Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 17:58:38

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power Valvulado em Formato de Rack  (Lida 7667 vezes)
carl8
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16

« : 31 de Março de 2016, as 10:54:54 »

Senhores!

Pretendo montar um power de 50 watts, seguindo um projeto da ax84.

O que será um pouco diferente é o formato, pois será colocado em um rack de 19".

Estou pensando em utilizar um gabinete para PC como esse:

Minhas preocupações são com dissipação do calor e com a resistência mecânica para segurar os pesadas transformadores, alem de um modo de fixar as válvulas.

Alguém já montou algo nesse formato? Parece viável ? 

Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 31 de Março de 2016, as 17:00:26 »

Oi Cilmar ! Apesar de que amplificadores valvulados não são tão críticos quanto ao calor. seria bom ter uma ideia de como é esse gabinete por dentro, se nas paredes laterais e no fundo tem furos ou ranhuras para ventilação. Se esse rack é feito para servidores, provavelmente terá janelas para instalação de ventiladores, recurso que poderia ser usado no seu amplificador.

Como o rack parece ser grande para a quantidade de placa e componentes, vai ficar com espaço para haver a ventilação. Para fixar as válvulas e soquetes, podem ser fixados numa chapa de alumínio dobrada em L e presa em pé no chão do rack. Assim as válvulas ficariam de lado (deitadas em relação ao rack). Isso ajudaria a isolar um pouco do calor gerado pelas válvulas pra que alguns componentes que não gostam de calor não sofram tanto (e.g. capacitores eletrolíticos - compre os que tiverem alta temperatura de trabalho).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #2 : 31 de Março de 2016, as 17:06:41 »

Eu tenho um Amp delta nesse formato ... se interessar eu tiro umas fotos e posto aqui, mas digo o gabinete é bem robusto e pesado ...

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 31 de Março de 2016, as 18:52:54 »

Esse Carvin usa el34, que opera mais fria que a 6l6, acredito que por isso não tem cooler.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #4 : 31 de Março de 2016, as 19:35:36 »

Quanto à resistência mecânica, um gabinete de aço bem travado deve suportar o peso sem problemas.

Quanto ao calor, se vai num rack mesmo, junto com outros aparelhos próximos, preocupe-se com o aquecimento que o valvulado iria provocar nos vizinhos. Lembre-se de que o ar quente tende a subir.

O exemplo do EddieTavares, embora pareça bem construído, não oferece um fluxo ótimo de ar (imagine quanta "volta" o ar tem que dar dentro do gabinete), e pode trazer problemas se usado em racks que não sejam abertos na lateral.

Acho que olhando um gabinete vazio fica mais fácil de perceber a configuração ideal, veja esse exemplo, um modelo da Naoko:

Veja que neste modelo o ar frio é captado pela frente, e uma vez aquecido pelo circuito, será expulso pelas ventoinhas na traseira.

Você pode pensar em usar refletores de chapa de alumínio, criando uma "barreira" que não deixe o calor chegar às placas, ou fazendo a disposição das válvulas e placas com componentes de forma a evitar que o fluxo de ar quente tenha que passar por partes mais sensíveis antes de ser expulso.

Uma última coisa: aterramento. O gabinete metálico deve estar COMPLETAMENTE ISOLADO do circuito. Nada de ligar o terra do amplificador na lata, use jacks isolados. O fio terra (verde-amarelo) do cordão de força deve ser ligado apenas no gabinete, o mais próximo possível do furo por onde ele entra. Dessa forma você previne acidentes com choques.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
carl8
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16

« Responder #5 : 01 de Abril de 2016, as 10:01:16 »

Muito obrigado pelas valorosas dicas! Agora a coisa ficou bem mais clara.

Desisti de usar o gabinete de PC, estava olhado e ele tem umas subdivisões dentro que vão atrapalhar.

Gostei muito desses da naoko, nada como usar a coisa certa e não ficar fazendo tantas adaptações.

Daniel, se puder postar a foto, será bem vindo.
Visitante
« Responder #6 : 01 de Abril de 2016, as 14:16:52 »

nossa...a carvin pirangou mesmo no transformador de saída...4 el 34 com esse trafinho ai?!?!?!? timbre de radio am....
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #7 : 01 de Abril de 2016, as 16:29:16 »

Deve ser um ferro especial, tipo adamantium ou vibranium!

nossa...a carvin pirangou mesmo no transformador de saída...4 el 34 com esse trafinho ai?!?!?!? timbre de radio am....
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
MARFU
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25

« Responder #8 : 01 de Abril de 2016, as 16:34:21 »

Estes transformadores parecem no mesmo tamanho dos utilizados nos true reverb.

Sendo 50w por canal em push-pull parecem compatíveis.
E se o ferro for de boa qualidade, talvez vá na boa.

complementando.

Conforme o manual, os transformadores de saída são 60W

« Última modificação: 01 de Abril de 2016, as 16:38:53 por MARFU » Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #9 : 01 de Abril de 2016, as 19:07:52 »

Deve ser um ferro especial, tipo adamantium ou vibranium!

entrei em contato com a fábrica...eles me explicaram,é ferro do martelo de thor!!! por isso,no site eles sugerem que você use até como sistema hi-fi em casa...
Visitante
« Responder #10 : 01 de Abril de 2016, as 19:27:11 »

Eu acho que o de saída é o maior, eles não iriam aparafusar os transformadores de saída e da fonte ou choque dessa forma, nem mesmo deixar tão próximos.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #11 : 01 de Abril de 2016, as 19:42:30 »

Boa noite pra quem pediu fotos do meu Delta ai estão.

Foi com um amplificador desses que fiz meu marshall , ai comprei esse barato demais e guardei .. quem sabe outro não venha...

At Daniel
« Última modificação: 02 de Abril de 2016, as 10:17:49 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
cobalto777
Visitante
« Responder #12 : 01 de Abril de 2016, as 19:42:55 »

Eu acho que o de saída é o maior, eles não iriam aparafusar os transformadores de saída e da fonte ou choque dessa forma, nem mesmo deixar tão próximos.
aí pra mim piora...são 6 amperes só pros filamentos das el 34...ainda tem as 12ax7 e o ht...ferro do martelo thor...só se for...
e ele tem um cooler sim,do lado direito.
« Última modificação: 01 de Abril de 2016, as 20:02:00 por cobalto777 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #13 : 01 de Abril de 2016, as 20:04:37 »

Martelo de Thor é feito com transformador de microondas:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/10/martelo-do-thor-feito-em-casa-com-arduino-so-e-levantado-pelo-dono.html

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/engenheiro-cria-martelo-de-thor-que-apenas-ele-pode-levantar
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #14 : 04 de Abril de 2016, as 11:47:53 »

Amplificadores de potencia a válvulas construidos em gabinetes/gavetas padrão rack 19 precisam de aberturas bem dimensionadas e posicionadas para permitir fluxo continuo de ar, por convecção ao redor das válvulas. Se assim não for será necessario ventilação forçada.

Isso é fácil de implementar porque, em geral, as válvulas são montadas horizontalmente dentro da gaveta. As aberturas devem ser feitas tanto na base do gabinete, sob a válvulas, quanto na tampa, sobre as válvulas. Para garantir plena convecção, evidentemente as aberturas na base e na tampa devem estar alinhadas e devem abranger todo comprimento da válvula.

O emprego de pés de borracha altos, na base do gabinete rack, garante bom volume e ar na temperatura ambiente entrando sob as válvulas e é claro que não se deve colocar absolutamente nada sobre o gabinete. Caso contrário, adeus convecção livre.

As imagens abaixo mostram um JCM800-2204 completo montado dentro de um rack 19 com 3U de altura. Após a tomada dessas imagens o handmaker teve que providenciar uma série de novas aberturas na base e na tampa do gabinete para manter a temperatura menos preocupante.

É verdade Cobalto, os transformadores de saida desse Carvin "2x 50W" não permitem nada além de um timbre AM ou de telefonia fixa, padrão 300Hz...3.400Hz, nada além disso. Mas isso se a potencia de audio sobre a carga ficar baixinha. Na potencia nominal, ou seja, além de 25...30W, esse amplificador com esses transformadores de saida é inútil.

O transformador de potência vai sobreviver enquanto o cooler viver, sem ele já era...Eu teria vergonha de colocar minha logomarca num estrupicio desses. Mas essa é a regra geral, todas marcas famosas procedem assim em amps montados em rack, o Marshall 20/20 tem transformadores de saida do tamanho de transformadores de saida de linha e 600 ohms, umas 300g. Eu fico com o Delta Senior.

Imprimir  

Ir para: