Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Novembro de 2024, as 00:26:43

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novos Amps Marshall Valvulados de 1watt  (Lida 11941 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #15 : 11 de Abril de 2012, as 14:04:33 »

O pessoal aqui do forum todo preocupado em usar orange drops, e o Marshall cheio de ceramicos...  Grin Grin Grin

Que isso, eu vi 3 cerâmicos só, a maioria é de poliéster ou polipropileno ambos em "box", e esse "ampzinho" é só uma brincadeira, uma gracinha da Marshall.

Cheesy
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #16 : 11 de Abril de 2012, as 14:17:30 »

Claro, e dá pra saber onde são construídos?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #17 : 11 de Abril de 2012, as 15:17:22 »

Por 480 libras no cabeçote é uma brincadeira cara, heim... E ainda é edição especial, tiragem limitada, devia usar só componente de primeira.

Isto dito, tem gente muito boa que prefere o som dos cerâmicos em algumas circunstâncias, especificamente no capacitor de agudos do tone stack da Marshall.

Eles são construídos em Bletchley, Milton Keynes, Inglaterra. O que de certa forma explica o preço.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #18 : 11 de Abril de 2012, as 15:24:14 »

Pois é, só isso já justifica mesmo. Nem dá pra reclamar...rs O som fica legal de qualquer jeito, mas saída de potência com triodos... não é minha predileção... pra mim pouca diferença faria usarem componentes que alguns pensam ser "top". Mas um pentodinho e um bom transformador de saída fariam mais diferença.

Claro que, por ser um amp de 1 WATT, com saída de triodo é apenas peça de colecionador, uma graça da empresa, como já foi dito, pra comemorar o aniversário. A aparência vai ter mais apelo que as especificações...rs
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #19 : 11 de Abril de 2012, as 15:26:56 »

Não é nenhum JCM800 mas se quiserem me dar eu pago o frete.  Evil
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #20 : 11 de Abril de 2012, as 15:29:12 »

Creio que ninguém ficará triste de ganhar um ou dois dessa série...
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #21 : 11 de Abril de 2012, as 16:20:13 »

Os comentários que eu tenho visto, em termos de tom, são muito mais favoráveis aos 1W, com triodo em push-pull, do que ao "class 5", com pentodo em SE.

Eu tenho uma teoria, não muito fundamentada, que SE fica mais legal pra um som mais bluesy e PP casa melhor com alto ganho, no caso a topologia teria um peso maior no resultado do que os dispositivos de saída.

Mas é claro que o tipo de dispositivo também pesa muito, se você pegar um par de 6L6 (beam power tube) e um par de EL34 e colocar na mesma topologia, dá uma diferença danada, e olha que "é tudo pentodo" Smiley

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #22 : 11 de Abril de 2012, as 17:11:59 »

gfr,

Agora você me pegou, pois meu preconceito estava ligado aos amps com triodo na saída em SE, nunca ouvi um com triodos em PushPull (não consciente do que estava ouvindo...). E, apesar de não ser fá de generalizações, concordo com você: os SE parecem caber melhor na linha bluesy/bell like sound e o PP mais pra pegar pesado.

Mas uma coisa deve ficar clara: é comum associarmos amps com saída SE com amps mais simples, com um pentodo ou um duplo triodo apenas na preamplificação. Assim, quanto menos válvulas, normalmente, menos complexa a distorção final.
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #23 : 11 de Abril de 2012, as 19:41:36 »

Será que isso aquí pode dar uma luz aos valorosos projetistas valvuleiros do forum?

http://www.ax84.com/index.php/oldprojects.html?project_id=firefly

É um amplificadorzinho que usa as duas metades de uma 12au7 na saída, em PP. Creio ser o mesmo circuito citado pelo A.Sim.

O povo da AX84 fala em "quase 1W" (creio que eles não tem motivos para inflar a performance dos circuitos que divulgam). Descontando do "baby Marshal" o provável fator Pinóquio (ou até mesmo um simples arredondamento para cima), é possível que as etapas de potência sejam equivalentes, ambas fornecendo o tal "1W".

Isso feito, imagino que seja uma questão de ajustes para chegar ao(s) timbre(s) do(s) original(is) Marshall...

Em tempo: Srs. Moderadores, esse tópico não está ficando técnico o suficiente a ponto de justificar sua mudança para o forum dos Valvulados?

Abraços

Finck
« Última modificação: 11 de Abril de 2012, as 19:44:39 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #24 : 11 de Abril de 2012, as 21:05:12 »

Finck... o AX84 tem outro projeto com triodos em PP e um em SE. Eu os cito na pagina anterior desses topico.
Eles usam no esquema principal a 6SN7, e alegam 2W com ela. Na ultima pagina dos projetos tem a modificação para usar as 12AU7.
I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #25 : 11 de Abril de 2012, as 21:35:53 »

Finck... o AX84 tem outro projeto com triodos em PP e um em SE. Eu os cito na pagina anterior desses topico.
Eles usam no esquema principal a 6SN7, e alegam 2W com ela. Na ultima pagina dos projetos tem a modificação para usar as 12AU7.

http://www.ax84.com/static/corepoweramps/2W_PP/AX84_2W_PP_Poweramp_Schematic.pdf

Para ficar mais fácil.
Colaborador

Obrigado

« Responder #26 : 11 de Abril de 2012, as 21:42:24 »

O firefly é classe A, e apesar de push pull não usa um phase splitter, o acoplamento é pelo resistor de catodo compartilhado pelos dois triodos (por isso obrigatoriamente precisa ser classe A). Ele dá bem menos de 1W.

Estes marshall tem um phase splitter (alguns do tipo catodino, outros long tail) então podem operar em classe AB e talvez poderiam até dar mais do que 1W.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #27 : 11 de Abril de 2012, as 23:21:50 »

O Firefly já é manjado, mesmo aqui no fórum. Mas nunca havia atentado ao fato dele ser PP. Não curti muito o som dele não. O projeto não é do Doug Hammond?
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #28 : 12 de Abril de 2012, as 09:00:49 »

É. O mais legal do firefly pra mim é aquela entrada em cascode, nem é o estágio de saída. Ele tem outros amplificadores legais, como o ex-"Ten Watt Wonder", rebatizado de "Cirrus" (par de 6BM8 em PP - me lembra alguma coisa Smiley).

http://www.aronnelson.com/gallery/main.php/v/DougH/amp/cirrus/Cirrus.GIF.html

O amplificadores favoritos do Doug atualmente são o "Octal Fatness Special", um Octal Fatness modificado com uma distorção tipo Dumble

http://www.aronnelson.com/gallery/main.php/v/DougH/amp/OF/OFSpecial2012_sch.GIF.html

E um Marshall Artist (híbrido SS + válvulas) que ele comprou baratinho.

Agora você me pegou, pois meu preconceito estava ligado aos amps com triodo na saída em SE, nunca ouvi um com triodos em PushPull

Se você tiver um amplificador em montagem ponto a ponto ou pelo menos com o soquete das válvulas de saída não soldado na placa, dá pra fazer um teste bem rápido:

É só conectar os resistores da grade screen no anodo, ao invés do B+, e ver o que acontece com o som.

Não funciona exatamente como triodo, mas é próximo o suficiente pra ter uma idéia.

-----
Um outro ponto nesta questão pentodo x triodo: e amplificadores com saída "ultra linear" que seriam meio que um "meio termo"? Os fender silverface tem péssima reputação, mas os marshall 200w e os DR. Z Route 66 tem saída ultra linear...

Hehehe, imagina uma versão do Marshall "Major" com um par de 12AU7A na saída ligados como ultralinear cascode... Um "Marshall 200W de 1W" Smiley

Tem projetos na internet de amplificadores low power usando 6au6 e até ef86 na saída, por exemplo:
http://www.tdpri.com/forum/shock-brothers-diy-amps/145252-push-pull-6au6-build-thread-warning-verbose-2.html
http://www.el34world.com/Forum/index.php?topic=12454.0
http://www.el34world.com/Forum/index.php?topic=12526.0

1/3 W com 6AU6 SE:
http://www.el34world.com/Forum/index.php?topic=5039.0
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 10:48:23 por gfr » Registrado

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: