Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 14:43:23

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cabeçote valvulado 240v posso ligar no 220v?  (Lida 15349 vezes)
fmassaretto
Visitante
« : 15 de Novembro de 2012, as 22:40:22 »

Olá sou Fabio, sou novo aqui t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Acredito que minha duvida e simples, eu tenho um cabeçote que comprei na Europa e la eles usam tomada 240v, entao o cabeçote foi feito com transformador de 240v, mas aqui onde moro nos usamos 220v. Teria algum problema em ligar o cabeçote(240v) na tomada de 220v?

Obrigado!
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 15 de Novembro de 2012, as 23:10:22 »

Pode ligar sim. O contrario ia ser um pouco preocupante, mas teria que fucnionar também (esta abaixo dos 10% de tolerancia).
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #2 : 18 de Novembro de 2012, as 10:04:19 »

Queimar não vai, com certeza.

Mas embora eu concorde com o Kem que a diferença é pequena, dentro de uma tolerância aceitável, na prática o resultado pode ser diferente. No meu ampzinho Tiny Terror, ligando direto na tomada (123V medidos) ou num estabilizador de boa qualidade (115V medidos), a diferença no som é sensível, a ponto de eu (que não tenho ouvido muito bom para timbres) notar a diferença.

Com a tensão mais baixa, talvez o som do amp fique um pouco "abafado", talvez o som não fique tão "clean" como poderia ficar. Difícil prever o efeito.

Se quiser comparar como fica o som com 240V, tente arrumar um autotransformador daqueles usados em reguladores de voltagem antigos, que permitiam variar a tensão de saída em passos de 5 ou 10V, com uma chave rotativa. Se você gostar do resultado, pode mandar enrolar um autotrafo, o que não fica muito caro (não esqueça de respeitar a potência exigida pelo amp, de preferência deixando folga).

Abraço

Finck 
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Gfassuncao
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #3 : 18 de Novembro de 2012, as 11:44:30 »

Fink, o estabilizador é de audio ou de informática? Normalmente estabilizadores de informática interferem no audio, para pior. Eu tinha um estabilizador que quando comutava as voltagens, dava estalos. Todo estabilizador vai alterar de alguma forma o som, se for projetado para audio, essa interferência pode ser menor. Jà para informática eles não tem nenhum compromisso com o som.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #4 : 18 de Novembro de 2012, as 18:22:29 »

Não tem problema ligar nos 220V, mas veja certinho no manual dele, se ele tem que ter uma alimentação em 240V talvez seja melhor arrumar um transformador que transforme de 127/220 para 240V.
Parem o mundo que eu quero descer.
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #5 : 18 de Novembro de 2012, as 19:03:04 »

Fink, o estabilizador é de audio ou de informática? Normalmente estabilizadores de informática interferem no audio, para pior. Eu tinha um estabilizador que quando comutava as voltagens, dava estalos. Todo estabilizador vai alterar de alguma forma o som, se for projetado para audio, essa interferência pode ser menor. Jà para informática eles não tem nenhum compromisso com o som.

Nem um, nem outro...

Tem uns estabilizadores MUITO antigos, nos quais a seleção da tensão de saída era feita manualmente. O aparelho tinha um voltímetro na frente, que indicava a tensão de saída. Dentro, tinha um autotransformador com vários "taps", escalados em passos de 5V. Quase um Variac, só que bem tosco. Quando a tensão exibida no voltímetro era mais baixa do que o ideal, a gente girava a chave e selecionava um "tap" mais alto. Quando estava alta, a gente selecionava um tap mais baixo. Assistir TV nos meus tempos de criança era um exercício de paciência...

Coisa do tempo do onça mesmo, mas que pode ser achada em sucatas de "consertadores de televisão", e que quebra um galhão em certos casos...

Na verdade, dentro dos estabilizadores modernos também tem um autotransformador, a diferença em relação a antiguidade que eu descreví é que a seleção do tap adequado é feita automaticamente, por um circuito eletrônico. Pegando APENAS O AUTOTRANSFORMADOR, e selecionando "na marra" um tap que te dê 240V de saída recebendo 220V na entrada, a coisa vai funcionar. Você pode até tentar aproveitar um estabilizador queimado, porque normalmente o que pifa é o circuito, não o transformador. Apenas tome o cuidado de usar um estabilizador 220V (óbvio), e que tenha potência suficiente.

Seu amplificador deve ter uma indicação de corrente ou potência DE CONSUMO (não a potência de saída). Se for corrente, multiplique por 240V e terá a potência necessária para o estabilizador/autotransformador (em VA's).  Se for potência, você já vai ter o resultado. Deixe uns 20% de folga, e seja feliz.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #6 : 19 de Novembro de 2012, as 06:21:29 »

Um amigo meu teve o mesmo problema com um amplificador inglês. Eu mandei enrolar um auto-transformador toroidal de 127V para 240V e imbutimos dentro da caixa original do amplificador. Ficou um show! Auto-transformador toroidal fica muito pequeno!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: