Nossa, o título ficou gigantesco
mas bem descritivo.
Estou finalizando um P1 usando componentes que tinha sobrando em casa, e me surgiu essa dúvida. Em relação aos transformadores, deve-se tomar o cuidado da defasagem de 90 graus, mas e em relação às válvulas? Sei que o transformador de força deve ficar o mais afastado possível das válvulas de pré, mas há algo em relação à orientação?
Explicando melhor: não tenho total conhecimento do campo magnético em torno dos transformadores, sei como ele se comporta na região da bobina que fica "fora das lâminas" mas não sei como ele se comporta na região da bobina que fica "dentro das lâminas" (não no centro do carretel, digo na parte onde as pernas externas das lâminas cobrem a bobina). E essa falta de conhecimento pode afetar todo o raciocínio
. Mas pensando no campo na região "fora das lâminas", ele se propaga ao redor da bobina. E se o transformador ficar com a região "fora das lâminas" voltada para a válvula de pré e o campo porventura chegar à válvula, suponho que ela poderá o transformar em ruído. Assim, seria mais adequado não deixar essas faces voltadas para a válvula de pré, ou seja, deixar a parte da bobina que fica "dentro das lâminas" voltadas para a válvula.
Faz sentido? Ou não tem diferença e eu estou viajando nos pensamentos?
Representação nada artística da ideia. As linhas vermelhas são uma tentativa de representar as linhas de campo.