Esses últimos dias do feriado foram bastante corridos, então não pude responder.
Realmente, as opções de um contador mais elaborado como o montado pelo Eddy ou um mecânico são muito melhores que a calculadora, principalmente em uma bobinadora mais elaborada e possivelmente com motor. Anotei as ideias num arquivo aqui, para trabalhar em uma delas com mais tempo. Estou afogado em projetos inacabados, meu Duovox que o diga
.
Como eu já havia adquirido uma calculadora barata como
sacrifício objeto de teste, decidi arriscar. As trilhas são impressas em carbono. Tentei raspar em cima da trilha e não é revelada nenhuma parte metálica, então não é possível a solda diretamente nelas. Mas essas trilhas de carbono são conectadas a uma placa de fibra, essa sim contendo trilhas de cobre. A solução foi raspar um pouquinho no ponto de conexão entre as trilhas de carbono e as de cobre, e soldar um pedaço de fio ali. O local teve que ser ali pois é onde as trilhas possuem espessura mais adequada para soldar um fio. Na outra extremidade dos fios, coloquei uma chave reed, acionada por um imã que se move em conjunto com o eixo onde será colocado o carretel.
Em testes rápidos, o contador-calculadora se mostrou funcional, porém realmente limitado. A posição do imã e da chave reed influenciam bastante no funcionamento. Além disso, aumentando a velocidade de giro, chega um ponto (não tão rápido assim) em que a chave reed não consegue responder precisamente à aproximação do imã, perdendo algumas voltas na contagem.
Funcionar, vi que funciona. Mas, tendo em vista que o custo e trabalho é o mesmo de um contador mecânico (isso se o contador não for adquirido de graça) porém os resultados são inferiores, não vale a pena. A não ser que a pessoa realmente queira fazer uma bobinadora com o menor gasto possível e/ou queira improvisar uma bobinadora simples para quebrar um galho.
Estarei finalizando a montagem de uma bobinadora simples e barata amanhã de noite, pois esqueci minha caixa de ferramentas no trabalho
. Aí posto fotos e relatos sobre os testes no tópico de como enrolar transformadores (acho que caberá melhor lá do que nesse tópico).