Saudações,
Pois é... já tentei e como expliquei no primeiro post, pretendo aprender a trabalhar com ele (AI). Eu não sei se é burrice minha (provavelmente é), mas o fato é que o power trace do corel que tenho nem se compara com o do AI. Nesse quesito o AI é bem mais intuitivo. Vocês já compararam?
Abraço
Então, profissionalmente, falar em Corel Draw é "cospir em caviar", pois só se utiliza illustrator. O Corel é mais famoso, mas é bem inferior. No começo é normal apanhar, por que é diferente, mas o Illustrator tem ferramentar mais intuitivas, além de que você pode editar atalhos, e personalizar. É só ir em Menu -> Edit -> keyboard shortcuts... ou Alt+Shift+Ctrl+K.
Três ferramentas que ajudam muito são o pathfinder, o Expand Fill/Strone e o Align. A primeira faz "solda" entre dois sólidos, você clica em duas, que podem estar se cruzando ou não, e cada botão faz uma coisa. Fica em menu - window - pathfinder
O Expand, serve pra transformar uma linha, em um sólido. Por exemplo, você desenha uma linha, e define a espessura em 0.9mm, utilizando esta função, ela se transforma num retângulo de 0,9mm. Fica em Menu - Object - Expand.
O align, alinha de diversas maneiras dois ou mais objetos, tanto entre os próprios, quanto ao quadro de trabalho. A melhor maneira de aprender é utilizando. Fica em menu - window - align.
Ah, também tem o agrupar, Ctrl+G.
Uma das vantagens do Ai (Adobe Illustrator) é que pra selecionar um quadrado por exemplo, você não precisa clicar e arrastar sobre o objeto inteiro, basta clicar nele, na bora ou dentro, ou se arrastar e selecionar apenas uma parte, ele "contagia" o objeto todo e o seleciona.
É tranquilíssimo pra editar layouts, inclusive estou fazendo layouts onboard nele, começando pelo Yerasov DM-5 com millenium.
Qualquer dúvida sobre Ai, é só falar comigo, tenho bastante experiência nele. Depois que aprende a usar, você pega raiva do Corel. Sério.