tem grilo algum problema soldar as válvulas direto na placa?
Eu já fiz esse teste quando era estudante duro. Queria economizar um troco dos soquetes. Tentei soldar uma 12AU7 direto na placa. Encontrei os seguintes problemas:
1- O metal dos pinos das válvulas não é muito amigo de solda. Os terminais das válvulas são de uma liga metálica que tem in índice de dilatação próximo ao do vidro, para não estourar o invólucro quando quente nem vazar ar quando frio. Essa liga não é muito soldável, por isso tem que esquentar muito para a solda pegar.
2- A válvula foi pensada para que o vidro aqueça e transfira calor para o terminal. Dessa forma os dois dilatam juntos. Se você aquece o terminal, ele dilata antes do vidro e acaba estourando a válvula.
3- A válvula é rígida e a placa também. Quando começar a aquecer, a válvula vai dilatar e pode ficar forçada no encaixe da placa. Num soquete, os terminais escorregam e liberam a tensão provocada pela dilatação. Se você conseguir passar por 1 e 2 sem estourar o vidro da placa, 3 pode fazer ele trincar depois de umas semanas.
Em resumo, até é possível, mas você vai estourar muitas válvulas até conseguir soldar uma direito. O que dá para fazer é soldar o contato do soquete na placa e transformar a placa em soquete. Mas só dá certo com válvulas de pré, que não esquentam muito. Se for uma de potência, a proximidade da válvula com a placa vai danificar o fenolite ou fibra com os anos.
Em resumo, use soquete. Se desse para fazer sem, a indústria sovina já teria economizado esse componente.
Abraços
Eduardo