Bom dia galera, tenho uma dúvida, tenho lido alguns artigos na net que dizem que pedais valvulados apresentam melhores resultados com tensões mais altas.Quais seriam as diferenças no som e no circuito caso ele fosse alimentado com tensões maiores?obrigado
A massa esmagadora das válvulas são projetadas ter um ponto de operação usando tensões mais altas que os equivalentes semicondutores. Ou seja, é de se esperar que elas funcionem melhor com as tensões corretas.
Em pedais, não é muito simples obter tensões maiores, principalmente a partir de uma bateria. Como algumas válvulas funcionam, com limitações, em tensões mais baixas, alguns circuitos valvulados são projetados assim. Perde muito em linearidade e resposta.
Mas isto pode não ser um problema em pedais, alguns deles até tomam partido destas limitações (overdrivers e distorcedores). Assim sendo, a diferença não preocupará o usuário.
Isto está mais ligado a arquitetura do pedal que a válvula propriamente dita e vai depender da opinião de quem ouve.
Para o meu gosto, a maioria dos overdrivers valvulados, mesmo aqueles com baixa tensão, tem um som bem particular e aproveitável.