Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 07:59:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruido no preamp JCM800  (Lida 2557 vezes)
tiago_guitar84
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 79

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18



« : 06 de Março de 2015, as 13:46:22 »

Olá galera handmades... Sou um eterno agradecido à galera aqui do handmades.com.br. Já aprendi e continuo aprendendo muito, fora a ajuda que já recebi aqui do site. Montei o preamp JCM800, layout do GAK; power amp TDA7294 stereo, layout de um arquivo do TSW + TDA7294; alto falante Pedrone 8ohms 60w 12". Tudo funcionou porém tem um ruido tipo HUMMM que incomoda. Testei a guitarra ligada diretamente no power amp e não tem ruido nenhum. Troquei os capacitores de 22n/250v do preamp por 22n/630v e o ruido diminuiu bastante. Troquei a chave de alavanca que liga os canais Low e high gain e nada mudou. Aterrei os potenciômetros e o ruido persiste. Quando diminui o volume do preamp à zero aparece um ruido tipo hummm mais intenso ainda. Aquele conjunto de 4 capacitores de 47uf em paralelo nas mesmas trilhas eu troquei por um capacitor de 200uf/400v, eu não tinha os capacitores de 47uf. Os outros dois ficaram um de 47uf/400v e outro de 68uf/450v. Estou usando válvulas shuguang. Testei duas válvulas bugera e continua a mesma coisa. o capacitor de 100pf, não sei a função dele, por ser cerâmico, eu troquei por um de 220pf/2kv. Não percebi muita diferença. Testei sem esse capacitor de 100pf e o ruido aumenta. Revisei todo o circuito umas 10 vezes, limpei as trilhas para evitar curto, verifiquei soldas. Só falta blindar os fios de IN e OUT, mas acredito que isso não irá resolver o problema. Alguém pode me ajudar?
Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #1 : 06 de Março de 2015, as 14:39:49 »

Amigo, também já passei por este caso o qual fiz este layout e deu ruído bem alto, na verdade só consegui diminuir tal ruído quando fiz o circuito separado da alimentação do B+ dele, este layout esta muito compacto e por isto gera ruído. Uma solução que pode ajudar mas também retira um pouco do ganho é colocar um trimpot ou potenciometro no lugar do resistor de 470k o qual esta ao lado do 10k (esta ao lado dos capacitores eletroliticos). Ai no trimpot você consegue dar uma regulada no ruído.

o pino 2 e 3 do potenciometro tem que estar soltados e conectados no terra, o pino 1 vai na outra extremidade onde o resistor antigo estava.

Boa sorte e tomara que de certo!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #2 : 06 de Março de 2015, as 15:40:21 »

tiago_guitar84

Se não me engano esse layout do GAK é um que mistura as trilhas de terra com as trilhas de alimentação dos filamentos.  Huh?

Do jeito que está sempre vai haver ruídos, não importa que componentes você troque. O melhor mesmo era usar outro layout. Cry Cry

Abraço
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:47:04 por Matec » Registrado
tiago_guitar84
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 79

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18



« Responder #3 : 11 de Março de 2015, as 13:40:54 »

Montei o layout do GubTerra... Ficou muito com. Ainda tem um pequeno ruido, pouca coisa... Excelente timbre. A questão desse pequeno ruido ainda vou fazer uns testes... vou adicionar o LOOP RV1. Alguém pode me explicar sobre capacitor de 100p que não tem no layout do GubTerra e que está presente no layout do gak e que diferença teria se colocasse esse capacitor?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 11 de Março de 2015, as 14:12:32 »

Olha, desde o começo dos tempos eu tenho ouvido reclamações sobre este layout do gak, são ruídos, não funciona, não presta, etc.

Pois eu montei os dois formatos, primeiro o layout modificado do Andy, onde a parte da fonte e filtragem é separada e depois tomei coragem e fiz com o layout original do gak onde tudo é na mesma placa e em nenhum dos dois eu tive problemas.

O problema é que se deve observar alguns detalhes, como trançar os fios, usar transformadores confiáveis, etc.

Sugiro que tente fazer com cuidado e capricho, também leia os outros tópicos sobre ele (procure na busca do fórum na página Home), pois quem o critica, na sua maioria, não o fez e fala só por achismos.
 
Minha primeira montagem com placas separadas e depois a segunda com tudo na mesma placa:





Abraços.


P.S.: Outra coisa, eu sempre puxo um fio do terra da placa até o terra da tomada (que uso as de PC com 3 pinos) passando pelo "pé" (parafuso) dos transformadores.
« Última modificação: 11 de Março de 2015, as 20:50:43 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal