Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 16:57:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Carga fantasma para acoplamento de valvulado  (Lida 16343 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #15 : 06 de Abril de 2012, as 16:12:13 »

Tentei com 4R, 8R, 16R. Com 16R o som já ficou esquisito e o transformador de saída esquentou, coisa que não aconteceu nem quando toquei por horas com o amp no alto falante. Daí em diante nem pensei em tentar valores maiores...

A bobina sem o resto do mecanismo já é "close enough to rock'n roll", ao menos para sistemas como esse de baixíssima potência.

Na verdade o tópico que me interessa no momento nem é sobre carga fantasma, o que consegui com a bobina já foi suficiente. Interessa-me agora é amarrar o sistema da melhor maneira possível.

Se quiserem continuar a discutir esse assunto, fiquem a vontade. Mas não era o que tinha em mente quando entrei no outro tópico. Por isso, e até por não ter conhecimento de causa, sou formado apenas em nível médio em eletrônica, não teria muitos argumentos e formulações a apresentar.

Aliás, fico impressionado com o interesse enorme que há em torno de amps à válvula e continua sendo a mesma meia dúzia de pessoas que montou o IALL 3.5 a montar, testar e reportar sobre o Baby Wonder. Mas creio que querem o milagre do amp valvulao, baratinho, potente e que não precisa saber nada nem ter trabalho pra construir. Bom, esse eu também quero...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #16 : 06 de Abril de 2012, as 16:48:00 »

Gfr

Então, o AD120 tem esse "tratamento" de feed back e é bem mais parecido com um amp valvulado convencional, mas o AD15 e 30 o power 12ax7 não possui transformador e usa um atenuador composto por um dual opamp, cada 1/2 CI forma um amplificador inversor e arranjados de forma inversa um ao outro, o power VT é conectado ao power SS por um capacitor.

Va para a 3ª página.

http://www.valvetronix.net/docs/AD15_30Servicemanual.pdf

Já tive oportunidade de testar o AC15-VR, que tem a mesma tecnologia, achei bem convincente.

Frias

Da uma olhada no Vox AD120 que o gfr postou a pouco, ele usa uma chave de seleção de potência que conecta 4 valores de resistores na entrada do power e no feed back.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #17 : 06 de Abril de 2012, as 17:00:41 »

Eddie,

Há tempos atrás o HGamal me deu eesa idéia de reamplificar mantendo o máximo possível do estágio de potência. Por isso já andei catando material por aí. Mas para mim não interessava pegar um projeto apenas interessante, queria trabalhar em cima de um amp funcional com bom timbre e baixa potência. Não é uma questão de conceito ou mojice, mas sim de tone, timbre, nada mais. Eu particularmente nunca ouvi um power com triodo que eu achasse tão legal quanto os mais conhecidosa com pentodo. Pode haver, mas eu não os conheço... Então, sem muitos rodeios, eu quis manter a estrutura e experimentar se isso realente soaria bem e soou!
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #18 : 06 de Abril de 2012, as 17:47:05 »

Frias

Na verdade, eu só sugeri a ideia do controle de potência e não copiar todo o circuito, desta forma preservaríamos muito do timbre, até porque o Vox faz isso muito bem, se bem que um pot duplo daria conta desse trabalho.

O que o Vox não convence com toda certeza é esse power com duplo triodo...

Neste momento eu estou pensando no amp como um todo, a fonte poderia ser um transformador simples de 30+30 com no mínimo a soma das amperagens consumidas nos estágios, e estou pensando em usar o TDA7294, que é dmos e pode fornecer 100 watts, alguém conhece/recomenda?
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #19 : 06 de Abril de 2012, as 17:55:00 »

Eddie, pois é, o AD15 e 30 não seguem exatamente o que diz na patente, são mais simples.

Uma idéia, se for usar carga resistiva pro valvulado, é usar um SS com realimentação de corrente e impedância de saída mais alta que nem os Valvestate, assim mesmo não tendo interação entre o valvulado e o falante, teria alguma interação entre o SS e o falante, talvez ajude a preservar um pouco do "feeling".

Acho que o "Santo Graal" seria chegar numa caixa preta, você plugaria a entrada dela no speaker out do valvulado de sua preferência (até uma determinada potência), e plugaria seus alto falantes no speaker out dela, e num passe de mágica, o som do valvulado na potência que você quisesse (maior ou menor). Sem nem precisar mexer no amplificador.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #20 : 06 de Abril de 2012, as 18:59:33 »

Engraçado, eu postei no tópico do Kem sobre o 100Buck amp uma ideia que me pareceu
interessante.

Mas lendo este tópico (por sugestão do próprio Kem), eu estou vendo que falei bobagem.
Lí tudo aqui mas para mim isto é mais difícil que aprender chinês enquanto se afoga.

Eu pensei que seria possível apenas adicionar uma válvula de saida após um pré e alimentar-la
com baixa voltagem só para ela saturar, e aí a saida ligar a um power SS, como o LM3886.

Mas estou vendo que o buraco é bem mais embaixo.

Mesmo com alimentação baixa é necessário a carga resistiva?

Abraços.
Colaborador

Obrigado

« Responder #21 : 06 de Abril de 2012, as 20:04:41 »

Esta idéia é antiga!

http://www.garnetamps.com/zog_story.htm
Gar and I developed this unit together back in '65-'66. Growing up playing violin, I loved the sustain, especially of a viola or cello. So early on in the mid '60's, I found out that by plugging a small amplifier into a bigger amplifier, I could get this sound. Now I was taking the power out, which normally would go to the speaker and plugging it into the input of another amp. The result, for a few short minutes was a cool, great new sustained sound. Gar Gillies had a tv/radio repair shop, was a cool musician, and I wasn't embarrassed to take in my amps, which were literally burned by the power misuse; fried, to say the least. Gar asked what the heck I was doing, and when I told him, he said, you're insane to do this, its very dangerous. So he offered to help me do it a safer and less destructive way. Gar proceeded to build me a tube pre-amp, which when put into another amp, got me the desired sound. But not really, the sound was a little weird in a Fender amp which was all that was around, so Gar decided to get parts from Heathkit and build an amplifier to go with the unit. We were looking for a name, and at the time I was reading a book with HERZOG written across the cover. Hence the name, so we could stop referring to the unit as the "noise thing". I used to go to his shop on Osborne Ave late at night after gigs, and stay till the wee hours of the morning, making the most incredible Moose and Ox bellowing, distortion/blotto screeching sounds that would make us laugh. But once it was smoothed out, it was smooooth. So that became my lead guitar solo sound. It was first featured on The Guess Who CBC weekly show, Let's Go and Music Hop in 1967-68 but really came to the forefront as the sound of "No Time", "American Woman" and many other songs on the Guess Who albums, "Wheatfield Soul", "Canned Wheat", and "American Woman". I continued using it later on "Brave Belt I and II", and then on Bachman Turner Overdrive albums.
That's about the story. There is still no unit that sounds like it today. One that comes close is the SansAmp rackmount which has an actual setting called "American Woman". It's close.
John Johnson of Johnson Amps, Digitech and DOD, pedals and amps, told me that as a kid, he tried to make his own pedal to get the "American Woman" guitar sound and couldn't get it. However, the pedals he did make in trying to get that sound have gone on to sell hundreds of thousands for Digitech and DOD, but none got the American Woman sound.
Cheers,
Randy Bachman

circuito:

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #22 : 06 de Abril de 2012, as 20:25:10 »

Achei isto tambem:

http://web.archive.org/web/20060516222138/home.cfl.rr.com/dbhammond/Firezog.gif

Alguem poderia me dizer como se coloca imagens aqui?
Antes aparecia em Opções Adicionais, agora não.
« Última modificação: 06 de Abril de 2012, as 20:33:34 por Ferro_Velho » Registrado
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #23 : 06 de Abril de 2012, as 23:43:58 »

Achei isto tambem:

http://web.archive.org/web/20060516222138/home.cfl.rr.com/dbhammond/Firezog.gif

Alguem poderia me dizer como se coloca imagens aqui?
Antes aparecia em Opções Adicionais, agora não.

Simplesmente adiciona [ img ] link_da_imagem_aqui [ / img ] sem os espaços.

Eu já tinha visto esse "FireZog" a muito tempo, e queria saber como ele ficaria com a idéia do Frias de usar uma bobina de falante como carga fantasma...
Se não me engano, tenho uma bobina aqui, e eu to com um projeto em teste na bancada... amanhã acho que vou experimentar essa idéia.  Evil
« Última modificação: 06 de Abril de 2012, as 23:49:32 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #24 : 07 de Abril de 2012, as 00:11:38 »

Neste momento eu estou pensando no amp como um todo, a fonte poderia ser um transformador simples de 30+30 com no mínimo a soma das amperagens consumidas nos estágios, e estou pensando em usar o TDA7294, que é dmos e pode fornecer 100 watts, alguém conhece/recomenda?

Não chega a 100 WRMS não! Ele fornece uma potência próxima da potência LM3886!

Abraço!
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #25 : 12 de Abril de 2012, as 15:36:00 »

E que tal isso aqui??

I don't want to die young...
I want to diode!
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #26 : 12 de Abril de 2012, as 15:53:45 »

A lâmpada funciona como um compressor (no RDH4 tem uma seção muito legal só sobre compressores com lâmpada incandescente). Funciona e é uma ideia bem legal, mas pode não ser muito saudável pro seu amplificador, experimente com cuidado, veja se a resistência da lâmpada a quente não é muito alta, e se a frio é baixa o suficiente. Outro problema, se a lâmpada queimar, o amplificador fica sem carga (isto pode até queimar um amplificador a válvula).

Fora isto, é uma carga resistiva, seguida de uma filtragem cortando agudos pra simular a resposta em frequência do alto falante (não fica bom, o corte não é abrupto o suficiente, precisaria um ou dois indutores aí). O transformador é pra isolar e casar impedância. Este circuito é pra quem quer mandar direto pra mesa, se a ideia é ter um amplificador slave, ligado numa caixa de guitarra, não precisa da filtragem.
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 15:55:31 por gfr » Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #27 : 12 de Abril de 2012, as 20:12:40 »

O transformador é pra isolar e casar impedância. Este circuito é pra quem quer mandar direto pra mesa, se a ideia é ter um amplificador slave, ligado numa caixa de guitarra, não precisa da filtragem.

Nem do transformador, um divisor resistivo já da conta do recado.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #28 : 12 de Abril de 2012, as 20:19:09 »

L-Pad.
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #29 : 12 de Abril de 2012, as 20:20:20 »

O transformador pode ser útil, se tanto o amplificador master quanto o slave estiverem aterrados pelo terceiro pino da tomada, pra não criar loop de terra e dar hum.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: