Já havia tempo que eu pensava em fazer um captador com o Érico Malagoli, pois tenho achado o trabalho dele muito bem direcionado.
Sempre dava uma olhadela em seu site
http://www.captadores.com.br para ver as novidades e recentemente vio o anúncio de mais um humbucker custom em sua linha: o Custom 55!
O captador pode vir com ou sem a capa niquelada. É um tipo de PAF enrolado à mão com fio Plain Enamel, com a resistência DC sugerida de 7.8K para a posição do braço, parafinado (ou não, dependendo do freguês), com barra de Alnico II e com as bobinas com valores de resistência diferentes (também depende do freguês). Eu pedi para ele fazer basicamente esse modelo com pequenas personalizações, afinal se é Custom...
Para ser bem sincero, ele mesmo o Érico me perguntou sobre cada um desses itens. O que eu pedi: com a capa niquelada, manter a barra de Alnico II mesmo, baixar a resistência DC para 7.6K, manter o fio Plain Enamel, usar o mínimo de parafina apenas para ele não apitar muito, manter a ótima idéia de valores diferentes das bobinas e o cabo de uma via apenas com malha. Não tinha intenção de separar as bobinas mesmo.
Ele chegou numa bonita caixa preta bem acondicionado em espuma como na foto abaixo:
Eu o instalei rapidamente na minha CORT Source, uma guitarra cheia de vontade de ser uma Gibson 335. Eu admito ter tido boa vontade com o captador, mas acabei ficando positivamente surpreso com o bicho... Eu há muito queria essa guitarra com aquele som que eu ouvia das 335 velhinhas. Cheio, mas articulado e brilhante. Não é agudo, magrelo, é brilhante! Sem o grave borrado que todos os captadores que eu havia posto nela davam. Na ponte eu tenho um Gibson Burstbucker que combinou maravilhosamente com ele. O Érico está de parabéns, era tudo que eu queria e até um pouco mais...rs.
Fiz um pequeno sound clip com o captador em três timbres diferentes: um basicamente jazzy, mais abafado, mas ainda assim bem articulado, um misturado com o captador da ponte e um pouco de saturação e trêmulo do amp, mais um já com um drive moderado do amp no solo.
http://youtu.be/QqIc-4BIhTk