Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Julho de 2024, as 00:37:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual a diferença de capacitores cerâmicos, poliéster e eletrolíticos?  (Lida 32524 vezes)
icaroekaren
Visitante
« : 01 de Maio de 2012, as 20:36:48 »

Estou começando a montar um pedal e me deparei com essa dúvida, a galera já tem me ajudado bastante, então desde já agradeço!
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #1 : 01 de Maio de 2012, as 20:41:34 »

Basicamente é a composição! Material de que são feitos, e os eletrolíticos são polarizados! abaixo conteúdo mais explicativo

Cerâmica: a constante dielétrica é alta, permitindo valores relativamente altos em pequenos volumes. Características boas para altas freqüências. Os elementos podem ter forma de disco ou outras e podem ser apenas um conjunto ou vários empilhados. Em geral disponível em valores de 1 pF a 2,2 µF e tensões até 6 kV.

Eletrolítico: um filme de alumínio recebe um revestimento de óxido e essa camada de óxido fica em contato com um eletrólito viscoso, mantido por um filme poroso. Um outro filme de alumínio, sem revestimento de óxido, completa o conjunto (os primeiros eletrolíticos construídos tinham eletrólito líquido).

No capacitor eletrolítico, o filme que recebe o óxido é um eletrodo, a camada de óxido é o dielétrico e o eletrólito é o outro eletrodo. O filme seguinte serve apenas para contato elétrico.

Desde que o óxido tem elevada rigidez dielétrica e pode ser depositado em camadas bastante finas, altos valores de capacitância podem ser obtidos em reduzidas dimensões. Há polaridade: o filme revestido de óxido deve ser sempre positivo e o eletrólito, negativo. A inversão ou aplicação de tensão acima da máxima especificada danifica o dispositivo, podendo até explodir (regra geral, a tensão especificada do capacitor deve ser o dobro da de operação).

Usados principalmente em filtros e outros circuitos como temporizadores. São baratos, encontrados em uma variedade de valores, mas a resistência de isolação é relativamente baixa, a tolerância é ruim e outras características tornam inviável o emprego em freqüências mais altas.

Eletrolítico de tântalo: usa o tântalo no lugar do alumínio. Capacitores desse tipo apresentam propriedades superiores aos de alumínio, permitindo o uso em freqüências mais altas. Entretanto são mais caros e os valores disponíveis de capacitância são mais baixos.

Filme de papel: é um dos tipos mais antigos. Pode ser metalizado ou ter filmes separados. O papel é impregnado com cera, resina epóxi, óleo ou outra substância para melhorar as propriedades dielétricas. Usado para tensões altas e correntes alternadas de baixas freqüências.

Filme de poliéster: tolerância não muito boa (faixa de 5 a 10%). Mas é barato, tem boa estabilidade com a temperatura, disponível em larga faixa de valores e, por tudo isso, bastante usado. É um dielétrico robusto, podendo suportar temperaturas de -55 a +85ºC. Aplicações típicas são acoplamento, desacoplamento, by-pass. Se usado em fontes chaveadas, a corrente deve ser limitada para reduzir o auto-aquecimento. Adequado também para aplicações de armazenagem e descarga de energia, devido à robustez e elevada rigidez dielétrica do poliéster.

Filme de poliéster metalizado: as características são semelhantes às do anterior, mas as correntes de pico que pode suportar são mais baixas devido às menores espessuras dos eletrodos. Desde que o conjunto é mais fino, dimensões são menores para os mesmos valores.

Filme de poliestireno: pode usar filme de alumínio como eletrodos. Em geral, construído em forma de bobina e, portanto, não adequado para altas freqüências devido a ESL descrita no tópico anterior. Usado em circuitos de filtros e temporizadores, com freqüências na faixa de 200 kHz ou menores.

Filme de polipropileno: boa tolerância, na faixa de 1%. Usado com freqüências na faixa de 100 kHz.

Mica: construídos em forma de placas empilhadas, podendo ter elementos separados ou prata pode ser depositada sobre as lâminas de mica. Usados em circuitos ressonantes, filtros e outras aplicações de radiofreqüência. São estáveis, têm baixo coeficiente de temperatura e boa durabilidade. Mas o preço é alto. Em geral encontrados em valores de 1 pF a 0,1 µF e tensões de 100 a 2500 VDC.

Supercapacitores: usam uma técnica chamada "Dupla Camada Elétrica" (Electric Double Layer) para obter elevados valores de capacitância com reduzidas dimensões. A teoria aqui não é dada, pois deverá ser objeto de um tópico futuro. Apenas um exemplo: um supercapacitor de 470000 µF (0,47 F) e 5,5 V pode ser um cilindro de 25 mm de diâmetro e 12 mm de altura. Atualmente valores de vários farads são disponíveis e podem substituir baterias em algumas aplicações.
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #2 : 01 de Maio de 2012, as 20:44:25 »

Sugiro a quem está iniciando assim como eu, baixar se possível essas video aulas!
Ajuda e muito!

http://mecatronicadegaragem.blogspot.com.br/2011/10/video-aulas-curso-de-eletronica-geral.html
 Grin
Abraços
Boa sorte
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, as 22:05:39 por Plautz » Registrado
zeno
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #3 : 16 de Maio de 2012, as 17:31:30 »

Excelentes dicas Whitebilly! O resumão sobre capacitores está ótimo. Vou ver essas vídeo-aulas de eletrônica também. Eu não sabia da existência dos supercapacitores.
Obrigado pelo post.
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, as 17:33:39 por zeno » Registrado
mrtarugas
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0


Sempre na esperança, sempre consigo!


« Responder #4 : 21 de Outubro de 2013, as 13:03:53 »

Amigo, whitebilly!

O link que postou está infectado com um malware...

falou.

Registrado

Somos o fomos antes de sermos o que seremos agora!
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 822

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #5 : 22 de Outubro de 2013, as 08:09:57 »

tem varias apostilas sobre capacitores no  Procure!
De uma olhada nessas abaixo, que lhe servirão por hora.

Abraço!


http://www.cos.ufrj.br/~alberto/CEFET/Eletronica-2B-2012-01/CAPACITORES.pdf

http://www.inf.furb.br/~maw/eletbasica/downloads/cap_doc.pdf

http://www.demar.eel.usp.br/eletronica/aulas/Capacitores.pdf
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 22 de Outubro de 2013, as 12:11:58 »

Eu já postei isso em outro lugar aqui no fórum, mas é sempre bom frisar o bom material. Capacitores diferentes soam diferente devido a não-linearidade da constante dielétrica do isolante. Ou seja, a constante dielétrica não é assim tão constante.

http://diyaudioprojects.com/mirror/members.aol.com/sbench102/caps.html

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
felix
Visitante
« Responder #7 : 22 de Outubro de 2013, as 12:48:42 »

Com certeza mestre!

Ainda tem a questão térmica, capacitores cerâmicos perdem capacitância conforme esquentam.
Assim como resistores de carbono também perdem resistência.

É só tentar medir um cerâmico com um capacímetro com a mão em cima, poucos graus fazem variar os valores em muito mais que 20%!  Huh?

Aqueles azulzinhos então para alta voltagem, são muito frescos.  Cheesy
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal