Recentemente resolvi fazer mais uma modificação na minha Danelectro 56-U2, já devidamente transformada em sitar elétrico com a GOTOH Buzz Bridge e um cordal genérico. isso está colocado em outro tópico por aqui. Havia duas coisas coisas que me incomodavam nela. Uma são as tarraxas que, apesar de até manterem a afinação, não são muito precisas nem confortáveis de usar. Resumindo: são "toscas". Infelizmente, como são estilo "vintage", os furos no headstock são estreitor para os jogos de tarraxas que tenho disponíveis. Mas isso estou pesquisando com calma.
Outro problema é o ruído dos captadores Lipstick (dois nesse modelo), que são single coil e captam ruído facilmente. Mas o mais interessante é que a Danelectro tem uma chave de seleção de captadores (muito ruim por sinal, também "tosca" por natureza, que já foi trocada por uma rotativa) que na posição do meio combina os captadores em série. E esse é o timbre que mais gosto nessa guitarrinha transformada! Infelizmente na minha os captadores tem a mesma fase magnética, o que faz com que em série tenham mais ruído ainda!!! Se combinados em série um defasado elétricamente do outro, o timbre que aprecio vai embora...
Primeira tentativa de solucionar o problema dos captadores: abrir um deles e tentar mudar a posição do magneto. O captador Lipstick é bem simples, ele é apenas um magneto em forma de barra com os fios enrolados nele como bobiuna, depois revestido com duas cápsulas de metal. Alguma resina ou cêra deve ser usada para mantê-lo fixo e também evitar microfonias aleatórias. Vou postar uma figura e uma foto:
-----
No entanto, ao tentar abrir o captador da ponte da minha guitarra depois de desmontar a base e retirar as porcas, o mesmo se mostrou inerte mesmo aplicando certo grau de força física... Para não destruir um captador que me agrada parei por aí. Os sons desses captadores que vieram na minha guitarra me deixam bem satisfeito. Sei que o magneto das originais era de Alnico (não sei especificamente qual Alnico, 1, 2, 3, 4, 5, etc., pois há informações diferentes disseminadas pela rede) e que a resistência DC fica por volta de 3K4 Ohms. Como não consegui abrir os meus, não sei nem se os magnetos são de Alnico (a Danelectro atual afirma que sim, mas...), mas sei que os valores lidos de resistência DC são de 3K8 Ohms. Creio que perto o bastante dos originais...
Há muito tempo atrás pude tocar e curtir uma Danelectro/Silvertone original, mas até aí não dá pra comparar sem ter as duas lado a lado. Parti do princípio que, como esses que vieram na minha guitarra me agradam, deveria procurar algo próximo. Também ajudou testar os Lipsticks da GFS de 8K Ohms. Muito diferentes, sinal mais alto, ok, mas o timbre é outra coisa, não tem a transparência e são mais agudos que brilhantes, se entendem o que digo. Os da Kent Armstrong também beiravam esse valor de resistencia, mas eram menos agudos. Depois de procurar no Ebay, achei um par de captadores que pareciam se encixar: feitos de Alnico 5 e com resistência DC de 5.1 ohms. Foi o mais próximo que encontrei e por um precinho camarada, viriam diretamente de Hong-Kong.
Depois de recebê-los constatei, para minha triste surpresa, que também tinha a mesma orientação magnética que os meus... Hora de abrir o bichinho então:
-----
Como esses novos Lipsticks abriram com facilidade, pude inverter fisicamente o magneto e testar na guitarra como ficaria no lugar do captador da ponte. Minha leitura de resistência DC dos dois foi de 4K45 Ohms. Decidi medir a indutância com meu multímetro (não sei se muito confiável para essa finalidade...) e encontrei 960mH nesses novos e 1.12H nos que vieram na minha Dano. Esse novo pude notar que o magnetio é realmente de Alnico, se é 5, aí já não sei... Ao testá-lo na guitarra (depois de conseguir um par de parafusos que se adaptassem aos furos mais largos na sua base, sabem como é: "padrão"...rs) fiquei muito contente, pois o nível desse captador sozinho era um pouco mais alto, mas bem parecido com o anterior em termos de timbre, parecido, não igual. Já na combinação, senti menos diferença ainda, só que agora sem ruído praticamente.
Fiquei bastante contente e ainda fiquei aqui com outro par de Lipsticks bem casadinhos pra alguma outra aventura futura...rs
O de fio azul é o novo (ref.X997) e o branco é o que veio na ponte da Dano.