Amigos, estou terminando o meu LM3886 e falta apenas colocar a placa dissipadora de calor do LM
Ontem li que o LM3886FT ja vem iolado e o modelo LM3886T nao vem isolado, deve ser isolado com "mica" (o que é isso)
Mica é um material isolante, e em eletrônica é usado para isolar eletricamente o componente do dissipador, ao mesmo tempo que permite boa transferência térmica entre ambos, principalmente se usado em conjunto com a pasta térmica.
Eu comprei o modelo T e gostaria de saber como isolar ele...
1) Passa pasta térmica na traseira do CI;
2) Passa pasta térmica no dissipador (onde vai encostar o CI);
3) Coloca a mica em cima da pasta térmica no CI, coincidindo a furação da mica com o CI;
4) Coloca uma bucha to3 no parafuso. Coloca o parafuso no buraco do CI e encaixa no dissipador. Do outro lado do dissipador (onde vai a porca) colocar outra bucha to3. Colocar a porca e apertar;
5) Retira o excesso de pasta que vai espalhar ao redor do CI;
6) Verificar com um multímetro se o CI está isolado do dissipador.
...ou se posso parafusar ele direto no dissipador usando apenas a pasta termica
Poder pode, mas no caso do TF (e não FT, como você disse), o dissipador não pode estar eletricamente enconstado em nada que tenha contato com energia.
Não é recomendável usá-lo assim.
Se eu tiver que usar a tal de "mica" como farei isso?
Ver acima.
A mica é vendida em lojas de eletrônica. É só pedir por mica, isolador ou, em casos de burrice extrema do vendedor (o que não é raro), falar
aquela coisinha transparente que vai entre o componente e o metal, para isolar..
Em anexo alguns modelos de mica.
Abraços.
Edit: Tinha esquecido dos isolantes para o parafuso. Se chamam bucha isolante to3. Imagem em anexo.
Abraços2.
Edit2: Magoo Sam, não tem essa de ficar com vergonha não... Sua resposta estava boa. Direta, mas boa. A minha só mais rebuscada.
Abraços 3.