.... Porém, nem tenho osciloscópio, nem tenho como fazer os testes. Mas gostaria muito de entender (sei que Eduardo vai dizer: Estudo meu caro... precisa de estudo), mas também de como calcular para saber o que fazer, como fazer e qual o retorno que vou ter, além de saber que errando os valores, criarei um zumbido infernal.
Camarada... na faculdade de engenharia elétrica, os neguinhos estudam uma sequencia de 6 semestres(matérias em sequencia) pra tentar entender como é um sistema(pode ser um circuito): se instavel ou estável.
Eu também tive que estudar estas coisas. O melhor(não o maior, tem uns monstruosos) livro que eu considero pra isso é do autor Distefano:
http://www.livrariaphylos.com.br/?71,6866,sistemas-de-retroacao-e-controle-joseph-j.-distefano.htmlNo livro diz umas 6 maneiras diferentes de tu entender a mesma coisa. Algumas são grego para um ser humano comum formado no segundo grau de escola pública. A maior motivação é a curiosidade.
Eu também sempre tive esta curiosidade, mas ninguém me disse isso aí em cima antes que eu entrasse naquela masmorra.
...Comprar um osciloscópio é fora de questão! Muito caro para se usar uma vez ou outra. Aqueles de computador, talvez, mas tmb nem sei se seria viável. Como poderia verificar se seria positivo ou negativo sem osciloscópio?
Comprei um DSO-2090, por 200 reais a mais do que o DSO-nano.. nunca pensei que gostaria tanto de um instrumento.. vem até com 2 ponteiras. Quando me formei técnico, tinha que vender(ou roubar) um carro pra ter grana pra um osciloscópio.
Como calcular?
Lá no Distefano tem como calcular.
Abraços, T+