Desculpe haroldo, mas estou digitando isso há mais de10 minutos
, acho que pode ajudar também:
Instrumento-> Pré amplificador-> Amplificador de potência ou simplesmente Power->alto-falante
O pré amplificador, como o nome já diz, prepara o sinal do instrumento para ser amplificado à alta potência. Pode-se dizer que é uma amplificação mais "fina", nela você tem os controles de equalização (graves, médios agudos) e outros (reverb). Algumas caixas contam com distorção embutida no pré.
O amplificador de potência pega o sinal que sai do pré amplificador e amplifica de maneira mais forte, ou seja, uma alta potência. Pode-se dizer que é uma amplificação mais "grossa", pois não se tem ajustes de timbre, somente volume.
O alto falante, é o destino final desse trajeto, ele recebe todo esse sinal que foi tratado e amplificado, tem muita importância no resultado final a ser obtido.
Existem vários tipos de pré's e power's, porém o mais comum é diferenciar eles em:
-Valvulados
-Transtorizados
-Híbridos (valvulado e transtorizado)
Nos valvulados se obtem a distorção harmônica, som quente e maravilhoso e etc, geralmente esse tipos de amplficadores tendem a distorcer em altos volumes, e essa distorção agrada os guitarristas
Nos transtorizados, ocorre o contrário, o som é fidedigno à entrada(deveria ser), assim é preferido para sonorização e instrumentos com teclado e violão.
Nos híbridos costuma-se aproveitar a distorção e/ou timbre valvulado do pré ou power, misturando as qualidades dos dois.
abraços