Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Junho de 2024, as 07:54:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tinta condutiva caseira  (Lida 37876 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #60 : 03 de Dezembro de 2013, as 10:55:59 »

Eu uso seladora + thinner + pó de grafite, ficou show de bola em todas guitarras que fiz, aprendi no blog da Paula:
http://www.pauleiraguitars.com/como-fazer/blindagem-tinta-condutiva/

OOPPS JÁ TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA NOS TÓPICOS ANTERIORES

« Última modificação: 03 de Dezembro de 2013, as 10:57:33 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #61 : 03 de Dezembro de 2013, as 12:20:04 »

Cola branca me parece ter a vantagem de também ser material condutor.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #62 : 04 de Dezembro de 2013, as 08:33:13 »

Cola branca me parece ter a vantagem de também ser material condutor.

Enquanto ela está úmida ela conduz, mas depois de bem seca ela perde essa propriedade.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #63 : 04 de Dezembro de 2013, as 11:40:08 »

Em relação a isto é complicado ter 100% de garantia.
Até porque esta certa condutibilidade deste material não é devido somente à umidade nele presente.
Umidade, inclusive, que sempre estará lá em algúm nível.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #64 : 04 de Dezembro de 2013, as 12:16:29 »

A condutividade neste caso depende da ionização dos sais que compõem o material, ionização só ocorre na presença de água, por exemplo: água pura não é condutora elétrica, sal de cozinha (NaCL) não é condutor elétrico, entretanto, salmoura é condutora.

O mesmo acontece com o acetado de polivinila (PVA).

Mas não se prenda ao diálogo, teste: passe cola em uma superfície inerte e teste, você irá comprovar que o PVA não só não é condutor como pode ser considerado um bom isolante, desde que, bem seco.

-----
Outro fator é que para a ionização ser eficiente é que precisamos de mais moléculas de água que de soluto, logo, é necessário que a solução esteja em forma líquida, vapor não é capaz de ionizar, gelo igualmente.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2013, as 12:21:42 por EddieTavares » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #65 : 04 de Dezembro de 2013, as 13:17:39 »

Entendido.

E quando a parafina?
Pode ser considerada condutora de eletricidade?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #66 : 04 de Dezembro de 2013, as 14:22:38 »

Bom, faz pelo menos 15 anos que eu passo longe de um laboratório de química, algumas coisas são diferentes na prática, no caso da parafina, por ser um hidrocarboneto de cadeia longa, a regra é não ser condutor, a não ser que seja incorporado à parafina um eletrólito que seja capaz de se solubilizar à parafina, ou pelo menos formar uma emulsão, tecnicamente o resultado seria o mesmo do usado nas tintas condutivas, afinal de contas as tintas também são emulsões.

No caso do grafite que é composto por carbono, a forma com que ele se cristaliza, faz com que os átomos tenham contato elétrico uns com os outros.

Eu estou curioso pra fazer teste com tinta spray magnética ou primmer magnético, que possui partículas metálicas, e não é muito cara ( por volta de r$ 20)

Tnx

Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #67 : 04 de Dezembro de 2013, as 16:17:30 »

Eddie Tavares, apesar do tempo longe da química, creio que você deva ter sido ótimo aluno.
Sou eng. químico (quase) e confirmo tudo o que foi dito.
Abraço!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #68 : 04 de Dezembro de 2013, as 16:51:19 »

Cara, a química entra na cabeça e nunca mais sai, coisas simples de uso habitual se tornam coisas complexas e cheias de propriedades.

Algumas coisas eu não sei por que ensinam, ex: distribuição eletrônica, se o que interessa é a última camada...

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #69 : 04 de Dezembro de 2013, as 17:47:05 »

Algumas coisas eu não sei por que ensinam, ex: distribuição eletrônica, se o que interessa é a última camada...

Saber como se distribuem os elétrons nas camadas é importante pra saber qual o número de elétrons que vão na camada de valência. Sem saber essas regras e os limites de cada camada, vai parecer que não há lógica nessa distribuição e chegar a última camada com mais de 8 elétrons. Não a toa o cientista que bolou o diagrama de distribuição (diagrama de Linus Pauling) foi ganhador de prêmio Nobel.
Mesmo em eletrônica, é muito importante conhecer a estrutura atômica, pois a eletrônica de semicondutores é explicada pelas camadas de valência do silício/germânio, do fósforo e do boro. Ou porque alguns materiais são condutores, outros são isolantes e outros semicondutores. Quando aprendemos como funciona o diodo/transístor e os materiais N e P a primeira coisa que o professor desenha são os átomos desses elementos.

As áreas de conhecimento são interligadas, e sem ter alguns conceitos básicos, não nos permitiria compreender como funcionam as coisas de outras áreas. Infelizmente como noticiado recentemente, o Brasil foi mal colocado novamente na avaliação mundial (PISA) dos alunos quanto ao conhecimento  de ciências e de matemática.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2013, as 17:57:27 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #70 : 04 de Dezembro de 2013, as 18:17:36 »

Mas vc não concorda que são modelos que não vão mudar, eles apenas existem?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #71 : 04 de Dezembro de 2013, as 18:25:30 »

Mas vc não concorda que são modelos que não vão mudar, eles apenas existem?

Desculpe, não entendi a sua pergunta. (Cuidado com o "vc").
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #72 : 04 de Dezembro de 2013, as 18:38:52 »

É que já saímos muito fora do assunto, e na verdade, esse tempo todo eu já conversei com muita gente sobre isso, então, na verdade eu tenho uma conclusão próprias...

Sobre a tinta, use fita de alumínio adesiva, o resultado é bem melhor e se quiser caprichar, dê uma ou 2 mãos de verniz.
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal