Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Junho de 2024, as 05:05:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Contrução de uma Tele...  (Lida 7222 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« : 20 de Novembro de 2013, as 01:12:36 »

Uma história bem mais sem graça que a tele do Tiago, mas achei que valia a pena postar por eu ter usado um monte de "recursos diferentes"* nessa tele.
Tudo começou quando entrei em contato com um professor de guitarra de Bauru que tinha conseguido acesso a uma CNC e ia começar a fazer corpos de guitarra (não lembro como arrumei o contato dele... faz MUITO tempo).
Eu sempre achei a tele 52 a guitarra mais bonita que existe (logo depois da Gibson Les Paul Cherry Sunburst - mas essa é muito mais comum, então perde um pouco a graça). Eu tinha umas peças de Ash em casa, mas com medo de não ficar bom, combinamos um teste inicial em Marupa.
Ele disse que ia tentar fazer, e que ia me cobrar praticamente o custo... Bom, o corpo é esse das fotos abaixo. Aparentemente ficou legal (essas são as fotos que ele me mandou na epoca, antes de me enviar o corpo - pequenas, compativeis com a resolução das cameras da epoca  Cheesy ). Eu infelizmente não tirei outras fotos.



Quando chegou... tava legal mesmo, mas... sempre tem um mas... as coisas não estavam com as medidas certas. Principalmente a posição do captador da ponte em relação aos furos para as cordas atravessarem o corpo... tava fora de medida... Sad Nenhuma ponte que eu tinha (e olha que eu tinha de varias medidas) cabia com o captador montado... ou encaixava o captador ou coincidia os furos... os 2 não dava... Além do troculo, que estava pequeno, e torto..
Fiquei chateado, e encostei o corpo por um bom tempo... Mas um dia, com vontade de fuçar em alguma coisa, peguei o corpo e comecei a ver o que dava pra fazer.
Usar com uma ponte padrão e fazer uma tele 52 já estava fora de questão... ai me veio uma ideia. Comprei uma ponte de tele pra humbucker, e vi que a coisa tinha futuro. Como teria que abrir o buraco pro humbucker (estava espaço para um single) era só eu direcionar para onde ia abrindo o buraco.
Já que ia usar um humbucker na ponte... que tal no braço também? Bom, abri o buraco pra humbucker no braço também.
Arrumei o troculo.
O braço foi outra historia... uma epoca, uns vendedores da China estavam, sei lá porque, queimando em leilão braços Eden. Não são os melhores braços do mundo, principalmente por não terem (pelo menos na epoca) um padrão. Mas isso abria chance de, se você comprasse muitos, de aparecer um bom. E foi o que aconteceu...  Grin
O braço era assim... bastou mudar o contorno do headstock para o de uma tele...


Como eu estava curtindo fazer tudo na guitarra eu mesmo, entrou uma parte da qual não tenho a menor habilidade... a pintura.
Fiquei pensando em como resolver isso sem recorrer a terceiros, como fiz na Dolphin.
Eis que tive uma ideia. Comprei corante a base de agua preto e tingi a madeira, o mais escuro que pude. Após a secagem, verniz nitro aplicado com boneca... A ideia era deixar o corpo parecendo de Ebano... ficou um pouco mais brilhante do que eu queria, mas achei o resultado otimo.
Os captadores... outra historia. Eu tenho uma Finck, que esta para pintar com o Leandro dkv aqui do forum (excelente luthier - me ensinou muita coisa). Os captadores dessa finch estavam encostados aqui faz MUITO tempo, e rodaram. Quando tentei desmonta-los, uma das bobinas foi danificada... Levei para o Erico Malagoli rebobinar. Chegando em casa, descobri que na verdade 2 bobinas estavam abertas... mas a outra eu mesmo rebobinei, com a ajuda (e na bobinadeira) do Leandro dkv. Eles tem uma saida MUITO forte... 19K em cada. Claro, coloquei imãs ceramicos nos 2, sendo que no da ponte coloquei 3 barras ceramicas (uma central maior e 2 laterais, menores).
A eletrica foi outra coisa que eu fiz "diferente", mas esta facil de mudar... vamos ver com o uso. Eu tinha mandando cortar em acrilico uns control plates de tele. Usando esse, deixei 3 knobs. Um volume para cada captador, e um tom com chave push-pull, que acionada desliga uma das bobinas de cada captador.
Bom, a tele ficou assim... Detalhe do neck plate: http://www.crazyparts.de/images/rimg0316_184.jpg
Acabei de termina-la (nem coloquei as cordas ainda). Espero que gostem (eu gostei Cheesy).



