Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Setembro de 2024, as 08:18:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedido de circuito!  (Lida 6454 vezes)
tcgomes
Visitante
« : 12 de Março de 2012, as 17:59:50 »

Boa tarde, existe algum circuito de um booster, sem utilizar potenciometro, apenas uma chave que liga e desliga o circuito. Nesse mesmo circuito dá para colocar algo controlado com uma chave, e quando essa chave é acionada produz um harmonico artificial (estilo sustainiac e sustainer, tirando a parte do sustain infinito).

Desde já obrigado pela a atenção.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #1 : 12 de Março de 2012, as 18:16:33 »

Amigo, existe um tópico para pedido de layouts. E você postou na seção lithieria... procure o tópico que logo aparece o seu layout...


Hoje não tá fácil heim Plautz?  Grin
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
tcgomes
Visitante
« Responder #2 : 12 de Março de 2012, as 18:33:59 »

Jones, eu ja vi que existe um topico de pedidos de layouts, mas como o circuito e para colocar dentro de uma guitarra e como existe um tópico aqui neste secção sobre o circuito ativo, pensei que este fosse o lugar ideal.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #3 : 12 de Março de 2012, as 21:00:54 »

 Olá amigo, na sua mensagem não diz que o circuito é para por em uma guitarra, se for isso recomendo pra você algo simples. Faça um microamp da MXR. Tem layout no site TONEPAD. E no lugar do potenciometro use um trimmpot ou até mesmo um resistor no valor desejado, e se você não quiser led, utilize para ativação uma chave DPDT de lavanca. Quanto ao hamonico não entendo muito bem disso e não posso te ajudar.

Abraço
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 13 de Março de 2012, as 00:53:54 »

Saudações,

Tcgomes, o efeito que você procura é relativamente complexo e um booster por melhor que ele seja, não vai te dar o resultado esperado. Coincidência, falei com um amigo que conheci ao levar minha guitarra para trocar os trastes há poucos dias a respeito desse sustainiac. Ele havia recebido um para consertar e estava traçando o esquema. Não nos tornamos amigos o bastante para ele me repassar o esquema nem eu me senti a vontade para pedí-lo mas quem sabe... se eu conseguir posto um com layout. Mas ele me deu algumas pistas que eu realmente pouco absorvi. Ele falou algo sobre usar a bobina de um captador para por o circuito em ação e a chave seria para comutar o uso do mesmo como parte do efeito ou captador.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
tcgomes
Visitante
« Responder #5 : 13 de Março de 2012, as 03:09:06 »

Citar
Olá amigo, na sua mensagem não diz que o circuito é para por em uma guitarra, se for isso recomendo pra você algo simples. Faça um microamp da MXR. Tem layout no site TONEPAD. E no lugar do potenciometro use um trimmpot ou até mesmo um resistor no valor desejado, e se você não quiser led, utilize para ativação uma chave DPDT de lavanca. Quanto ao hamonico não entendo muito bem disso e não posso te ajudar.

Abraço

Obridago pela dica e peço desculpa por não ter referido que o circuito era para colocar na guitarra.

Citar
Saudações,

Tcgomes, o efeito que você procura é relativamente complexo e um booster por melhor que ele seja, não vai te dar o resultado esperado. Coincidência, falei com um amigo que conheci ao levar minha guitarra para trocar os trastes há poucos dias a respeito desse sustainiac. Ele havia recebido um para consertar e estava traçando o esquema. Não nos tornamos amigos o bastante para ele me repassar o esquema nem eu me senti a vontade para pedí-lo mas quem sabe... se eu conseguir posto um com layout. Mas ele me deu algumas pistas que eu realmente pouco absorvi. Ele falou algo sobre usar a bobina de um captador para por o circuito em ação e a chave seria para comutar o uso do mesmo como parte do efeito ou captador.

Abraço

Se for como eu tou pensando, existe esquemas na internet sobre sustainer diy, que inclui tanto sustain infinito como os harmonicos, o problema e que nao quero estar a modificar os pickups da guitarra.

Obrigado pela atençâo a todos
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #6 : 13 de Março de 2012, as 06:31:44 »

Citar

Se for como eu tou pensando, existe esquemas na internet sobre sustainer diy, que inclui tanto sustain infinito como os harmonicos, o problema e que nao quero estar a modificar os pickups da guitarra.

Obrigado pela atençâo a todos

Sustain infinito e harmônicos?
Não entendi.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 13 de Março de 2012, as 07:47:23 »

Creio que há alguma desinformação por aqui. O circuito do sustainer da Fernandes tem na chave de acionamento dois modos. Um para acionar o ciircuito normalmente, sustentando a fundamental, e outro para sustentar o primeiro harmônico do sinal. O circuito em si é basicamente um pequeno amplificador que recebe o sinal do pup da ponte e o amplifica o suficiente para excitar um driver que fica no lugar do pup do braço. Esse driver tem uma construção muito similar a um pup comum, mas com diferenças suficientes para não se poder usar um pup normal em seu lugar. Ou seja: qualquer um dos dois modos do sustainer necessita de toda a parafernália pra funcionar (circuito + driver). Já o Sustainiac não sei se apresenta exatamente o mesmo tipo de construção...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 13 de Março de 2012, as 12:12:08 »

Saudações,

Achei muita informação na NET e relatos de montagens bem sucedidas. O circuito usado no que consegui ver foi um Fetzer Valve + Ruby empurrando um driver de 8 ohms enrolado manualmente cerca de 200 voltas com fio 30AWG. Alguns montaram o driver junto com o pickup do braço e colocaram algo para fazer a comutação entre os dois.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
tcgomes
Visitante
« Responder #9 : 13 de Março de 2012, as 16:12:17 »

Citar
Creio que há alguma desinformação por aqui. O circuito do sustainer da Fernandes tem na chave de acionamento dois modos. Um para acionar o ciircuito normalmente, sustentando a fundamental, e outro para sustentar o primeiro harmônico do sinal. O circuito em si é basicamente um pequeno amplificador que recebe o sinal do pup da ponte e o amplifica o suficiente para excitar um driver que fica no lugar do pup do braço. Esse driver tem uma construção muito similar a um pup comum, mas com diferenças suficientes para não se poder usar um pup normal em seu lugar. Ou seja: qualquer um dos dois modos do sustainer necessita de toda a parafernália pra funcionar (circuito + driver). Já o Sustainiac não sei se apresenta exatamente o mesmo tipo de construção...

É isso mesmo
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 13 de Março de 2012, as 22:09:50 »

Achei muita informação na NET e relatos de montagens bem sucedidas. O circuito usado no que consegui ver foi um Fetzer Valve + Ruby empurrando um driver de 8 ohms enrolado manualmente cerca de 200 voltas com fio 30AWG. Alguns montaram o driver junto com o pickup do braço e colocaram algo para fazer a comutação entre os dois.

Sim, há vários projetos pela rêde sobre esse objeto. O Leo Plautz inclusive já fez algumas experiências com esse tipo de coisa com sucesso. Realmente pode-se até usar um pup duplo no formato de um humbucking convencional e usar um captador mais o driver na posição do braço. Mas ao acionar o sustentador infinito deve-se com a mesma chave que o aciona comutar obrigatoriamente o uso do pup do braço para o da ponte, pois uma das necessidades desse tipo de engenhoca é haver boa distância entre o driver e o pup em uso. Caso contrário, microfonia na certa!

-----
CURIOSIDADE

Muito me interessa esse tipo de projeto, porém sempre achei que o ponto fraco dele consistia em sempre sobrar apenas uma nota, dificilmente consegue-se sustentar um acorde infinitamente com ele. O caso aqui seria usar um pup com seis bobinas com saidas individuais para cada corda (como os HexPickups nos Guitar Synth da Roland ou aqueles saddles de piezo da Godin), ter seis circuitos individuais de amplificação do sinal e também um driver com uma bobina pra cada corda. Muito mais trabalhoso e complicado. Mas creio que essa tenha sido a solução encontrada pelo pessoal da Moog que concebeu a guitarra da mesma marca:

http://www.youtube.com/watch?v=cDTQorCU_j8
« Última modificação: 13 de Março de 2012, as 22:30:33 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
tcgomes
Visitante
« Responder #11 : 14 de Março de 2012, as 03:15:17 »

Citar
Muito me interessa esse tipo de projeto, porém sempre achei que o ponto fraco dele consistia em sempre sobrar apenas uma nota, dificilmente consegue-se sustentar um acorde infinitamente com ele. O caso aqui seria usar um pup com seis bobinas com saidas individuais para cada corda (como os HexPickups nos Guitar Synth da Roland ou aqueles saddles de piezo da Godin), ter seis circuitos individuais de amplificação do sinal e também um driver com uma bobina pra cada corda.

Disso não sabia, e nunca tinha visto em nenhum forum. Já agora, para esse driver pode ser utilizado um simples magneto (por exemplo: alnico 5)?
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #12 : 14 de Março de 2012, as 04:53:20 »

Saudações,

Dá uma olhada nesse link: projectguitar.ibforums.com/index.php?showtopic=16984

Achei esse link também. http://members.shaw.ca/roma2/sustain.pdf Esse daria para ser montado dentro da guitarra e não exige tantos aparatos.

Abraço
« Última modificação: 14 de Março de 2012, as 16:07:00 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal