Boa noite. Pensando nas possibilidades que eu tenho em relação à alterar o valor dos potenciômetros da guitarra me veio a seguinte ideia seguida de duvida.
Eu estou modificando minha guitarra para testar novas possibilidades de som e até engenhocas funcionais, como em um outro tópico sobre captadores móveis, mas a dúvida da vez é se eu consigo ter os dois valores de potenciômetros na mesma guitarra pra mudar sem ter que troca-los, com alguma espécie de chave que selecione os valores sem eu ter os dois potenciometros na guitarra.
E uma ideia mirabolante me veio em mente. Um potenciômetro duplo onde cada disco de carbono tenha uma resistencia diferente, neste caso, um com 250K e outro com 500K ambos logarítmicos, e por meio de uma chave ou até mesmo um push-pull alterar o valor da resistencia pela qual o sinal passa.
Existe muita perca de volume mudando essas resistencias? Existe algum potenciômetro desse tipo? (imagino que não) e seria possível construir um?
Eu pensei no seguinte, se for necessario improvisar: usar dois potenciometros e adaptar os dois discos no mesmo eixo, e fazer com que esse eixo, através de um sistema de push-pull, alterne entre os discos. vou tentar fazer um esboço pra ver se captaram a ideia:
Como podem ver, os lados com carbono dos discos ficam de encontro um com o outro e conforme puxamos o eixo pra cima ou pra baixo, a agulha alterna entre os discos...
Claro que é só um esboço interno do potenciômetro que exige muitos esforços mecânicos pra montar, mas acho que pode dar certo.
Oque acham?
Valeu!