos da tomada de força, fiz em ambos polos da tomada, não acusou nada, mas quando encosto a chave teste eu percebo que tem ali passando uma tensão beeeem altinha pra aterramento, e a minha chave digital marca 220v ou 180v.
Já tirei realmente a chave e não é ela,  Palmas parabéns! hehe

O sinal do input passa pela inversora? Se sim, o meu não está passando, quando encosto em qualquer um dos pinos da inversora com a chavezinha, não dá ruido algum, mas já na 6n2p a de pré, dá ruído sim!

Vi que a alimentação dos filamentos deve ser aterrada com resistores de 100ohms...E....Isso não acontece aqui, claro, esse não é o problema dos 220v na carcaça, mas aos poucos vamos sanando juntos todos os demais problemas ou imperfeições.
Estou quebrando a cabeça aqui!  Toma na Cabeça

Obrigado a todos que estão ajudando!

Galera a TENSÃO VAZANDO PRO CHASSI, EU CONSEGUI CONTROLAR
O ruído parou, mas percebi que a inversora não está fazendo nada no amp, ela fica ali para ter a opção de gain, mas não está nem passando som nela pra seguinte etapa do amp...
Alguém tem o esquema ou algo assim dessa inversora? 6BQ7!
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, as 14:11:56 por JNascimento » Registrado
Matec
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« Responder #20 : 04 de Abril de 2015, as 17:08:48 »

Olá JNascimento

Acho ótimo que você esteja resolvendo os problemas do seu amplificador. Mas também seria bom que você contasse quais eram os motivos dos defeitos e como eles foram sanados, para que numa próxima vez possamos ajudar outra pessoa.

As válvulas 6bq7 têm a seguinte pinagem:

Pino 1 - placa 1
Pino 2 - grade 1
pino 3 - cátodo 1
Pino 4 - filamento
Pino 5 - filamento
Pino 6 - placa 2
Pino 7 - grade 2
pino 8 - cátodo 2
Pino 9 - não conectado

a 6n2p

Pino 1 - placa 1
Pino 2 - grade 1
pino 3 - cátodo 1
Pino 4 - filamento
Pino 5 - filamento
Pino 6 - placa 2
Pino 7 - grade 2
pino 8 - cátodo 2
Pino 9 - blindagem

Ou seja ambas tem a mesma pinagem, exceto pelo pino 9 da 6n2p que deve ser aterrado.

 Smiley

« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:35:58 por Matec » Registrado
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« Responder #21 : 05 de Abril de 2015, as 11:29:41 »

Então, o problema dos 220v escapando pra carcaça foi só inverter o fio que vinha do fusível, não sei o porque, mas funcionou e muito bem!
O problema maior agora é a re-instalação dessa 6bq7, sendo que ela está toda errada, por isso o som baixo.

Sendo essa pinagem ai acima a correta, ela muda algo a mais pra ECC83? ou só a pinagem dos filamentos?

Obrigado por enquanto!
Abraço
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Matec
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« Responder #22 : 05 de Abril de 2015, as 17:50:45 »

Sim! Para mudar para a ECC83 tem que mudar a ligação dos filamentos. Como a tensão é 6,3v,  ligue um condutor nos pinos 4 e 5 e o outro condutor no pino 9.

Esse negócio da tensão alta no chassis ainda está estranho, eu procuraria mais um pouco para ter certeza se essa solução foi mesmo eficaz ou se foi só um paliativo.

Abraço
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