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Autor Tópico: Preciso de sugestões para uma caixa para 1 x 12" Eminence The Governor Red Coat  (Lida 18130 vezes)
diegofirmino
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!!!


« Responder #15 : 07 de Dezembro de 2012, as 16:45:53 »

Tem uma técnica um pouco mais interessante de finger joint que é a do rabo de andorinha... só vai precisar encaixar com cola:

http://www.gearslutz.com/board/attachments/guitar-pedals-effects-amps-cabs-backline-accessories-etc/170581d1272618276-my-new-cab-gs-cab-4.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=1RDMmTRC4QM&feature=share&list=UUdPPB1cDaspk93PDqqOGYjQ

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Jean R.
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« Responder #16 : 07 de Dezembro de 2012, as 18:00:53 »

Eu não vejo tanta necessidade de uma junção com finger joint ou dovetale joint para caixas de som, mas dependendo do material o aspecto estético é muito bom mesmo.

Eu fiz a minha na maneira mais fácil possível pois não tinha conhecimentos nem ferramentas na época: MDF + parafuso + cola + courvin, faz uns anos que eu tenho e já sentei, subi em cima, coloquei coisa em cima, e nem um sinal de "jogo" ou qualquer coisa.

Depois disso, respeitando a litragem mínima pedida pelo fabricante, qualquer medida serve, a única diferença audível (PARA MIM) é com fundo aberto e fechado, no mais (tipo do material, litragem diferente,etc) da na mesma. (minha opinião)


Abraços
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Dexter
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« Responder #17 : 07 de Dezembro de 2012, as 20:26:43 »

Se ainda houver dúvidas sobre a caixa 1x12", tem o site silvatone com projetos usando celestion. Como as caixas para guitarra não são críticas, os projetos podem servir para seu propósito.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

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Fernando Bello
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« Responder #18 : 09 de Dezembro de 2012, as 08:46:29 »

Eu fiz essa caixa da mesma maneira desse material da Pisotones:



É bem mais fácil para a montagem final.
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acdust
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« Responder #19 : 09 de Dezembro de 2012, as 16:11:02 »

Olá mclasta, cara eu montei a Compact Thiele da Mesa Boogie e gostei muito do som que tirei dela, tem um grave bem agradável, acredito ser do duto um pouco diferente que ela possui vo passa um PDF que fiz.

http://www.4shared.com/office/3J79zuXx/Compact_Thiele.html




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Olá mclasta, cara eu montei a Compact Thiele da Mesa Boogie e gostei muito do som que tirei dela, tem um grave bem agradável, acredito ser do duto um pouco diferente que ela possui vo passa um PDF que fiz.

http://www.4shared.com/office/3J79zuXx/Compact_Thiele.html




Seque umas imagens da minha caixa, o duto esta do lado contrario questão de gosto meu.





Detalhe da cantoneira feita de couro



Antes que me perguntem o auto falante é projeto meu a anos venho trabalhando para encontrar um timbre legal e este é o protótipo



« Última modificação: 09 de Dezembro de 2012, as 16:54:28 por acdust » Registrado

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« Responder #20 : 10 de Dezembro de 2012, as 08:51:29 »

O MDF não será frágil como comentam, tenho 2 caixas faz muitos anos, de aglomerado, uma delas tirei de um armário de cozinha de uns 25 anos no mínimo, estão intactos, se você deixá-lu "cru" e judiar, aí sim não vai aguentar muito, mas como terá revestimento, cola, cantoneiras e tudo mais, não tem problema algum.

Uma dica que dou é utilizar a tupia para arredondar os cantos depois que comprar as cantoneiras, para fazer certinho em relação a curvatura da cantoneira, senão pode ficar diferente e o acabamento fica ruim.
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mclasta
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« Responder #21 : 10 de Dezembro de 2012, as 12:31:13 »

É, pode ser que MDF assim com proteção fique bom mesmo, mas de qualquer forma, comprei sexta-feira meu compensado de 20mm mesmo. Paguei 95,00 pela folha aqui em Porto Velho.

Eu não pretendo imitar nenhuma marca do mercado na questão do acabamento, então vou comprar qualquer courvin para revestir, e eu escolhi por duas alças nas laterais Isso de alça na parte de cima atrapalha quando de quer colocar algo sobre ele. Até porque, o cabeçote vai alí, e não quero ter que escolher pés altos para o cabeçote.

Eu acho que não vou conseguir fazer um finger join perfeito com o equipamento que tenho, aí vou precisar tapar os vãos que ficarem, enfim.. Pretendo fazer com parafusos mesmo, da mesma forma que vi no vídeo que clonou o marshall. No entanto, ficou uma dúvida.. Na montagem das paredes com os tampos de cima e de baixo, ele coloca 4 parafusos compridos, além de colas. Após, ele faz aquele arredondamento das bordas, com a tupia de mão. Pergunta.. Como fazer isso sem pegar na cabeça dos parafusos? Não consegui pensar em como funcionou isso... Alguém se habilita? Eu estou pensando em afundar as cabeças desses parafusos uns 5mm ou 10mm, de forma a dar um espaço para a tupia sem correr riscos.. Aí eu faço um preenchimento com alguma massa..

É isso pessoal, um abraço!
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« Responder #22 : 10 de Dezembro de 2012, as 15:26:00 »

Se você fizer tudo parafusado e com muita cola... Depois que secar já pode tirar os parafusos e fazer qualquer coisa com a caixa.

Fiz umas caixas com marceneiro que morava aqui perto de casa, eu estava ajudando-o a montá-las e tivemos problemas com uma parte e como a cola já estava seca, deu maior trabalho para desmontar... a cola gruda a ponto de não precisar mais do parafuso depois de seca.


Daí fica a dica... monte tudo com cola para madeira, espere secar, retire os parafusos e faça os arredondamentos... após terminar, se achar necessário, coloque-os de volta onde estavam!
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Lamer
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« Responder #23 : 10 de Dezembro de 2012, as 16:42:49 »

São 2 opções:

Acho a do Zedosal funcional, porém retirar os parafusos diminui a resistência... mesmo que a cola esteja firme eu o curvin aumente a resistência da caixa. Com o tempo pode descolar por causa da vibração.

A sua proposta Mclasta é boa... mas depois de colado... não tem volta. Antes de fazer... calcule se os 5 mm são suficientes. Tampe os buracos depois para não marcar o curvin.

Eu geralmente furo uma guia para o parafuso, obrigatoriamente a broca tem que ter diâmetro menor que do que o do parafuso, depois pego uma broca com diâmetro maior que o da "cabeça" do parafuso, e aprofundo a medida desejada.... Passo cola no parafuso e no buraco em que eu vou inserir o mesmo, e depois efetuo o aperto. A resistência aumenta muito e não irá descolar com os graves (eu sofri com isto quando fiz meu C386).
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« Responder #24 : 10 de Dezembro de 2012, as 17:05:18 »

Então Lamer, a ideia é recolocar os parafusos depois de redondar os cantos... assim a resistência mecânica da caixa não diminiu
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« Responder #25 : 10 de Dezembro de 2012, as 17:42:14 »

Aí, sim!!

Caso contrário é perigoso!
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mclasta
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« Responder #26 : 10 de Dezembro de 2012, as 17:42:32 »

É uma.. aí eu teria que apertar afundar um pouquinho a cabeça do parafuso pra sumir, quando feito o acabamento final..
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« Responder #27 : 10 de Dezembro de 2012, as 17:45:37 »

Se tiver uma lixadeira você afunda um pouquinho e o resto sai na lixa mesmo!
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Ferro_Velho
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« Responder #28 : 10 de Dezembro de 2012, as 17:53:55 »

mclasta, pelo o que eu me lembro, no video o cara faz primeiro um furo com uma broca fina, depois
usa uma broca grossa com uma fita crepe para marcar a profundidade do alargamento do furo para "esconder"
a cabeça do parafuso, e só depois ele coloca o parafuso.

Depois ele coloca uma massa (cola e pó de serra?) para fechar.

Abraço.

Completando:  Os parafusos são postos por dentro da caixa com aquelas "ripas" de madeira, portanto não há problema
com o arredondamento dos cantos pois eles são colocados afastados do canto que será arredondado.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, as 09:32:47 por Ferro_Velho » Registrado
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« Responder #29 : 11 de Dezembro de 2012, as 08:35:27 »

Os parafusos não vão atrapalhar, é como o ferro_velho falou, quando se faz em compensado, o certo é usar essas "ripas" por dentro para se parafusar nelas, aí os parafusos ficam afastados dos cantos.

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Parem o mundo que eu quero descer.
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