Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 19:25:12

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com tda7294  (Lida 26899 vezes)
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103

« Responder #45 : 18 de Dezembro de 2014, as 10:01:33 »

Lendo o tópico, lembrei de um Transformador Toroidal que solicitei à Hortotrafo - www.hortrafo.com.br - para utilizá-lo em um Amplificador com o Pré TSW e um Power com TDA7293. 
O pedido:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Fale com eles, quem sabe é um bom negócio Smiley
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
David Loos
Visitante
« Responder #46 : 18 de Dezembro de 2014, as 10:38:37 »

pow, poderíamos fazer um pedido grande e comprar alguns transformadores destes! se o faturamento é no mínimo R$400,00...
Visitante
« Responder #47 : 18 de Dezembro de 2014, as 11:24:03 »

120VA são suficientes para o TDA7294?

Acho que não, vejam isso aí.

Abraços.
Visitante
« Responder #48 : 18 de Dezembro de 2014, as 11:39:37 »

Para um só acho que dá, mas tem que ser por ai mesmo, não pode ser muito abaixo disso não.
Para ficar legal teria que ser um 150VA para um ou uns 320VA para 2.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #49 : 18 de Dezembro de 2014, as 11:43:10 »

Desde que não se queira 100W de saída, 120VA daria uns 100W de fonte DC, e se o TDA tiver uma eficiência de 60% (60W de saída) seria possível.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felix
Visitante
« Responder #50 : 18 de Dezembro de 2014, as 11:52:25 »

O que eu reparei na prática aqui, é que esses chips não são muito bons para compensar má alimentação.
Quando eu coloquei uma fonte mais fraca para tentar empurrar eles, a tensão cai e desta maneira o integrado começa exigir mais corrente.
Um ciclo vicioso que leva ao colapso o sistema se a entrada de áudio for alta demais.

Para compensar essas e outras características, a ST recomenda a montagem em um tipo de D regulado por transistores.
Quando eu abri um rádio JVC aqui para tirar componentes o modulo de amplificação tinha exatamente essa configuração sugerida.

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, as 11:57:41 por felix » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103

« Responder #51 : 18 de Dezembro de 2014, as 17:03:16 »

pow, poderíamos fazer um pedido grande e comprar alguns transformadores destes! se o faturamento é no mínimo R$400,00...

Pra faturar: >= 400 dilmas
Menos que isto, faz o depósito e espera chegar o produto.
Pelo que sei, eles fornecem Transformadores para alguns fabricantes nacionais de Amplificadores
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
edyguitar
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #52 : 18 de Dezembro de 2014, as 17:19:52 »

Uma dica pra se ter uma ideia se o transformador terá capacidade de fornecer a potência especificada é ver o tamanho do núcleo. Mais potência precisa de núcleo maior, portanto mais pesado ele vai ser. Como as dimensões dependem da largura do núcleo e do empilhamento das chapas, o peso dá uma estimativa melhor.
Por exemplo, um transformador de 120VA (24V x 5A) precisaria de mais ou menos 1,9kg de núcleo. O que resulta em um transformador de mais ou menos 2,5kg. Transformadores de força de isolação com menos de 2kg, provavelmente não vão fornecer os 120VA de potência. Então antes de comprar, se puder pedir pro vendedor pesar o transformador, ajuda a saber se é gato ou lebre (e não depender só da foto - quase sempre ilustrativa).

Assim aproximadamente:  
30VA  =>  0,7kg núcleo =>  1kg de transformador
50VA  =>  1kg de núcleo => 1,5kg de transformador
80VA  =>  1,4kg de núcleo => 2kg de transformador
150VA =>  2,5kg de núcleo => 3,3kg de transformador

o meu transformador de 24+24 5a QUE COMPREI NA TRANSFORCENTER POR 63,00 TEM AS SEGUINTES DIMENSÕES.
Altura= 8Cm
Largura= 9,5Cm
empilhamento das chapas= 4,2Cm
ou seja tem um núcleo de 42x32x42 e pesa aproximadamente uns 3kg
a bitola do secundário tem aprox. 1,3mm de diâmetro ou seja deve ser 16AWG
Handmaker

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista

« Responder #53 : 19 de Dezembro de 2014, as 09:42:14 »

qual seria o dissipador adequado para o TDA7294 e TDA7293 ?
Visitante
« Responder #54 : 19 de Dezembro de 2014, as 11:13:05 »

Depende da classe, em configuração padrão, precisa de um dissipador gigante e uma turbina, se for exigir os 100W que ele pode chegar.
O melhor mesmo é deixar o dissipador isolado do chassi e usar pasta térmica de prata direto no bicho.
Que ele esquenta igual, ou mais, que um processador de PC.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, as 11:15:17 por felix » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #55 : 19 de Dezembro de 2014, as 12:09:14 »

qual seria o dissipador adequado para o TDA7294 e TDA7293 ?

Depende de qual a potência de saída desejada, da carga, da distorção. Aí você vai na datasheet e descobre nos gráficos qual a potência dissipada no CI. Com base nisso e sabendo que a resistência térmica da junção para a carcaça é de 1,5°C/W e que a máxima temperatura na junção é de 150°C, você define qual a temperatura quer na junção durante a operação normal (partindo de uma temperatura ambiente), e finalmente descobre qual a resistência térmica do dissipador necessário.  Mas adiantando: precisa ser dos grandes.
Por exemplo:  temperatura na junção desejada de 125°C, temperatura ambiente de 25°C = diferença de 100°C.  Se o CI dissipar 50W de potência (a parte da energia que é perdida sob forma de calor), então o conjunto refrigerador precisa ter um resistência térmica total de 100°C/50W = 2°C/W.  Como da junção para a carcaça tem 1,5°C/W, o dissipador precisa ter 0,5°C/W de resistência térmica (sem usar mica ou isolador entre a carcaça e considerando a pasta térmica das boas), algo como esse daqui:
http://www.creeled.com.br/dissipadores/dissipador-de-aluminio-anodizado/dissipador-anodizado-50x17cm.html
Se usar um ventilador, ajuda a diminuir o tamanho.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
andersohm
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21

« Responder #56 : 11 de Junho de 2015, as 18:02:51 »

Boa tarde.

Gostaria de saber se é muito arriscado utilizar uma fonte de 39V em 2 TDAs conectados em um bom dissipador com coolers, na configuração bridge.

Pelos dados do datasheet ele suporta  ±40V. Liguei em um só e ele funcionou bem, o circuito todo friozinho mesmo com bom volume dissipador também estava bem gelado (era de um processador Dual Core,  com cooler tem uns 10cm de diâmetro, que eu estou utilizando somente para testes pois o definitivo terei de cortar pois é bem grande.
O único medo que tenho é a variação de tensão de região para região. Apesar de eu ter lido sobre uma queda de tensão que ocorre durante a operação do circuito, não sei se estou escrevendo bobeira.

Mas segundo o mesmo datasheet com uma carga de 16 ohm e  ± 35V a saída máxima seria 170W.
Esse " ±" seria +V/-V que sai da fonte, ou o  "±" neste caso tem sentido de aproximação?

"With Rl= 8 Ohm, Vs = ±25V the maximum output power obtainable is 150 W,
while with Rl=16 Ohm, Vs = ±35V the maximum Pout is 170 W."

Pedi um transformador mas ele veio com a tensão um pouco acima do que eu especifiquei, troco ou mantenho esse?  Sad

« Última modificação: 11 de Junho de 2015, as 18:33:28 por xformer » Registrado

"Don't talk to strangers..."
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #57 : 11 de Junho de 2015, as 18:40:00 »

O + e - significam que a fonte para alimentá-lo é simétrica, tendo uma tensão positiva e outra negativa. Não tem o sentido de aproximação.

Você mediu a tensão do transformador em vazio (isto é, sem carga ligada) ? Normalmente a tensão em vazio é um pouco maior do que a nominal, e diminui para a tensão nominal quando ligada à carga máxima. Precisa ver quanto maior ela é. Meça a resistência do enrolamento secundário, isso multiplicado pela corrente exigida já dará uma das causas de diminuição na tensão do enrolamento. Depois tem a queda nos diodos de retificação da fonte (pelo menos mais 1V por diodo).
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: