Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:40:36

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: problema em power tda2030  (Lida 2753 vezes)
markb
Visitante
« : 16 de Março de 2013, as 15:48:57 »

Fala galera, estou com um probleminha em um cubo spears 15w,olha so o que esta ocorrendo: esta chegando tensao dc no auto falante, ja tentei de tudo ate substitui o tda 2030, o primeiro foi trocado pois foi ligado em um falante em curto e fumaçou alguem ja passou por isso que possa dar uma dica?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 16 de Março de 2013, as 16:54:41 »

Você pôs o capacitor eletrolítico (2200uF) entre a saída do amplificador e o alto falante ?  Esse capacitor é pra barrar nível DC.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
markb
Visitante
« Responder #2 : 16 de Março de 2013, as 17:55:30 »

Sim, inclusive o original que veio no power era 1000u, substitui de acordo com o datasheet, algo que percebi de interessante e que medindo do pino 3 para o 4 do tda existe continuidade(não de 100%) eu dei um pequeno curto nos pinis 1 e 2 e apareveu um pouco de som baixo e distorcido, so pra reinterar o ci e o 2030a.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 16 de Março de 2013, as 18:51:40 »

Não acho que o curto entre o pino 1 e 2 cause algum problema, pois eles são as entradas. O pino 4 que é a saída deve ficar com tensão mais ou menos na metade da fonte de alimentação.  O 3 é o negativo (ou terra). Põe o esquema pra gente analisar. De quando é o nível DC no alto falante ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
markb
Visitante
« Responder #4 : 16 de Março de 2013, as 22:20:29 »

Bom, não possuo o esquema mas e o mesmo circuito do datasheet, salvo alguns valores de alguns resistores, esta chegando em media 7volts na saida uns 400mvolts a mais que a entrada, estou começando a desconfiar do do integrado, segunda feira estarei comprando outros(s) para ter certeza. obrigado pela ajuda.

e justamente como se p capacitor de acoplamento não estivesse fazendo aua função.
( Ja retirei o capacitor e testei pra ver se havia algo em curto, quem sabe né... mas não adiantou interrompeu circuito sumiu a tensão dc.)
« Última modificação: 16 de Março de 2013, as 22:37:43 por markb » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 17 de Março de 2013, as 08:33:15 »

Se for o circuito da figura 15 da datasheet (operação com fonte unipolar), então com o capacitor de 2200uF não deveria haver 7V sobre o alto-falante.   Você não inverteu a polaridade do capacitor eletrolítico ? O positivo deve ser ligado na saída do integrado e o negativo que vai para o alto-falante.  O problema é no capacitor, pois ele que bloqueia o DC.
markb
Visitante
« Responder #6 : 17 de Março de 2013, as 10:20:58 »

Pois é não inverti não, mas tenho novidades, isolei o pre e o falante ficou oscilando como se tivesse uma tremolo, ai comecei a levantar os componentes da entrada não inversora( pois difetente do datasheet existe um 1n4148 para o pino 2 e 2resistores em serie para o gnd ai parou a oscilação e quando injetei sinal no pino 1 o som apareceu e nada de dc no falante, a má noticia e que quando liguei o capacitor de acoplamento que vem do pré o som morreu; vo começar a trabalhar no pré agora, o que me deixou encafifado foi o fato dos componentes que levantei todos estarei sem alteração nos valores.

PROBLEMA RESOLVIDO!

o defeito realmente estava no pré havia um bc550 na saida do pré que estava defeituoso, apos substituição do mesmo, o cubo voltou  funcionar normalmente, so consegui detectar graça a preguiça que foi embora e me deixou monta um injetor de sinais( o meu  antigo extraviou-se nas muitas mudanças de casa). bom agora e só alegria e partir pra montagem do meu pré twim reverb.

obrigado pelas dicas xFormer.
« Última modificação: 22 de Março de 2013, as 16:10:58 por markb » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: