Por curiosidade eu fiz a simulação desse amplificador. É muito ruim. Na simulação só deu 4Vpp sobre 8 ohms com baita distorção (entrada de 500mVpp). Muito longe dos 18W. Montar amplificador classe A é barca furada pra essa aplicação e potência.
Peculiar, meu caro xformer
.
O amplificador que eu estou tratando não é classe A. É um amplificador com saída complementar, trabalhando em classe AB. O amplificador que o Guilherme postou sim, esse é classe A. E consome uma grande quantidade de energia.
Estou aqui fazendo minhas simulações e consigo facilmente 17w com 8 ohms de carga resistiva @ 1kHz. Sem distorções. Mas é meio chata a regulagem para se obter a senoide limpa à toda potência, e ao mesmo tempo manter a corrente quiescente num valor de 100mA(sem carga), que eu acho razoável.
Eu já estou chegando à alguns resultados, mas também não quero ir tirando conclusões apressadas. Provavelmente amanhã eu possa falar algo sobre o que acho que descobri.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ótimo link, cobalto777. Esse amplificador será outro que eu vou estudar com grande interesse, e não por ser classe A .
Abs