Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 16:30:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chave liga/desliga com neon - Dúvidas  (Lida 10557 vezes)
JoaoVarios
Visitante
« : 30 de Julho de 2012, as 00:22:31 »

Pessoal, um amigo me pediu pra trocar a chave liga/desliga da potência dele, uma Fainner 1500/2ohms, e pediu que colocasse uma daquelas chaves com "luzinha que mostra que esta ligada".

Comprei uma chave gangorra com neon, mas na hora de instalar me surgiram algumas dúvidas:

Os fios que vão para a chave original são fase e neutro, ou seja, é como se a chave fechasse um curto pra ligar a potência. Constatei isso quando  por curiosidade fui medir a tensão nos fios e obtive ~127v

Foi aí que começaram os problemas pra ligar a chave que comprei, que tem 4 terminais:
Os terminais 1 e 2 são a entrada da fase e neutro, os terminais 1b e 2b são a saída, que levam a fase e neutro para o transformador. Os terminais do neon são ligados internamente aos terminais 1b e 2b.

Não consegui fazer o neon funcionar. Ou ele fica aceso quando a potência está desligada e apaga quando eu ligo a potência, ou só dá uma piscada quando se muda a chave de posição, ou nem acende.

Gostaria de saber como instalar essa chave de forma que o neon funcione.

Ps1.: Na verdade, a troca da chave é porque a potência as vezes fica ligada, mesmo desligando a chave.
Aí vem outro problema: já que essa potência tem uma forma diferente de ligar, penso que não adianta trocar a chave, pois o problema esta em outra parte. Mas aonde?

Ps2.:O neon desse tipo de chave tem alguma interferência no circuito, podendo ocasionar ruídos no amplificador ou outro tipo de problema?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 30 de Julho de 2012, as 09:23:13 »

Os fios que vão para a chave original são fase e neutro, ou seja, é como se a chave fechasse um curto pra ligar a potência.
Foi aí que começaram os problemas pra ligar a chave que comprei, que tem 4 terminais:
Os terminais 1 e 2 são a entrada da fase e neutro, os terminais 1b e 2b são a saída, que levam a fase e neutro para o transformador. Os terminais do neon são ligados internamente aos terminais 1b e 2b.

Não consegui fazer o neon funcionar. Ou ele fica aceso quando a potência está desligada e apaga quando eu ligo a potência, ou só dá uma piscada quando se muda a chave de posição, ou nem acende.

Gostaria de saber como instalar essa chave de forma que o neon funcione.

Quantos terminais têm a chave original? Não entendi a parte da chave fechar curto pra ligar o aparelho... Se vão fase e neutro pra chave, o correto é ter 4 terminais igual a chave que você comprou mesmo, é um interruptor duplo. Se a lâmpada fica acesa quando desliga e apaga quando liga é possível que esteja invertida, mas não conheço o funcionamento de lâmpadas de neon, não precisa de reator pra esse tipo de lâmpada? Ela funciona com corrente alternada?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
JoaoVarios
Visitante
« Responder #2 : 30 de Julho de 2012, as 10:19:03 »

A chave original tem 4 terminais (é um interruptor duplo também), mas esta sendo usada como se tivesse apenas 2, isto é, um dos fios está ligado nos 2 terminais centrais e o outro está ligado nos 2 terminais da ponta.

Também achei estranho isso da chave fechar um curto, mas é o que parece, pois ao medir a tensão nos fios que vão para a chave tem se a tensão da rede, e se eu tiro a chave e encosto os fios diretamente, fazendo o que a chave faz, chega a sair faísca, como se tivesse ligado 2 fios na tomada e encostado um no outro.

O neon dessas chaves é ligado direto na rede elétrica (110 a 250 vAC) e não precisa de reator

Instalei uma dessas chaves no meu amplificador, e nesse caso, são conectados 4 fios a chave:
Entrada da fase no terminal 1
Entrada do neutro no terminal 2
Saída da fase no terminal 1b
Saída da fase no terminal 2b
Ligando assim funcionou corretamente, mas no caso dessa potencia não vi como fazer esse tipo de ligação, já que, aparentemente, ela liga quando se fecha um curto entre fase e neutro.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #3 : 30 de Julho de 2012, as 10:48:07 »

Bom, é claro que a chave não fecha curto... e sim faz a comutação. Essas faíscas que saem é normal, é como ligar uma lâmpada sem interruptor, quando se encosta um cabo no outro sai uma faísca de contato... curto é bem diferente disso.

Você mencionou "terminais do meio" essa chave (a original) não teria 6 terminais ao invés de 4?

A chave que você está substituindo a que tem 4 terminais, você já mediu a continuidade dos contatos dela pra ver se não está confundindo os terminais?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
JoaoVarios
Visitante
« Responder #4 : 30 de Julho de 2012, as 16:10:51 »

Bom, é claro que a chave não fecha curto... e sim faz a comutação. Essas faíscas que saem é normal, é como ligar uma lâmpada sem interruptor, quando se encosta um cabo no outro sai uma faísca de contato... curto é bem diferente disso.
Entendo que não é um curto, afinal, se fosse, isso faria o disjuntor da minha casa desarmar, ou colocaria fogo na casa Cheesy

A chave original tem 4 terminais mesmo. Falei terminais do meio porque eles estão no meio da chave, sob o eixo da gangorra:

1b |    | 2b

 1  |    |2
----------- eixo da chave


A chave que estou tentando instalar segue o mesmo esquema, isto é, quando se coloca a chave na posição ON ela interliga o terminal 1 ao terminal 1b, e o terminal 2 ao terminal 2b.

Tirei umas fotos, mas estão no celular. Depois eu posto pra ver se ajuda.

-----
Conforme havia dito, as fotos:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Vista geral do transformador. Notem que o mesmo tem 4 fios no primário.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Detalhe da chave, com os respectivos fios soldados à mesma.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
O fio azul (a direita) e o branco são os fios que vem da tomada.
O fio verde (acima) e o fio preto vão para a chave.

Um amigo me disse que esse transformador com 4 fios no primário trata-se de um transformador com 2 enrolamentos em paralelo, e que a ligação do mesmo é diferente. Talvez esteja aí que o meu problema...

-----
Espanhol, obrigado pela atenção. Consegui fazer o chave funcionar. Agora o neon acende e apaga direitinho, e a potência também.

Observando a fiação e seguindo os fios pude entender que um dos fios da tomada estava ligado direto à chave seletora 110/220v, enquanto o outro passava pela chave, que funcionava como interruptor simples, apenas fechando o circuito.

O que fiz para ligar a chave e fazer o neon funcionar foi desligar o fio que ia direto pra chave seletora e leva-lo até a chave liga/desliga, voltando com outro fio desta chave até a chave seletora.

Depois de resolvido vejo que era uma dúvida tão tosca que nem merecia abrir um tópico, mas quando não se entende muito e se está diante de um equipamento aparentemente mais complexo, a gente fica perdido.

Mas fica a dica aí pra outros iniciantes: só porque não conhece não fique pensando que é um bicho de sete cabeças. Visualize, siga cada fio ou trilha, faça desenhos para visualizar melhor o esquema e no final verá que era mais simples do que pensava.

Agora só tenho que comprar outra chave, pois essa daqui eu acabei danificando de tanto soldar e dessoldar, por e tirar Batendo Cabeça
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, as 01:27:56 por JoaoVarios » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal