Olá amigos do Handmades. Já faz algum tempo desde o último projeto que fiz (e que ainda está inacabado!), mas mesmo assim decidi embarcar em mais um. O propósito é experimentar com materiais alternativos aos tradicionais, e trabalhar em condições fora das ideiais.
O projeto que estou usando como inspiração é a Silvertone 1448, que era uma guitarra fabricada pela Danelectro sob o nome Silvertone, e vendida por catálogo nos EUA. Esse modelo em particular tinha a opção de vir acompanhada com um case com um amp valvulado integrado. Pacote completo! Um usuário notável desa guitarra era o Dex Romweber (Flat Duo Jets), que desde fevereiro infelizmente não está mais entre nós.
A construção dessas guitarras era a mesma das outras da Danelectro. Blocos de madeira compondo as bordas, uma sob a ponte, e folhas de masonite (que aqui no Brasil encontramos pelo nome de Eucatex) formando o top e o tampo traseiro, quase como uma Fender Thinline de baixo custo.
A que estou construindo será diferente, principalmente para aproveitar materiais que já tenho à disposição. Optei por usar compensado, com 3 camadas para chegar à espessura final. Não é o mesmo material, mas remete à utilização de materiais mais baratos.
Como não encontrei nenhum plano em com todas as medidas da guitarra, usei uma foto que mais se aproximasse de uma foto frontal, sem muita distorção de perspectiva. Usando medidas conhecidas (tamanho da escala, tamanho de um captador lipstick, distância entre cordas na ponte) foi possível fazer um pdf com tamanho real (ou bem próximo disso) que imprimi e usei para fazer a primeira camada de compensado, que servirá de gabarito para as duas seguintes:
Acabei tirando poucas fotos do processo, mas basicamente recortei a primeira camada com a tico-tico, e refinei o corte com grosa e lixas até o formato final. Depois de coladas, essa camada permitirá copiar o contorno para as outras usando a tupia, já ficando com a borda perfeitamente no esquadro e com pouco trabalho de lixa:
As três camadas sendo coladas, com placas de MDF para equalizar a pressão, e não deixar marcas dos grampos.
As duas camadas de baixo foram cortadas com um pouco de folga. A tupia, com a fresa rolamentada irá copiar o contorno da primeira camada, avançando aos poucos até todo o contorno ficar pronto.
Também aproveitei e fiz um canal com a tupia, ligando o lugar onde será a cavidade do captador ao lugar onde ficará a abertura para a parte elétrica. Por enquanto está escondido, mas irá ficar acessível tão logo eu fizer as cavidades. Ou assim espero.
Por enquanto, o corpo está assim:
Já apliquei uma mistura de pó de madeira e cola nas falhas do compensado, ou onde a tupia danificou, e comecei a lixar para deixar a superfície bem lisa.
Por enquanto é isso, postarei atualizações em breve!