*recursos diferentes = gambiarras.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, as 11:28:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 20 de Novembro de 2013, as 07:26:34 »

Linda!    Bravo

E a história é boa!   Smiley
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 20 de Novembro de 2013, as 07:53:39 »

Só uma correção, Kem: você tinha uma FINCH, não uma Finck. Corrige, senão o pessoal vai achar que eu sou parente do fabricante e vai querer me surrar, digo, raptar..  Tongue

Brincadeiras a parte, a menina ficou bonita mesmo. As tarraxas parecem douradas,é isso mesmo?

Curiosamente, eu tenho um corpo e um braço de Tele guardado, ensaiando para montá-la com duplo humbucker. Mas eu pretendo pintá-la de preto fosco com escudo também preto, deixá-la bem com "cara de má'...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 20 de Novembro de 2013, as 09:42:57 »

A história é boa mesmo e com boas indicações! Palmas

Além disso a guitarra ficou muito bonita! Parabéns! Bravo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 20 de Novembro de 2013, as 11:27:05 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) gente...
Foram muitas mudanças ao longo da construção, mas ela ficou bonita mesmo (a foto não faz jus - vou tirar outra melhor depois).
Finck... corrigido, e não, os metais são todos cromados (foi o flash + escuridão do quarto + reflexo no armario atrás que deixou ela parecendo dourada).
Eu quero ver com calma se os 3 potenciometros no control plate não vão ficar ruins de mexer.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 20 de Novembro de 2013, as 12:44:09 »

Se ficar apertado, você pode usar um plate normal (e pots) e usar um potenciômetro duplo concêntrico (independente) para os volumes.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #6 : 20 de Novembro de 2013, as 19:36:25 »

cara lindaça! parabens kem!!
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 21 de Novembro de 2013, as 22:15:30 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Marcos...

[Mojo Mode On:]
Acabei de trocar os parafusos que fixam o braço e a ponte por de inox...  Grin

-----
Se ficar apertado, você pode usar um plate normal (e pots) e usar um potenciômetro duplo concêntrico (independente) para os volumes.
Finck, acho mais facil deixar só 2 volumes... sem tom... quase fiz isso.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2013, as 00:05:45 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #8 : 05 de Dezembro de 2013, as 15:48:59 »

Kem, linda a guitarra. Você disse que passou corante preto, mas a guitarra ficou com um aspecto marrom. Outra coisa, você passou selador antes da anilina? e depois? passou verniz? to pensando em fazer algo parecido.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 05 de Dezembro de 2013, as 16:49:15 »

Laerte... ta mais preta do que parece na foto.
Tingi a madeira antes de qualquer coisa... com aquacolor. Se passar seladora antes, o corante não penetra na madeira.
Depois foi um verniz incolor nitro aplicado com boneca... camada bem fina...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #10 : 05 de Dezembro de 2013, as 17:13:17 »

Tem acesso a essa CNC ainda kem?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #11 : 05 de Dezembro de 2013, as 19:32:37 »

Galera, muito interessante a história, e a guitarra ficou maravilhosa. Ultimamente tenho estudado Processos de usinagem CNC com meu orientador na faculdade, aqui em Bauru também... hahaha. E como sonho, decidi começar uma guitarra também. A que escolhi, por enquanto, é uma Flying V.
Esse é o primeiro teste que fiz, do corpo da guitarra, teste realizado em MDF, na proporção de 0,25.

Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #12 : 06 de Dezembro de 2013, as 08:42:02 »

Achei muito legal Kem, tanto a história quanto a guitarra.

Fiquei curioso pra saber quem é esse cara de Bauru, pois sou natural de lá também, estudei no Guitarisma por 3 anos com Mr Fabian e depois com o Marco Zambon, conheço um punhado de guitarristas de lá.

Parabéns pela guita.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #13 : 06 de Dezembro de 2013, as 10:00:29 »

Kem, bacana cara, mas não seria interessante passar o selador após tingir? e só depois passar o verniz? Desculpe, sou completamente leigo no assunto e não achei essa informação em lugar algum.

Laerte... ta mais preta do que parece na foto.
Tingi a madeira antes de qualquer coisa... com aquacolor. Se passar seladora antes, o corante não penetra na madeira.
Depois foi um verniz incolor nitro aplicado com boneca... camada bem fina...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 11 de Dezembro de 2013, as 20:29:07 »

Laerte, desculpe a demora na resposta, mas não tinha visto sua pergunta...
Eu usei verniz nitro... seladora nitro não faz lá muita diferença. Se diluir o verniz nitro, ele penetra nos poros da madeira o suficiente...

Big, vou procurar o cara, mas pode ser que não seja nem de Bauru (minha cabeça nunca foi das melhores, agora mais velho então...).

Big... achei o cara no face... ou eu estou muito gaga ou o cara mudou de cidade... ele ta em Itatiba agora...  Cheesy Tudo bem que podia não ser Bauru, mas eu tenho quase certeza de que não era Itatiba...
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, as 20:32:22 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal