Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Novembro de 2024, as 00:50:38

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: S.T. Rig Controller  (Lida 3418 vezes)
Renan
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17

« : 20 de Setembro de 2010, as 03:07:43 »

Lembro-me de ter postado no antigo fórum algumas fotos da "pedalboard suiça" que estou fazendo, devido as outras funções desta (canivete suiço, got it?  Angry ) e por medo de ter gente entrando e dizendo "esse tópico não está me sendo útil na seção "projetos" eu estou postando na sessão off-topic mesmo... É apenas para deixar a idéia caso alguem queira fazer o mesmo, ouvir sugestões, dicas para quem tiver alguma a me dar.
Este é um projeto EM DESENVOLVIMENTO e, como o nome sugere, ainda não está terminado. Aos que sempre postam "termine logo, tire fotos, poste samples" (pedalboard tem samples?) peço um pouco de paciência...

Descrição:
- Espaço para 9, 10 pedais de tamanho normal aproximadamente (embora eu pretenda colocar algumas caixas "dois em um" para economizar espaço, conectores e cabos)
- 6 "footswitch" para controle de funções, sendo:
    - 1 para Troca de canal Rythm / Solo (explico depois)
    - 2 LOOPs de efeito em série, controlados por relês duplos, SEND RETURN, um para preamplificadores, outro para efeitos externos montados em rack (nao que eu os tenha, apenas para futuras expansões do meu set up ^^)
    - 3 para "contato", levando cabos direto da pedalboard para amplificadores e outras coisas controlaveis por footswitches (por economia de espaço e "pra compactar")
- Entrada com dois preamps separados (a mosfet) um para cada canal, trimpot para ajustar o ganho do canal solo, para dar mais ganho e distorcer mais o sinal na hora dos solos.
(Caminho do sinal pela board: Entrada > Preamps > Distorções (na board) > LOOP 1 > LOOP 2 > Modulações, delays, etc (na board) > preamps de saida > Saida)
- Preamps de saida com dois BJT, volume independente por canal, sem efeito no ganho dos drives na cadeia de efeitos.
- Duas saidas de sinal, uma para amp, e outra para mesa (possivelmente adicionarei um direct box com cabinet simulator para a saida 2)
- Board com estrutura em madeira, placas de aluminio escovado por cima, levei em conta a leveza e a estética, e eu ter o material "dando sopa" para tomar essa decisão.

Fotos:

Planejamento

Construção da estrutura de madeira

Vendo se as placas "se ajustam" a estrutura

"Mascara" para a furação do alumínio

Vendo se os Push Buttons serviam nos furos

LEDs e Push Buttons no lugar

Furando placa do "andar superior" da board

Iluminação e footswitches funcionando (parcialmente, só o sinal lógico, a controladora ainda não estava pronta)

Projeto (renderizado) da placa que controla os flip flops (para as chaves momentâneas gerarem sinais Toogle (pisa ON/ pisa OFF) )

Placa 01 montada, posicionada e ligada as chaves e LEDs

Verificando se tudo funciona depois de fixado (A.K.A. "se nao me ferrei de ultima hora")

Board 02 (responsavel pelos chaveamentos e prés, o CI é um ULN2003, economiza espaço e diminui o numero de partes para acionar os relês)

O QUE FALTA FAZER:
Eu já fiz a placa 02, só falta colocar os relês, que ainda não pedi na Soldafria (eu sei que o nome assusta os handmakers de coração fraco, mas a loja, de "fria" nao tem nada)
Ainda preciso de uma "Placa03", que vai ser a da fonte, ainda estou vendo um projeto confiavel, pretendo regular em duas tensões, 12V para operar as minhas placas, prés e os relês, e os 9,5V para os pedais, que faço questão de obte-los extremamente filtrados, qualquer coisa "extra-freaking-unbeliaveble-lowest-possible-noise"  Grin Tenho em mente usar um circuito um tanto quanto complexo, com opamps filtrando o ruido de forma "inteligente", por cancelamentos, antes mesmo de chegar aos capacitores (que pretendo ter um banco relativamente extenso destes, a 16V eles não custarão tão caro assim... e valerá a pena).

Espero que tenham gostado, e que de alguma forma isso traga esperanças, idéias, ou só um sorriso ao rosto de vocês, quem nunca sonhou com uma "pedalboard mega incrementada" que atire o primeiro DS1 !
Nota: Solicito aos moderadores duas coisas, se possivel
 1 - Se acharem que de alguma forma esse tópico estaria melhor situado na área de projetos, pedais ou onde acharem melhor, por favor movam-no
 2 - Se acharem que usei de muitas fotos, e mesmo com links externos, acharem que atrapalha de alguma forma, podem se sentir a vontade para substituirem só pelos links, ou retirarem as imagens parcial ou totalmente.

Desde já grato!
Abraços.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3

« Responder #1 : 20 de Setembro de 2010, as 08:01:00 »

Parabens cara.. esta ficando lindão.
Scorpion
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #2 : 20 de Setembro de 2010, as 08:06:21 »

parabens está ficando ótimo!!!!

pergunta off: como que voce faz para colocar as fotos grandes no post?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #3 : 20 de Setembro de 2010, as 10:46:56 »

Parabéns pelo projeto! Palmas
grande exemplo de organização, não há como não obter sucesso com
o projeto com todo esse empenho e planejamento.
parabéns de novo! Bravo
tô tomando como exemplo para futuros projetos!
Abraço!
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #4 : 20 de Setembro de 2010, as 11:48:40 »

Beleza de projeto! Esse promete mesmo!  Palmas
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Renan
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17

« Responder #5 : 20 de Setembro de 2010, as 16:34:28 »

Parabens cara.. esta ficando lindão.
Obrigado pelo elogio  Smiley

parabens está ficando ótimo!!!!
pergunta off: como que voce faz para colocar as fotos grandes no post?

resposta: Valeu  Smiley
resposta off: Cliquei em inserir imagem, onde aparecem os colchetes e "img" e "/img" entre eles, e entre os colchetes centrais coloquei o link, não coloquei nenhum outro parâmetro a mais, até porque não sei como funciona direito nesse fórum novo, lembro-me que no antigo tinha um número que determinava o tamanho em pixels. Portanto creio que a foto está assim por estar grande também na sua fonte, linkei direto do meu álbum no orkut. E novamente solicito aos moderadores que se estiver grande demais, infringindo alguma regra, por favor redimensionem, ou me digam como posso faze-lo.

Parabéns pelo projeto! Palmas
grande exemplo de organização, não há como não obter sucesso com
o projeto com todo esse empenho e planejamento.
parabéns de novo! Bravo
tô tomando como exemplo para futuros projetos!
Abraço!
Obrigado ^^
Estou na "empreitada" já faz bastante tempo, fazendo tudo aos poucos e com calma, assim os erros tem menos chances de acontecer, pedi ajuda ao meu pai com a parte estrutural. Quanto ao "planejamento", ele me repreendeu por ter impresso tantas folhas com máscaras de furação, dados da construção, disse que essas coisas se faz pelo método antigo, com um bom lápis e régua de precisão hahaha.
Não posso discordar dele, o cara é praticamente um "McGyver cover", então respeito as cinco décadas de acumulo de conhecimento e vivencia dele. (mas imprimi minhas máscaras mesmo assim  Smiley )

Beleza de projeto! Esse promete mesmo!  Palmas
Agora que um dos responsáveis pelos projetos valvulados e outros mais desafiadores me fez um elogio, meu ego inevitavelmente dobrou de tamanho, hahaha
Grato Alex  Smiley

Mensagem Mesclada
Vendo que um dos membros pode vir a tomar o projeto como referencia, vou deixar algumas dicas do que eu fiz e funcionou, o que eu fiz e não funcionou, o que eu tive de consertar, e assim que for me lembrando de mais coisas edito esse post...

