Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Julho de 2024, as 01:30:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Maverick 1510 (Conserto)  (Lida 2077 vezes)
andersonmaverick
Visitante
« : 12 de Fevereiro de 2012, as 08:31:30 »

Oi pessoa. Essa semana não foi das melhores pra mim, minha irmã queimou minha caixinha da Maverick quando ligou ela em uma tomada 220. Na chave de voltagens do Amp estava 115, uso ela em um nobreak com saída 115 p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem filtro de linha (tira os ruídos da minha guitarra q não é Isolada). Bom, ela me contou que quando ligou não demorou muito pra sair uma fumaça branca e de pronto ela puxou da tomada. Então fui examinar os estragos causados.

1. Mudei a chave para 220 e liguei-a novamente. Pra minha surpresa a caixinha ligou, porém com um ruído que mesmo mexendo nos potenciômetros não mudava, alterava em nada. Simplesmente um ruído alto.
2. Abrir ela para verificar a integridade dos componentes (de forma estética). Olhei, olhei, cheirei até encontrar a única peça q tivesse sinal de avaria, enfim um Chip TDA 2050.

Na verdade não sei o que isso realmente significa. Dai dúvidas.

O que pode significar isso? O problema pode ser só essa peça mesmo, ou pode ter afetado outras partes do circuito? A substituição por uma nova resolverá o problema? Levando p/ um técnico terá um custo alto?

Como não sou experto nesses assuntos conto com a ajuda de vc's, suas experiências e se possível um comentário técnico da situação. v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Postei algumas fotos em alta resolução do Amp para mostrar como ficou a peça e o circuito do amp:

http://img638.imageshack.us/img638/8282/dsc02829fy.jpg
http://img638.imageshack.us/img638/1686/dsc02830c.jpg
http://img263.imageshack.us/img263/8574/dsc02832mo.jpg
http://img337.imageshack.us/img337/5099/dsc02835c.jpg
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 12 de Fevereiro de 2012, as 10:01:01 »

Não sou técnico, não sou experiente, mas  como um fórum aberto vou manifestar minha opinião:

1º Já tive casos de aparelhos 110v ligados em 220v onde foi só um varistor, capacitor ou LM pro pau,
troquei o mesmo, ficou perfeito e nunca retornou para concerto, mas também ja tive casos onde,
abriu diodo, resistores alterados, capacitores secaram ou até mesmo explodiram, a verdade é que isso tudo
é muito relativo...

Você ja ligou assim certo? só sai um ruido certo? No seu lugar "EU" compraria o TDA trocava e testava,
lembrando que você deve prender no discipador antes de testar porque esquenta rápido e é facil danificar o novo!

Esse TDA no meu fornecedor custa R$ 3,91 a vista R$ 3,52, eu como técnico não cobraria menos que R$ 20,00 pra abrir e analisar
o teu equipamento, no teu lugar se você tivesse um mínimo de experiência com solda, arriscava comprar trocar e ligar,
claro com o maior cuidado pra não estragar mais nada e pra não esquentar demais a placa!

Abraço e Boa Sorte!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Jupterra
Visitante
« Responder #2 : 12 de Fevereiro de 2012, as 12:18:10 »

Andersonmaverick.

Conforme disse o marcusbass, se você tiver um pouco de conhecimento, sobre soldas, poderá trocar o CI.
Com muito cuidado com excesso de calor (use ferro de solda entre 30 e 40 Watts) para não danificar as trilhas da placa.
Esse TDA foi pro espaço e outro ponto à ser analisado é o transformador de entrada, em 115 V. Se o mesmo estiver enviando as tensões normalmente, você poderá mantê-lo e ver o resultado após a troca do CI.

Qualquer coisa, estamos por aí.
Abraços e boa sorte.
 
Registrado
andersonmaverick
Visitante
« Responder #3 : 13 de Fevereiro de 2012, as 09:39:56 »

Ok. Obrigado amigos pelas informações.  Até que a peça não é cara. Acho q vou troca-la mesmo. v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Galera!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal