Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Junho de 2024, as 02:52:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Grounding  (Lida 2650 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 20 de Maio de 2013, as 20:34:32 »

O texto grouding.pdf, postado pelo GFR em outro tópico, é dos mais claros e instrutivos que já ví.

Faz uma analise simples, inteligível e direta dos métodos usualmente empregados nos esquemas de ligação ao chassis e dá uma dica fundamental para aqueles que estão construindo amps razoavelmente simples, com 1 a três estágios de amplificação de tensão: o emprego da velha, segura e eficiente técnica da barra-ônibus (busbar).

Não é necessário saber inglês, basta ver as figuras das paginas 270/71.

Não tão perfeita quanto às técnicas "star ground" e suas inúmeras variantes nem a complicada adotada pela Fender/Marshall de "terra de sinal + terra de potencia", a velha busbar pode não ser o paraiso, mas nunca deixou ninguém na mão.

Alguns melhoramentos no sistema busbar, como aqueles adotados pela Audio Note, que fabrica os Hi-Fi amps mais caros do planeta, podem fazer desse esquema mais aconselhável do que o star-ground..

Vale a pena estudar esse texto, mesmo que seja só as figuras.

Guilherme
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #1 : 20 de Maio de 2013, as 20:46:50 »

Perdão mas onde esta esse arquivo?
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
plautz
Visitante
« Responder #2 : 20 de Maio de 2013, as 20:54:17 »

Concordo, Guilherme.

Eu que nunca tinha entendido o conceito de ground loop, entendi só de olhar as imagens.

Perdão mas onde esta esse arquivo?

1) Entrar na área amplificadores valvulados e pesquisar pela palavra grounding;ou

2) Entrar no perfil do GFR e ver suas últimas mensagens; ou

3) Clicar aqui.

Procurar não é complicado, mas é mais fácil perguntar, certo?
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #3 : 20 de Maio de 2013, as 21:05:42 »

Desculpe plautz, mas eu havia digitado na barra de pesquisa da pagina inicial, e so apareceu essa citaçao do guilherme.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 21 de Maio de 2013, as 08:26:38 »

...nem a complicada adotada pela Fender/Marshall de "terra de sinal + terra de potencia"...
Eu acho facil implementar essa em montagens PTP... já em PCB...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 21 de Maio de 2013, as 18:16:46 »

Citar
Eu acho facil implementar essa em montagens PTP... já em PCB...

Soldando a "busbar" no corpo dos pot's e escolhendo cuidadosamente onde ligar na busbar os fios/componentes provenientes da placa ?

Isso nos Marshall...

Nos Fender tem aquela copper-foil entre o corpo dos pot's e a supeficie interna do chassis, que equivale à busbar de sinal do Marshall. Qualquer vacilo nas ligações nessa busbar ou  copper-foil e tome hum, buzz etc....

O caso é que em 99% dos layouts alternativos  Marshall/Fender se elimina a busbar ou a copper-foil e o esquema vira mais uma variante do star-ground.

Por isso é que eu sou adepto da barra-ônibus construída com fio 4mm² (aprox. 10AWG), estanhado com maçarico a gás ou com ferro > 60W.

abraços

Guilherme
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal