Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Julho de 2024, as 05:04:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Captadores GFS - Dúvida "besta" sobre os fios.  (Lida 7495 vezes)
out16
Visitante
« : 21 de Agosto de 2013, as 19:04:23 »

Pessoal,

Comprei um captador da Guitar Fetish pra colocar em minha Lespaul, mas, ao receber o produto, fiquei com uma dúvida crucial aqui.
Sei que é uma dúvida muuito besta, mas, virei o captador do avesso aqui e simplesmente NÃO ENCONTREI OS FIOS!!!!!  Palmas

Ele tem apenas uma malha saindo e um fio preto que acredito ser o terra, mas, e o resto?

Veio um diagrama junto, bem explicado, tudo lindo, ligue o fio verde no vermelho, preto no terra e tal, mas, cadê os fios??

Antes que alguém diga, eu desencapei um pedaço do tal fio preto pra ver, mas, nada de outros fios...

Alguém poderia me ajudar nesta busca?? 

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #1 : 21 de Agosto de 2013, as 19:17:54 »

out16

Outra dúvida "besta": esse captador que vc recebeu é o mesmo que vc comprou?
Não existe a possibilidade desse captador ser outro modelo?
Abs
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 21 de Agosto de 2013, as 19:49:29 »

Qual o modelo? Se for na onda mais vintage, seria normal ter apenas uma via e a malha, como os PAF de outrora, nan verdade só não poderá desligar uma das bobinas sem mexer nas entranhas do bicho!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #3 : 21 de Agosto de 2013, as 19:55:43 »

Pelo o que está dando para notar, o captador é um humbucker em série direto sem a possibilidade de split.
Então é só ligar a malha no terra e o centro no vivo (quente) e ser feliz.

O manual de instalação é para outro tipo de captador humbucker, provavelmente um já com fios para o split.

Basicamente existem os humbuckers em série com 2 fios de saída, os humbuckers semi ? ? ? com 3 fios, e os humbuckers de split completo com 4 fios na saída.





Registrado
Godom
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 176

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 1



« Responder #4 : 21 de Agosto de 2013, as 20:26:16 »

Esse pickup da sua foto não permite split.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 21 de Agosto de 2013, as 21:44:38 »

Na verdade todo humbucker permite split, só que no caso deste, teríamos que remover parte da fita protetora e splitar manualmente fazendo uma adaptação.

Porém toda ação perto da bobina de um captador é arriscada, porque se trata de um fio esmaltado de bitola muito fina.

Uma afirmação correta é: Captadores odeiam curiosos.
Digo isso por experiência própria de alguns pickups perdidos....  Tongue
Registrado
out16
Visitante
« Responder #6 : 21 de Agosto de 2013, as 22:32:32 »

Pessoal,

Primeiro, obrigado pela resposta rápida!!!! Valeu mesmo a todos.

Bom, vamos lá. Na verdade este cap é na onda vintage mesmo. Depois que li as mensagens é que me toquei do que poderia ser. Com certeza é isso!! É que na hora que vi as instruções, toda com fios coloridos pensei "Putz! Roubaram os fios"  Cool

Quanto a Spitar, minha idéia inicial já não era esta mesmo, eu ia deixar exatamente com a ligação padrão, portanto, nem é o caso de desencapar, encontrar fio nem nada assim. Eu só queria saber onde estavam os fios mesmo.

Obrigado mesmo galera!  Legal!
Registrado
Godom
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 176

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 1



« Responder #7 : 21 de Agosto de 2013, as 23:01:23 »

Félix, vc entendeu o que eu quis dizer!
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 21 de Agosto de 2013, as 23:21:49 »

Ok!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 773

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 156


Electronic Mess


« Responder #9 : 22 de Agosto de 2013, as 21:01:44 »

Ele tem apenas uma malha saindo e um fio preto que acredito ser o terra, mas, e o resto?
Não confunda. A malha é que é o terra. se você ligar invertido, não haverá blindagem e quando você encostar no pickup produzirá hum. além disso, se encostar em algum ponto de terra, irá curtocircuitar e irá zerar o sinal.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
out16
Visitante
« Responder #10 : 26 de Agosto de 2013, as 19:55:19 »

Pessoal,

Instalei os captadores na guitarra, funcionou direitinho.
darkislanio, eu me atentei ao que você falou, na verdade, eu falei que o preto era o terra, pelo diagrama que mandaram junto com o captador, mas, na hora que me esclareceram eu já me toquei que o fio preto era o "vivo" do captador, mas, valei pelo toque.

Agora, fiquei com outra dúvida aqui: O captador veio com uma moldura nova, já colocado nela, mas, se eu montasse de acordo com o que enviaram, ele ficaria teoricamente de "ponta cabeça". O cap que comprei é modelo "zebra" Se eu instalar para ele ficar visualmente correto (cores da zebra e parafusos) ele fica com o fio e o logo (que só tem na base metálica dele) invertidos.

Em resumo, aparentemente me mandaram um captador de braço e não ponte (embora na etiqueta colada nele esteja escrito ponte).
Só pensei em medir o captador depois de instalar na guitarra.

Instalei ele tanto "invertido" como em posição "normal" e confesso que não percebi diferença no som.

Minha dúvida é, qual a diferença se eu instalar o cap e ele estiver rotacionado em 180 graus? ou seja, os polos das cordas graves estariam captando as cordas agudas, faz diferença isso? Ou devo instalar eles "visualmente invertidos"?

Desculpem o texto longo.

Obrigado,

Thiago
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 26 de Agosto de 2013, as 23:51:28 »

Via de regra os captadores humbuckers são instalados com a bobina com s parafusos na extremidades e as com pins para dentro. Eles normalmente, ainda mais sendo de uma mesma marca, já são orientados eletrica e magneticamente para se combinarem bem na posição central da chave. Isso tendo em mente que você tem um par complementar - braço e ponte.

Há quem prefira posicionar o do braço 180o, com os parafusos apontando para o captador da ponte, mas para isso precisará mudar a posição da barra magnética e trocar a polaridade dos terminais dos fios dele. É uma excessão, um exemplo seria a famosa Les Paul Lemmon Drop do Peter Green.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
out16
Visitante
« Responder #12 : 27 de Agosto de 2013, as 23:50:30 »

Alex,

Entendi, mas, supondo que eu queira instalar um captador de braço na ponte, é melhor eu girar ele em 180 graus? Qual o problema técnico nisso?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 27 de Agosto de 2013, as 23:58:55 »

O único problema que me posso imaginar no momento seria ter dois hb's de braço instalados normalmente e eles estariam fora de fase magnética, quando combinados o som seria muito magrelo e feio. Mas isso pode ser sanado girando um deles 180o sim!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal