Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 09:16:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Retificadores  (Lida 5551 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 20 de Julho de 2014, as 14:56:49 »

Exatamente Dexter, muitos termos trazem confusão ou ambiguidade. Por exemplo, na minha mensagem anterior eu cito o termo "carga" com dois significados diferentes: um no sentido de carga para uma fonte, que consome energia. Outro para carga elétrica de um elétron. Não são a mesma coisa, mas tem o mesmo nome.
Outro problema na tradução de inglês para português é o termo "power". Pode ser "força", "potência", "energia", dependendo do contexto e que tem significados diferentes em português ou em física. Assim:
Power supply = fonte de alimentação
Power amplifier = amplificador de potência
Power transistor = transistor de potência
I have the power !  = eu tenho a força !  Cheesy
Power transmission lines = linhas de transmissão de energia
Power transformer = transformador de força
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #16 : 20 de Julho de 2014, as 16:32:34 »

dark side of the Force = lado negro da força
powers of the dark side of the Force = poderes do lado negro da Força

 Cheesy

!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #17 : 20 de Julho de 2014, as 17:42:17 »

Olá Alfredo

Não entendi o que você quis dizer. A retificação sempre ocorrerá com a corrente passando do anodo ao catodo. No outro sentido o diodo entra em bloqueio.

Abraços
Eduardo

Desculpe-me Eduardo, talvez tenha ficado confuso, a forma como coloquei a observação!  Referindo-se a primeira imagem, a que contém o símbolo do diodo com as "placas com as setas".  O que eu quis dizer é: Invertendo o diodo, e aplicando uma tensão alternada em seu catodo a tensão de saída será negativa.


Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 20 de Julho de 2014, as 18:35:32 »

  O que eu quis dizer é: Invertendo o diodo, e aplicando uma tensão alternada em seu catodo a tensão de saída será negativa.

Entendi. Mas não vou colocar esse tipo de coisa naquele texto. É dirigido a iniciantes e se for abordar isso, vai dar um nó na cuca dos coitados.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #19 : 20 de Julho de 2014, as 21:37:48 »

Cuidado! A corrente está sendo avaliada pelo ponto de vista da fonte ou da carga? Quando eu estudei eletrônica o termo tensão de corrente contínua era usado pois a corrente era estudada na carga (desconsiderando a tensão ripple).

 Depende, se estivermos falando de "fonte", "rede", "alimentação" em CC ou CA, estamos sempre nos referindo ao gerador. Se o circuito de carga for linear (RLC), então realmente teremos correntes alternadas para tensões alternadas, indiscutivelmente.

 Já no caso de um retificador de meia onda (um circuito definitivamente não linear), falar que um transformador por exemplo, fornece corrente alternada para o circuito, seria incorreto.

 Mas esse é apenas um "contra exemplo" chato,  Cheesy, todos, inclusive eu, falamos corrente alternada e corrente contínua e somos entendidos.

 Um abraço!

 Eduardo

 PS: Só esse termo "tensão de corrente contínua" que não seria muito correto, a corrente só surge quando há fechamento do circuito. Ou é tensão contínua (quando o laço do circuito é fechado faz gerar uma corrente) ou é corrente contínua (quando o circuito é fechado com uma carga, surge uma tensão).
 Tensão "de" corrente contínua eu entenderia como o segundo caso, onde a tensão surgiu "devido" a uma corrente sendo percorrida em um elemento linear.
 
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal