VOX
Handmaker
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116
|
|
« : 20 de Setembro de 2013, as 10:19:01 » |
|
Amigos: Preciso fazer um controle de velocidade para minha minifuradeira. Quando vou furar as placas dos pedais ela acaba andando e fazendo o furo em lugar errado.
Ela gira 12.000 RPM Funciona com 12 Volts. A fonte larga 14 V DC 800 mA.
Será que um simples potenciômetro resolveria?
|
|
|
|
|
|
Marcos Câmara
Iniciante
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218
Mateus 11:28
|
|
« Responder #1 : 20 de Setembro de 2013, as 10:27:25 » |
|
Se a fonte é com transformador normal, experimenta ligar num dimmer.
|
|
|
|
|
|
VOX
Handmaker
Obrigado
|
|
« Responder #2 : 20 de Setembro de 2013, as 10:29:53 » |
|
Sim Marcos, ela é com transformador. Tenho um dimmer aqui. O bom do dimmer é que eu posso controlar a velocidade com o pé, deslizando o controle dele, hehehe...
Vou testar e posto o resultado.
|
|
|
|
|
|
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
|
|
« Responder #3 : 20 de Setembro de 2013, as 11:19:13 » |
|
|
|
|
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
|
|
|
VOX
Handmaker
Obrigado
|
|
« Responder #4 : 20 de Setembro de 2013, as 11:56:54 » |
|
Valeu xformer.
Infelizmente o dimmer que eu tinha aqui está detonado. Tentei um potenciômetro e não funcionou.
Liguei ela em 5V e reduziu bastante a velocidade. Mas ainda queria poder ajustar essa rotação.
|
|
|
|
|
|
GrAmorin
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
|
|
« Responder #5 : 20 de Setembro de 2013, as 14:06:37 » |
|
Se sai andando, a broca anão esta cega? Algo simples de montar é uma fonte ajustável, talvez com LM317, postei uma a algum tempo, ve se te serve: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4226.0
|
|
|
|
|
|
VOX
Handmaker
Obrigado
|
|
« Responder #6 : 20 de Setembro de 2013, as 14:32:27 » |
|
A broca está boa, mestre.
Testei ela com uma fonte 6 V que eu tenho aqui.Só que ela tem só 300mA. A furadeira ficou sem força.
Vou ter que montar uma fonte ajustável mesmo para resolver essa questão, hehehe...
|
|
|
|
|
|
Finck
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
|
|
« Responder #7 : 29 de Setembro de 2013, as 10:37:56 » |
|
Para uma aplicação bruta como a sua, a fonte não precisa ser muito invocada não...
Talvez uma fonte variável usando zener e transistor de potência...
Ou a introdução de diodos de silício em série com a saída da fonte, cada diodo vai introduzir cerca de 0,6V de queda de tensão, e você pode usar uma chave para ligá-los (ou desligá-los).
|
|
|
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
|
|
|
GuitarCris
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142
|
|
« Responder #8 : 30 de Setembro de 2013, as 07:58:38 » |
|
Vox tenho o mesmo problema com a minha mini furadeira. Como o giro acaba sendo muito fica dificil fazer um furo com precisão. A minha broca é nova e sempre sai um ou outro furo torto.
|
|
|
Em busca do drive perfeito!!!
|
|
|
sr.mostarda
Visitante
|
|
« Responder #9 : 15 de Dezembro de 2013, as 16:14:47 » |
|
Não sei se entendi direito....mas talvez não fosse o caso de utilizar um pequeno punção? Aí você dá uma marteladinha bem de leve (para não danificar o cobre) e a broca encaixará corretamente no lugar para furar. Brocas de madeira possuem aquela pontinha afiada na ponta que ajuda a guiar a furadeira....tenta uma dessa.
|
|
|
|
|
|
Bizzorro
Visitante
|
|
« Responder #10 : 15 de Dezembro de 2013, as 16:21:43 » |
|
Sera que um controle de rotaçao que usao para fans de computador nao resolveria....afinal, a maioria sao 12V....
A um projetinho simples pela net desse controlador, eu ja ate montei um e realmente funciona com as fans...só nao sei a tensao que ele suporta...
|
|
|
|
|
|
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
|
|
« Responder #11 : 15 de Dezembro de 2013, as 16:56:18 » |
|
|
|
|
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
|
|
|
Bizzorro
Visitante
|
|
« Responder #12 : 15 de Dezembro de 2013, as 17:55:29 » |
|
Acabei de achar aqui no tio : como só usa dois componentes, acho que nao custa tentar....só é preciso de tirar a fan do circuito e ligar na minifuradeira...
|
|
|
|
|
|
GuitarCris
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142
|
|
« Responder #13 : 16 de Dezembro de 2013, as 05:13:00 » |
|
Ae bizzorro curti a sua idéia. Realmente por ser pouca coisa não custa tentar.
|
|
|
Em busca do drive perfeito!!!
|
|
|
Bizzorro
Visitante
|
|
« Responder #14 : 16 de Dezembro de 2013, as 11:51:30 » |
|
GuitarCris, é bem provavel que funcione (80% de certeza), devido ao fato de uma fan tambem ser um motor DC....só fique de olho em qual transistor escolher, veja quantos amperes forneçe a sua fonte e pegue um que aguente uns 10% acima ou ficara fraco (experiencia propria)....fora que com uma margem bem acima deixa o transistor trabalhar com folga e assim nem precisa de dissipador...
|
|
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, as 11:53:49 por Bizzorro »
|
|
|
|
|