Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Julho de 2024, as 09:24:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores Orange  (Lida 3649 vezes)
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« : 20 de Janeiro de 2011, as 12:56:27 »

Galera,

gostaria de saber de quem ja teve experiência ou já analisou a fundo esses amplificadores: Tem alguma coisa mais especifica no projeto desses amps que os dá aquela característica sonora tão peculiar? Eu particularmente gosto bastante do timbre dos orange e andei pesquisando alguns aspectos de sua construção e vi que as válvulas que usam são as mais comuns..12ax7, EL82..etc. Sei que as válvulas não são responsáveis pela totalidade do timbre do amp e dai vem a pergunta, quais os principais fatores que dão a esses amps as suas caracteristicas tonais?

abraço.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 20 de Janeiro de 2011, as 15:27:59 »

Por justamente não gostar do timbre destes amplificadores, nunca sequer tive vontade de olhar como são seus circuitos.

Embora concorde que eles são amplificadores com características e personalidade próprias, acho que os amplificadores da orange possuem o pior timbre quando comparados com o demais de personalidade - marshall, vox, mesa, fender, hiwatt, etc. Chego a preferir alguns amps SS emulados a eles.

Bom, mas o tópico é outro. O timbre do circuito é dado por uma série de fatores:

- pelas maneira com que o circuito posiciona a válvula na região não linear de trabalho;
- arquitetura e frequencia de corte do controle de tom;
- pela arquitetura do power;
- qual transformador de saída;
- se há realimentação do power;

A escolha das válvulas e componentes influencia, mas na verdade esta variação serão "subgostos" da mesma arquitetura, nos remetendo a frases do tipo : "soa como um hiwatt instalado com sovtek 12ax7".
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #2 : 20 de Janeiro de 2011, as 18:45:11 »

Hgmal, compreendo os motivos de quem não gosta. Realmente o som é m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) peculiar e não é do tipo que agrada todo mundo. Vou ver se consigo algum esquema e darei uma estudada nele pra ver em que ponto ele trabalha diferente dos projetos mais famosos.
No mais, obrigado pela aula =]

Abraço.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #3 : 20 de Janeiro de 2011, as 19:59:30 »

Olá jorge, tudo bom?!

Então, você falou que iria proucurar um projeto do orange pra dar uma estudada, provavelmente você já viu esse daqui mas mesmo assim to postando pra dar uma checada!!

http://forum.metroamp.com/viewtopic.php?t=12093&highlight

Grande abraço!!
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #4 : 20 de Janeiro de 2011, as 20:56:30 »

Névio,

o site não conhecia, até agora vi o layout do Tiny Terror era a ele que vc se referia? Não achei ainda se tem o esquema mas continuarei na busca.
Não tinha visto esse layout ainda. m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) bom, vou dar uma olhada mesmo.

obrigado pela ajuda.
abraço

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
alfredo
Visitante
« Responder #5 : 21 de Janeiro de 2011, as 16:29:03 »

Pelo que eu sei eles são single end, acho que isso somado as valvulas "alternativas" é o principal no timbre deles... ou não Roll Eyes
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #6 : 21 de Janeiro de 2011, as 16:33:10 »

Pelo que eu sei eles são single end, acho que isso somado as valvulas "alternativas" é o principal no timbre deles... ou não Roll Eyes

Orange single ended? Nunca vi e se existe não são os mais famosos com certeza. Válvulas Alternativas? EL84/34 são mais do que triviais.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #7 : 21 de Janeiro de 2011, as 17:32:00 »

Estranhei o comentário do Alfredo também pois no primeiro post até comento sobre o fato de ele usar válvulas tão comuns em outros amps e mesmo assim ter timbres tão distintos. Até onde vi, não são single ended nao, mas vai saber...

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Jorge R
Visitante
« Responder #8 : 21 de Janeiro de 2011, as 18:20:54 »

Tem esse esquema do Tiny Terror que alguém postou aqui algum tempo atrás :
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal