Ola pessoal, estava enrolado por aqui brigando com as coisas para montar esse gabinete
, finalmente ela está pronto.
Primeiro tive problemas ao comprar chapa de compensado naval, ela veio cheia de furinhos de cupim e broca, reclamei e trocaram.
A segunda chapa veio com alguns fiapos de madeira se soltando mas não dei muita importância (pode ser visto na foto do gabinete aberta), devia ter me atentado a isso porque essa chapa estava soltando muita lasca quando fazia furos, ficava uma lasca e não saia com lixa ou lima, essa imagem aqui
ilustra bem o que acontecia
.
Bom as laterais da chapa não estavam a 90º uma da outra e adivinhem quando notei isso? Exato, depois de tudo cortado e ficar torto ao montar, os cortes eram retos mas não foram feitos com esquadro
, tive que corrigir e nisso acabei perdendo aproximadamente 2cm na profundidade do gabinete.
Usei as medidas desse site
http://coveramp.com/ (postaram aqui no fórum em um tópico), de um gabinete Mesa com inclinação, passei as medidas para as madeiras, fiz os cortes e como falei acima, tive que corrigir pois as peças ficavam tortas ou com inclinação. Isso tomou um bom tempo, a paciência ja tinha ido embora
ai deixei pra ir fazendo aos poucos. Depois de corrigir os cortes, esquadrejei as peças e fixei uma na outra com parafusos e a cola de contato, até ai tudo bem, mas depois de fixado as peças umas nas outras, em numa parte estava faceado e no meio não, ou seja a madeira estava com barriga mas nesse caso a barriga era muito pequena, então resolvi essa diferença passando lixa e ficou tudo certo
.
Parti para o tampo da frente onde vão os falantes, novamente fixar uma peça na outra, lixa para lá, pó de madeira para todo lado
e cheguei no momento de fazer os cortes dos falantes, a minha tico tico não fazia certo ou eu não fazia ou até os dois
, a lamina da tico tico começava reta | e poucos centímetros depois estava inclinada \, a solução foi fazer com uma tupia usando uma fresa. Ficou perfeito com a tupia
.
Fiz a abertura nas laterais para encaixar os puxadores, nesse caso fiz alguns furos com broca para entrar a serra da tico tico e como o corte era reto, não tive problemas com a tico tico. Fiz também o furo do conector P10 no tampo traseiro usando uma serra copo.
Ao tentar fixar o tecido ortofônico, percebi que ele era igual meia calça que a mulherada usa (fiu fiu
), só que nesse caso a transparência não foi muito legal a princípio porque eu não tinha pintado a madeira, apareceu as marcações que fiz a caneta para referência dos cortes então tive que tirar o tecido, dar duas mãos de tinta cinza que por aqui e só depois fixar o tecido, não é que no final o pessoal gostou da "semi transparência" dele? Realmente não ficou tão atraente quanto uma bela senhorita com sua meia calça exibindo as pernas, mas ficou interessante
.
Quem for utilizar esses grampeadores de tapeceiro, tomem cuidado, na caixa ele diz para não apontar para o corpo em hipótese nenhuma e pior ainda para os olhos, pelo tranco que dava na madeira eu entendi o porque. Como esse gabinete não vai ser vendido (pelo menos a princípio era vai ser minha), não me importei em pintar as "costas" do tampo dos falantes, tampo traseiro e a parte interna e não colei o courvin por dentro porque teria que comprar mais cola para usar só algumas pinceladas. Esqueci de comentar um detalhe, eu passei produto anti-cupim/broca em todas peças.
Chegou a hora do courvin, fixei primeiro no tampo traseiro, por ser o mais fácil e para pegar prática, não tive muitos problemas com essa peça por enquanto
então depois fui fixar na estrutura do gabinete, todo cuidado é pouco ao fixar o courvin, qualquer bolinha minuscula ou pontinho de sujeira vira um calombo com o courvin por cima
, nessa parte eu comi bola, fiz alguns cortes onde não devia e tive que recortar pedaços de courvin para retocar alguns cantos. A junção eu deixei embaixo, segundo um amigo que viu por foto, quem fez o corte tinha Parkinson
. O problema é que estiquei (não igual chiclete) o courvin na madeira, coloquei o esquadro e passei o estilete nas duas partes do courvin, porém ao montar realmente ficou torto, talvez ele tenha deformado em algum momento.
Courvin fixado e cola seca, coloquei o tampo dos falantes e fixei ele no batente da frente, feito isso recortei o courvin na posição dos puxadores e fiquei eles, ficou tudo certo, tirando que na frente em alguns pontos o courvin resolveu fazer bolhas (notadas só de perto). Legal então virei a criança de cabeça para baixo e fiquei as rodas, porque ficar levando o gabinete de um lado para o outro ja estava ficando difícil e fixei também as cantoneiras.
Agora foi o momento de fixar os falantes, uma coisa que fiz para ajudar no corte dos falantes e também ver o ponto dos parafusos, foi usar um compasso industrial que era do meu pai, fiz circulo com diametro do corte e fiz outro um pouco maior com o diametro de fixação dos furos de fixação do falante. Tinha traçado uma linha de centro de cada metade do tampo então com isso eu tinha a posição dos parafusos horizontais de cada falante, ao fixar esses parafusos eu só precisava colocar o parafuso nos outros furos e prender na madeira.
Ver o gabinete tomando forma aos poucos e quase pronta foi muito legal, estava ansioso para ver/ouvir ela em ação, então comecei a soldar os fios, os falantes ficaram falante 1+falante 2//falante 3+falante 4, cada um é de 8ohms, com essa associação ficou com Req de 8hms, conectei ao P10 e estava quase pronto.
Coloquei o tampão traseiro e comecei a fixar ele com os parafusos, nesse momento tive uma decepção, ao tentar fixar os parafusos do meio do tampo em baixo e em cima, notei uma senhora barriga, o tampo deveria ficar 1mm para dentro em relação as laterais da estrutura como está as laterais do tampo, mas está 2mm para fora, infelizmente não pude fazer nada sobre isso, tentei forçar com a mão para baixo e apertar os parafusos mas não deu certo. Após fixar os falantes no tampo, finalmente terminei e ja tratei de ligar no meu Valvestate VS100, o som ficou muito bom e está empurrando bem, quero ver o baterista que toca comigo falar que não me ouve mais
.
Bom é isso, como aprendi e aprendo muito com o pessoal aqui no fórum, estou postando esse tópico com bastante detalhes de como foi o processo para ajudar quem quiser montar também e para não dar cabeçadas
como eu fiz.
As lojas que comprei os materiais foram:
Ito Som - Cantoneiras, puxadores, fio e tecido ortofônico.
Rua dos Andradas, 262 - (11)33621156
Tyloo Decorações - Grampeador de tapeceiro, grampos e courvin, que la estava a R$9,90 o metro com largura de 1,5mt, tem algumas cores, tirei essa foto com o celular.
vendas@tyloo.com.br Avenida Rangel Pestana, 1568 Bras (11)3229-3040
Fica bem próxima à estação Brás da CPTM.
Lojas da Florêncio de Abreu - Cola cascola de contato, rodas (as rodas na Florêncio são muito mais em conta, lá eu paguei 6 reais, na rua dos Andradas da mesma é de 12 reais para mais.
Armarinhos Fernando - Pincel, cola branca Tenaz (para enxertos)
Rua 25 de Março
Gennaro Confuorto - Parafusos
Avenida São Miguel, 1460 - (11)2957-2399
Dabi e Multi Comercial - Espaguete termo retratil e conetor P10 femea respectivamente.
Rua dos Timbiras
Alien Alto-falantes e amplificadores - Alto falante Alien Ace
https://www.facebook.com/alienamps Abraços pessoal, amanhã tem ensaio e vou testar ela
, o baterista está ferrado