Coisas que recomendo fazer, dicas sobre como fazer e cuidados a serem tomados
01- Loop de efeitos! Assim o preamp demoníaco do seu amp deixa seus chorus, flangers e delays em paz. Mesmo o amp tendo um Send Return, o sinal  tem que percorrer um longo caminho, e para pessoas como eu que as vezes curtem um som "sem coloração do preamp" para gravar ou obter mais "peso" e graves no som limpo, o sinal não tem que ir até o amp/rack para ser chaveado diretamente de volta e atrair os ruidos-maus ^^ Foi útil para mim manter o sinal no "caminho curto" quando bypassado.
    Outra utilidade que eu pensei é para testar pedais novos que eu fizer, antes mesmo de soldar DPDTs nele, soldo fios e jacks no IN e OUT, pego a alimentação da Board e tenho um footswitch de bypass para testes. Novamente, o que está sendo util para mim, pode nao ser para vocês, fica só como sugestão.

02 - Alumínio é bonito sim, mas dá trabalho (como as mulheres). Mesmo eu tomando todos os cuidados, passando uma camada protetora (que descobri nao ter passado o suficiente) meu irmão, inadvertidamente, estava no PC e viu minha pedalboard "dando sopa" na estante ao lado, e achou boa idéia colocar seu copo de coca-cola em cima da pedalboard... Minha tia aproveitou a deixa e colocou mais algumas coisas dela, acho que o formato de escadinha foi demais para eles resistirem a usar a pobre board de suporte. O alumínio manchou, embora eu tenha conseguido deixar as manchas bem mais fracas, só perceptiveis de perto... Quanto a minha tia e meu irmão, saem do hospital mês que vem  Wink (brincadeira)

Coisas que não recomendo fazer
01- Medi board com pedais normais, levei em conta o tamanho do cabeamento e o espaço dos jacks, mas não deixei "folga" para uma tampa, porque pretendo apenas cobri-la e transporta-la como uma "bandeja" mas obviamente  não segurando por baixo, mas pelas alças, achei interessante na época, mas hoje me pergunto se não seria vantajoso fazer em forma de "maleta" e com tampa, pelo design um tanto quanto "escadinha", não sei se ficaria viável... Ainda tem como por uma tampa, com uma daquelas ferragens de porta na parte de trás da board, mas isso daria um trabalho que eu não precisaria ter se planejasse uma tampa com antecedência, levando em conta que eu poderia um dia achar boa idéia tê-la.
Moral da História: Planeje pensando no que você precisa, e se possível, até no que você não julga tão importante assim, pro caso de você mudar de idéia.

02- Leds azuis de alto brilho podem parecer lindos, MAS ELES CEGAM! Não, não para sempre, mas se você se aproximar da pedalboard e for ofuscado por ela, você não vai conseguir "pisar" em nada, concorda? Parece burrice, mas eu não previ isso... Isso foi facil consertar alterando o valor dos resistores de corrente dos LEDs na minha placa 01, fazendo sucessivos testes de "estética VS funcionalidade".
Moral da História: NÃO USE LEDs TRANSPARENTES! Os difusos tornam-se mais visiveis acesos, sem ofuscar quem o observa, e independente do ângulo.

03- LEDs bicolores podem parecer "sem erro" para implementar, mas lembrem-se de verificar se é cátodo comum ou ânodo comum, (se é o + ou o - compartilhado). Na minha Placa 01, responsavel por fazer o "latch" nos push buttons e chavear os LEDs, era de um jeito, mas me venderam um LED de outro jeito... Moral da história, tive que deixar apenas uma cor mesmo, porque não queria fazer uma gambiarra... Mas quem sabe futuramente não faço uma plaquinha pequena e já soldo o LED nela para fixa-la e manter uma aparência bacana e fazer essa idéia funcionar.
Moral da História: Não gaste tempo planejando grandes coisas, para tropeçar nas pequenas que você não previu, verifique TUDO, TUDO MESMO, releia datasheets que você achava conhecer, pode parecer engraçado, mas em muitos projetos, o erro está justamente no que você achava que sabia.

Se lembrar de mais coisas vou adicionando, espero que ajude!

« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, as 17:15:26 por Renan » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: