Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 05:34:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [ajuda] Bypass  (Lida 4234 vezes)
t.aquino
Visitante
« : 20 de Março de 2011, as 10:46:55 »

Caros,

Em primeiro lugar, obrigado pela ajuda que o site e o fórum têm me dado sobre esse fascinante mundo encantado dos handmades... Mesmo escrevendo muito pouco, tenho lido bastante aqui e aprendido bastante. Obrigado aos feras que dividem seu conhecimento aqui, e aos iniciantes que postam dúvidas que muitas vezes são as minhas também.  Bravo

Bom, depois de uma busca no fórum onde não encontrei a solução para os meus problemas específicos, estou abrindo esse tópico.

Negócio é o seguinte: nos dois pedais que fiz até agora, o Super Fuzz do Bertola Mod 2 e o MXR Microamp do Tonepad, as placas estão funcionando perfeitamente. Testei elas antes de fazer o bypass, e fiz uma gambiarra com jacks e jacarés para testar o Microamp. Porém...
Estranhamente, nos dois pedais prontos, os controles estão influenciando o som mesmo em bypass. Cada um de um jeito diferente:

1- O Super Fuzz foi montado com a Pentellium. Está com pop porque não coloquei o resistor na saída do efeito. (vou consertar m breve...) Mas a problema é que o controle de volume, quando perto do mínimo, começa a baixar o som do intrumento mesmo em bypass. Batendo Cabeça

2- Já no Microamp, montado com a Millenium 2 N com 2N7000 e resistor de 10k, ocorre um outro problema quando em bypass: quando o controle de ganho fica perto do "talo", começa a vir um ruído alto e o led acende...  Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça

Já revi as ligações várias vezes, não sei o que pode estar dando errado... Esse tipo de problema pode acontecer com esses tipos de circuito de acionamento de led? Cheguei a pensar em abandonar esse tipo de montagem e partir para DPDT sem led, split bypass e 3PDT. Ou o problema não é do circuito, e sou eu que estou fazendo algo de errado?

Gostaria de saber como faço para resolver essas questões. Até porque acabei de montar uma placa do TS da Tonepad, está funcionando direitinho e eu não queria ter o mesmo tipo de problema quando for a hora de montar o pedal na caixa...

Toda ajuda é bem-vinda. Desde já agradeço.

Valeu!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 20 de Março de 2011, as 10:57:28 »

t.aquino, por favor, poste os esquemas que você utilizou e as fotos de sua montagem para que possamos avaliar a situação, ok?
Registrado

t.aquino
Visitante
« Responder #2 : 24 de Março de 2011, as 11:44:10 »

Salve! Depois de alguns percalços (desde viagem a trabalho até pilhas descarregadas...) consegui fazer as fotos das intimidades dos pedais.

Bom, vamos lá...

Em primeiro lugar, os documentos que usei:

Super Fuzz:
O super conhecido documento do Bertola (obs: fiz a versão Mod 2 - Híbrido guitarra-baixo, que não tem aqueles problemas na placa em relação à seleção do capacitor de entrada)

Pentellium:
em anexo

MicroAmp:
http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=6

Millenium:
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=130:millenium-bypass-2-a-1-plus&catid=13:pedais&Itemid=44
A millenium foi montada em um pedaço de placa universal.

Busquei fazer uma montagem tão caprichada quanto minhas habilidades permitem, usando códigos de cores (in= cinza, out=lilás, control= azul), espaguete, fios curtos (mais ou menos, hehe..), cabos multivias para os pots...

Sei que as soldas estão todas foscas. Era um problema do estanho que eu estava usando, depois de comprar um novo (que cheguei a usar um pouco na placa e no offboard do MAmp) o aspecto melhorou bastante. Por outro lado, testei muitas das soldas com o multímetro, e estavam com uma resistência a meu ver desprezível (0.2R) Por isso acho eu que o problema não está aí (além do fato de os pedais funcionarem normalmente e só apresentarem problemas quando em bypass).

No MicroAmp tentei fazer uma modificação: como a placa do Tonepad tem espaço para diodos de clipagem, soldei uma chave no espaço de um dos diodos e dois leds vermelhos, um invertido em relação ao outro. Mando uma ilustração (tosquinha, feita no paint). Bom, a mod em si não está afetando muito o som (acho que o ganho do Opamp precisa ser maior), mas isso é assunto para outro tópico... O que me interesa agora é que o pedal dá problema tanto com os diodos no circuito quanto sem eles.

Se precisarem de mais informação, é só falar.

Obrigado!

Abs,

Thiago
« Última modificação: 24 de Março de 2011, as 12:43:46 por t.aquino » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 25 de Março de 2011, as 01:46:33 »

...tenho lido bastante aqui e aprendido bastante. Obrigado aos feras que dividem seu conhecimento aqui, e aos iniciantes que postam dúvidas que muitas vezes são as minhas também.

Como mencionei em um outro topico. Tem varias formas de ajudar. As perguntas e duvidas feitas, sao uma ajuda tambem.


1- ... Mas a problema é que o controle de volume, quando perto do mínimo, começa a baixar o som do intrumento mesmo em bypass.


De uma verificada minucuosa de como voce ligou a chave de by-pass, principalmente a parte de saida.
Se o potenciometro permanecer em conexao com o jack da saida, quando o volume é abaixado, vai interferir em modo by-pass.

Esta é uma causa bem provavel, o problema estar na chave.


2- Já no Microamp, montado com a Millenium 2 N com 2N7000 e resistor de 10k, ocorre um outro problema quando em bypass: quando o controle de ganho fica perto do "talo", começa a vir um ruído alto e o led acende... 

Novamente, de uma verificada minucuosa de como voce ligou a chave de by-pass, pode ser que tenha ocorrido algum erro na ligacao, e quando em by-pass, a saida do Microamp pode nao estar desconectada do jack.

Para um simples teste conclusivo, solte da placa o fio de saida que vai para a chave, ou retire o capacitor C4
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 25 de Março de 2011, as 08:03:31 »

È isso mesmo, deve haver alguma ligação equivocada na chave bypass.
Registrado

t.aquino
Visitante
« Responder #5 : 25 de Março de 2011, as 18:31:43 »

Valeu pessoal, vou dar uma checada de novo e posto os resultados. Abs!
Registrado
t.aquino
Visitante
« Responder #6 : 04 de Abril de 2011, as 17:49:17 »

Salve! Então, estou sem muito tempo para mexer nos pedais, mas as coisas estão andando.

O Super Fuzz estava com a DPDT ruim, o effect out estava fazendo contato com o jack out o tempo todo (provavelmente estraguei na hora de soldar Roll Eyes ). Aí o pot de volume aterrava também o sinal limpo. Troquei a chave (testei a nova antes e depois de soldar). O bypass está funcionando direitinho, o pot de volume não interfere mais. Porém, agora estou com outro problema: o led não está mais acendendo...
Fiz os seguintes testes com o multímetro no circuito, de acordo com o esquema que segue no final:

pontos a & b: Resistência desprezível (o fio control não está partido).
pontos d & e: Voltagem desprezível (senão o led acendia...).
pontos c & e: Voltagem de 10v (está chegando energia ao circuito).
pontos b & c: quando o circuito está ligado, rola um som no amp e o multímetro não consegue ler a resistência. Com tudo desligado, dá 2M. Quando eu acidentalmente botei os dois pontos em curto (encostando com a mesma ponta do multímetro) o led acendeu de leve. A voltagem entre os dois pontos dá 9 e pouco.
pontos b & d: resistência de 4M5, voltagem de 0,6 V.

E aí, o que pode estar errado? Estou desconfiado que queimei o transistor, mas não sei como, pois estava funcionando antes e o único ponto que eu soldei foi o a (a ponta do control na DPDT), que está longe do 2N3904...

Quem puder ajudar, eu agradeço.

Abs!

Thiago.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal