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Autor Tópico: 6BM8 RCA / 6F3P Svetlana  (Lida 4388 vezes)
Ledod
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« : 06 de Fevereiro de 2011, as 10:45:43 »

 Bom dia pessoal! Recentemente adquiri 4 válvulas ECL82/6BM8/6F3P duas da RCA e duas de uma marca russa que acredito ser Svetlana. Bem, analisando a construção das duas percebi que as Svetlana tem uma placa muito maior que as RCA além do diâmetro do bulbo ser um pouco mais largo.
 Pergunto ao pessoal mais entendido, a máxima dissipação de placa de uma ou de outra são diferentes? As 6F3P podem ser forçadas um pouco mais para retirar uma potência maior que as da RCA? Ou a qualidade dos componentes da válvula é que influenciam mais que tamanho da placa?
 Os datasheets não informam muita coisa, e me surgiu essa curiosidade...
 
 Muito obrigado!

 Segue abaixo umas fotos das duas:





Um grande abraço!!


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bossman
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« Responder #1 : 06 de Fevereiro de 2011, as 12:25:11 »

Nas folhas de dados não tem dizendo a máxima dissipação de placa?
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Eduardo
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« Responder #2 : 06 de Fevereiro de 2011, as 16:32:07 »

Oi Bossman

Vamos falar um pouco de válvulas russas. A Rússia foi adversária dos EUA pela maior parte do século XX. Tudo o que eles faziam tinha por objetivo a supremacia, mesmo que mascarada, do sistema de economia planificada.

Quando começaram a fazer televisores e outros eletrônicos, fizeram uma cópia mascarada dos produtos americanos. As válvulas russas seguem uma nomenclatura diferente da americana e europeia. Os projetos das válvulas também tem diferenças sutis em relação as suas contrapartes, que fazem delas equivalentes aproximados.

Embora a 6BM8 e a 6F3P sejam válvulas desenhadas para a mesma função, elas não são perfeitamente equivalentes. Na década de 1960/70 o Brasil importou muitas válvulas feitas na Rússia para abastecer a demanda interna. E quando os aparelhos eram consertados com essas peças, a performance nem sempre era a mesma da peça americana ou europeia. O fato é que a equivalência não era perfeita. Daí vem a lenda de que válvula russa é ruim.

Válvulas russas costumam ter o invólucro com diâmetro maior. Isso porque o vidro que eles usavam não tem a mesma tolerância a temperatura que das contrapartes, por isso tem de ficar mais afastado dos eletrodos. Em alguns casos não dá para trocar uma válvula ocidental pela russa porque não há espaço para o invólucro.

Sobre o caso particular das 6BM8/6F3P, a 6F3P admite uma dissipação de 8W na placa e 2,5W na grade auxiliar, enquanto que a 6BM8 admite 7W e 2W. Então a resposta para sua pergunta é sim, ela aguenta mais dissipação. Mas a história ainda não terminou! A 6BM8 produz 3,5W de som em SE enquanto que a 6F3P produz apenas 3W!

A 6F3P é uma válvula menos eficiente para som. Ela é mais indicada para ser usada como válvula de passagem em fontes reguladas.

Este é outro mito que precisamos derrubar no fórum. Maior dissipação de placa não significa mais potência de saída! O motor de um trator de esteira tem 100 cavalos. O do meu carro tem 80 cavalos. Meu carro anda a 120km/h e um trator de esteira anda a 20km/h se muito! Uma EL84 tem dissipação de 12W e a EL36 tem 10W. Duas EL84 dão 15W de áudio e duas EL36 dão 45W.

O importante nas válvulas são as curvas! Aquelas figuras que poucos tem a paciência de estudar e aprender a interpretar!

Seguem as fichas da 6BM8/ECL82 e 6F3P:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/010/e/ECL82.pdf
http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/113/6/6F3P.pdf

Abraços

Eduardo
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Ledod
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« Responder #3 : 07 de Fevereiro de 2011, as 13:30:10 »

 Eduardo, mais uma vez deu uma aula para todos nós do fórum ! Muito obrigado pelas respostas e pela paciência ao escrever.

 Então digamos que as válvulas da RCA / Philips seriam mais eficientes em áudio do que as russas?

 Alguns conceitos são difíceis de entender, como o fato curioso das EL84 e EL36 em push pull, onde uma menor dissipação de placa gera maior potência sonora! Eu estava tentando entender as curvas, retas de carga, mas ainda não consegui captar a essência... Quem sabe mais um pouco de estudos!!

 De qualquer forma, muito obrigado pelas respostas! Acredito que esclareceu muito para mim e para todos do fórum.

Um grande abraço!

OFF

 Sobre a correspondência com o motor de um carro e de um trator, faltou comentar que o torque de saída de cada um deles é diferente ! Um trator puxa com facilidade cargas muito pesadas, já um carro... Consultando um livro de mecânica temos que a potência é o produto do torque pela velocidade angular, então ainda temos a potência dos dois constantes...  Cheesy
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Eduardo
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« Responder #4 : 07 de Fevereiro de 2011, as 20:10:51 »

Sobre a correspondência com o motor de um carro e de um trator, faltou comentar que o torque de saída de cada um deles é diferente ! Um trator puxa com facilidade cargas muito pesadas, já um carro... Consultando um livro de mecânica temos que a potência é o produto do torque pela velocidade angular, então ainda temos a potência dos dois constantes...  Cheesy

É por aí a coisa. Depende do que você quer obter como resultado. A EL36 tem menor dissipação, mas tem maios transdutancia e pode conduzir correntes maiores. O importante é entender que dissipação de placa não está diretamente relacionada com potência de saída, assim como a potência do motor não dita a velocidade final do veículo. Existem outros fatores que influenciam no resultado.

Abraços

Eduardo
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