Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 13:56:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Captação ativa para Cajón  (Lida 12870 vezes)
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« : 01 de Março de 2013, as 18:27:52 »

Finalmente perdendo a vergonha de postar besteira, me surgiu algo interessante.
Comprei um Cajón usado de um amigo para meu irmão. Se não me engano ele até é handmade.
Quando tentamos tocar com ele na igreja, foi simplesmente um terror, só se ouvia uma "trovoada" quando tocava.
Tive então a idéia de criar uma captação ativa pra ele. Com dois canais, um para a parte da "caixa" e outro para a parte do "bumbo", e um painel pra servir de mixer e etc..
Mas to completamente perdido e não sei por onde começar...
Alguma luz?
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #1 : 01 de Março de 2013, as 19:39:11 »

Veja alguma coisa usando cápsulas piezoelétricas, já vi em alguns fórum se fazer captação de baixos acústicos com essas cápsulas.

O preço de cada uma varia entre 27 a 95 centavos (Loja Solda Fria).

É só uma ideia.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 01 de Março de 2013, as 19:59:57 »

Melhor usar dois microfones.

Dica legal:
http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=55427&title=microfonar-cajon
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #3 : 02 de Março de 2013, as 11:28:55 »

A princípio eu pensei nas capsulas piezzo, mas me me veio uma dúvida. O range de frequências e a fidelidade...
Já tinha tropeçado nessa dos dois microfones, felix. Mas será que compensa financeiramente usar dois microfones pra isso?

Falando com a minha namorada pelo telefone, percebi que a captação do desgraçado era incrivelmente boa pra "batuques". Qualquer coisa que eu tamborilava com os dedos ela percebia do outro lado da linha. Alguém já teve alguma experiência com aqueles microfones?
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #4 : 02 de Março de 2013, as 14:00:38 »

A frequência das cápsulas piezo não é problema, pois elas são usadas em captação de baixos, violinos, violoncelos, violões..., tem um projeto aqui no fórum usando esta cápsula para gerar áudio ultrassônico.

Creio que o mais crítico seja a alta sensibilidade da cápsula.

http://www.youtube.com/watch?v=6TDRwJAu2ns

Além disso, o custo é muito baixo, será que não vale a pena um teste?
« Última modificação: 02 de Março de 2013, as 14:16:32 por Dexter » Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #5 : 03 de Março de 2013, as 22:32:47 »

Chegaram hoje os microfones pra usar na fase de testes.
Junto com os componentes do circuito vão chegar as cápsulas piezo pra testar também  Tongue

Dexter, no caso do eletreto precisaria de um circuito pra corrigir a impedância e fazer um "pré-tratamento" do sinal. Com o piezo é o mesmo?
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #6 : 04 de Março de 2013, as 00:33:51 »

Segundo Edu Silva da Audiolist, em relação às cápsulas piezo:

"O segredo para seu uso (na verdade, dois): eles precisam fazer um contato bem firme com o instrumento. Caso contrário, adeus graves. Além disso, ele precisa "enxergar" uma alta impedância de carga. Um buffer com FET como o da FAQ/eletronica/DIY, ou mesmo com CI (TL072, por exemplo) resolvem."

Extraído de http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq_eletr_diy_4.htm

Pareceu-me que a pessoa do vídeo que eu indiquei na resposta anterior fez uma ligação direta, isto é, cápsula piezo -> pedais -> amplificador, penso que isso possa ser feito, pois as cápsulas piezo geram uma pequena tensão assim como o captador de uma guitarra, se o resultado não for satisfatório usa-se o buffer.
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #7 : 04 de Março de 2013, as 09:58:08 »

Vou começar a traçar os esquemáticos. Assim que chegarem os componentes farei os testes e postarei os resultados.

Valeu! Cheesy
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 04 de Março de 2013, as 12:11:32 »

Só queria fazer uma pequena observação em relacão a microfonação por microfones convencionais: o tal som de trovoada acontece quando o microfone é posiconado na boca do cajón, onde temos muito fluxo de ar. O melhor som que tirei do cajón foi posicionar o microfone a uns 15cm e em diagonal mirando o meio do cajón, se quizer mais graves mire o microfone mais para baixo, se  quer ouvir mais "tapa" posicione o microfone na parte de baixo mirando a metade superior do cajón... Sei que a intenção é eletrificar o bixo, mas dessa forma temos um som muito natural sem pontas de frequencias e estrondos.
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #9 : 15 de Março de 2013, as 08:12:45 »

Os componentes chegaram, vou começar os testes hoje.

Testei sua recomendação com os microfones, Eddie. Fica muito bom! Grin
Só que o meu problema é com espaço... O lugar onde vou utilizar, não dispõe de muito.
O objetivo é mais algo "plug and play"  xD   

-----
Ahh... Surgiram duas dúvidas um tanto quanto idiotas[:

1) As pastilhas piezo compradas pro teste não possuem terminal ou fios, soldo os fios um em cada metal?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

2) Os piezos precisam "enxergar" uma impedância alta, não? Algo como a configuração não-inversora do ampop, com resistores de valor alto, vai servir?
« Última modificação: 15 de Março de 2013, as 08:16:11 por ccsphsc » Registrado
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7



« Responder #10 : 15 de Março de 2013, as 12:49:33 »

Respostas as suas perguntas:
1) Sim você deve solda 1 fio na extremidade da pastilha piezo e outro na parte branca (centro), só tenha cuidado na hora de soldar para não aquecer demais a pastilha e acabar queimando ela. Assim:

2) A alta impedância pode ser um buffer com jfet como este:
 
ou até mesmo como você mencionou "a configuração não-inversora do ampop"



Eu já tinha visto no mercado livre um cara vendendo um "pedal" cajón para guitarra no qual ele ligou o "pedal" direto no amp como no vídeo postado pelo Dexter. Aqui o vídeo do cara: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1RQoiH2L4Og

Você também pode experimentar ligar direto (desde que o piezo esteja bem fixado no cajón) o captador piezo no amp (dependendo da sensibilidade do preamp) ou até mesmo usar um microamp entre o captador e o amp para ver qual resultado mais lhe agrada.
« Última modificação: 15 de Março de 2013, as 12:57:07 por Ivanletronic » Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #11 : 17 de Março de 2013, as 17:55:40 »

Por pura burrice, tinha esquecido de colocar o bias no buffer... Demorei quase uma hora até entender por que o som estava tão "estranho".

O piezo está respondendo bem com a parte da esteira. Como a esteira do meu instrumento é feita com cordas de aço, coloquei a pastilha debaixo de uma das cordas (6 ao total, 3 em cada canto), o som da esteira ficou mais evidente assim.
Estou sentindo falta dos graves, como era esperado, e o mic de eletreto não ajudou nessa parte. Vou tentar o microfone, pra ajudar com isso.

Agora falta projetar os filtros, pra melhorar a qualidade Cheesy
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #12 : 18 de Março de 2013, as 11:23:44 »

ccsphsc, talvez este tópico, pode ajudar em teu projeto.
Fiz este circuitinho e funcionou favoravelmente:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2247.0
Espero ter contribuído.

Abraços.
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #13 : 20 de Março de 2013, as 20:56:23 »

Projeto em "hold" por alguns poucos dias. 5 no máximo.

Voltarei com resultados  Wink
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #14 : 15 de Abril de 2013, as 16:10:11 »

Perdão pela demora, a faculdade e alguns paralelos estão me consumindo quase completamente...

O Piezo foi instalado no tampo (onde se bate), debaixo de uma das cordas. O som ficou mais seco, bem interessante.
O Eletreto ficou preso no reforço horizontal que o instrumento tem por dentro, na mesma altura do piezo só que não está em contato com o tampo. Uns 5 centímetros afastado. O som é mais colorido, inclusive, dá pra usar as laterais pra fazer um som de "côco" xD
Pra captar os graves, teve que ser um microfone mesmo. Vou usar ele fixo dentro do instrumento.

Agora é só fazer o layout e montar de forma decente...
Vão os seguintes controles: *Chave (pra selecionar entre eletreto e piezo);
                                      *Volume individual para cada canal;
                                      *Volume geral;

A saída vai ser XLR e a alimentação por bateria 9V
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal