Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 02:53:13
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Amplificador para ser levado a sério!
Páginas:
1
2
1
[
2
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Amplificador para ser levado a sério! (Lida 6252 vezes)
fovb
Visitante
Re: Amplificador para ser levado a sério!
«
Responder #15 :
26 de Novembro de 2010, as 08:04:03 »
Eduardo, por falar em imersão, tenho uma 6L6 aqui com uma capa metálica, quem me deu disse que quando imersa em óleo gerava X watts. Como faço pra trabalhar com ela? Existe alguma literatura a respeito?
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #16 :
26 de Novembro de 2010, as 18:32:38 »
Citação de: fovb em 26 de Novembro de 2010, as 08:04:03
Eduardo, por falar em imersão, tenho uma 6L6 aqui com uma capa metálica, quem me deu disse que quando imersa em óleo gerava X watts. Como faço pra trabalhar com ela? Existe alguma literatura a respeito?
Cara meu amplificador usa duas dessas (na verdade a nomenclatura correta dessa válvulas ai é 1614) e eu NUNCA ouvi falar disso de imersão em óleo.Pra mim isso é balela...
Se ela estiver funcionando bem você está com uma bela válvula em mãos porque ela é de fabicação militar e entre outras qualidades dura mais que as comuns.
«
Última modificação: 26 de Novembro de 2010, as 18:34:54 por bossman
»
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #17 :
27 de Novembro de 2010, as 15:05:53 »
Oi Pessoal
Vamos falar um pouco da história das válvulas. As primeiras válvulas de alta potência compacta 6L6 eram todas com invólucro metálico. A razão para isso é que não se tinha na época tecnologia para fazer um vidro que resistisse a temperatura. Outra razão era para o uso militar. Válvulas com invólucro de vidro são mais frágeis! Mas o uso militar para as válvulas metálicas parou na Segunda Guerra Mundial, com o aparecimento das válvulas com soquete miniatura e vidro mais grosso.
O invólucro metálico continuou em uso em alguns tipos específicos de válvulas, onde era necessária uma blindagem ou resistência a alta temperatura.
As primeiras 6L6 foram lançadas no mercado como uma evolução do tipo 42. Uma versão compacta da 807. A 807 é uma válvula para transmissão, mas rapidamente foi adaptada para áudio de alta potência, como o amplificador deste tópico.
O invólucro metálico é difícil de ser produzido e a inspeção do vácuo é mais trabalhosa que numa peça de vidro. Logo surgiram versões da 6L6 com invólucro de vidro, resistente a temperatura, com o código 6L6G. O G no código da maioria das válvulas americanas serve para distinguir do tipo metálico (G de glass).
Os diversos fabricantes continuaram a introduzir pequenas modificações no projeto da 6L6G para conseguir uma melhor dissipação de placa, suavidade das curvas, durabilidade e assim por diante. Hoje quando se aprimora um produto, é usual lançar no mercado com um número indicando a versão, devido à grande influência que temos da indústria de software. Assim temos editores de texto 1.0, 1.1 2,0 3.5 e assim por diante. Na época das válvulas havia uma grande influência da indústria automobilística. A exemplo do que fazia Henry Ford, as versões mais novas da 6L6G foram batizadas de 6L6GA, 6L6GB e 6L6GC. Também existem as 12AX7A e 12AX7B pela mesma razão.
Por isso que hoje temos a 6L6GC como tipo dominante no mercado. Os fabricantes continuam a colocar modificações no projeto e por letras no final do código. Assim temos as 6L6WXT, 6L6GC+; mas todas são basicamente a mesma coisa.
A má notícia para os felizes proprietários das 6L6 com invólucro metálico é que essas são o tipo original da década de 1920. Elas têm uma dissipação de placa menor e perdem feio num teste de comparação com as modernas 6L6GC.
No caso da peça da foto, é uma 6L6 e não 1614. A 1614 é uma válvula de transmissão. É uma outra versão mais branda da 807 e tem parâmetros próximos a 6L6 podendo ser usada em seu lugar. Eu não esperaria uma resposta muito diferente dela do que de uma 6L6 normal.
Sei que existem válvulas refrigeradas a água e a ar, mas até onde eu sei a única coisa elétrica refrigerada a óleo são os transformadores de força de alta tensão. Na mina opinião, essa coisa de válvula imersa em óleo é conto da carochinha.
Grande abraço
Eduardo
«
Última modificação: 28 de Novembro de 2010, as 08:28:15 por Eduardo
»
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
«
Responder #18 :
27 de Novembro de 2010, as 17:39:01 »
Ótima explicação Eduardo. Parabéns... quanto ao amp, apenas uma palavra para tentar expressar o que pode ser visto:
Surreal
!
Eu nem imagino quantos alto falantes precisam ser ligados e o tamanho real dos transformadores para aguentar aquela monstruosidade ... show de bola... Depois de ouvir em Salvador que não se vendia mais válvulas, percebi que está voltando a ser utilizada com força total quando vi que até o submarino tem delas pra vender (caras), mas tem.
Será que vai haver super amps como estes com válvulas? Será que agora aprimoram a coisa para que seja menor e com potência?
Bem... isso é coisa para o incerto futuro... mesmo assim, surreal este amp. Isso me lembra seu Donizildo com Donizete gritando nos ouvidos e estourando o tímpano do veio. Imagina isso ai topado? Temos a sensação de que valvulado é potência dobrada... imagina isso na orelha. hehe
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #19 :
28 de Novembro de 2010, as 18:42:30 »
Muito boa a aula Eduardo ! Quem sabe sabe.
Mesmo a 1614 sendo uma válvula direcionanda a transmissão eu uso-as aqui no meu amp e tem um som muuuitíssimo bom! Mandei vir dos EUA uma m audio pra eu começar a gravar uns samples de coisas que montei aqui inclusive esse amp com elas, vai demorar um pouquinho mas quando chegar com certeza posto uns sons desse amp. aqui. Abração
«
Última modificação: 28 de Novembro de 2010, as 18:45:35 por bossman
»
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Audrec
Visitante
«
Responder #20 :
29 de Novembro de 2010, as 13:52:44 »
quer dizer que esse monstro ai é só o power?
Dá pra plugar os instrumentos dumas dez bandas nele ... _
1
2
1
[
2
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...