O transformador de saída no valvulado serve para fazer o casamento de impedância de saída da válvula com a impedância do alto-falante (ou caixa acústica). A impedância da válvula é alta e a do alto-falante geralmente é muitas vezes menor. Sem o casamento de impedância, a transferência de potência seria muito pequena para o alto-falante, de forma que a transferência máxima ocorre quando as duas impedâncias forem iguais.
Então o primeiro efeito do descasamento é a perda de potência.
Mas se for usar um alto-falante único, em que a curva de impedância varia muito com a frequência reproduzida, quase nunca vai haver o casamento perfeito (a impedância nominal do alto-falante é uma média). Existem picos de impedância em algumas frequências baixas e nas altas e uma faixa mais plana nos médios.
De forma que um pequeno desvio na impedância nominal vai apenas modificar um pouco a potência de saída, variando ainda de acordo com a frequência do sinal (e modifica assim o resultado tonal).
Um outro efeito, se fosse considerar uma carga resistiva (e não o alto-falante) é que a reta de carga seria modificada (a inclinação dela) o que faria o sinal ser amplificado de forma diferente (ele cruzaria as curvas características em pontos diferentes), isso também altera tanto a potência como o timbre do sinal de saída e pode forçar a válvula também (modifica o ponto quiescente e pode entrar numa região proibida de dissipação da placa). Em tese, uma caixa acústica com resposta mais plana de frequências e divisores de frequência para correção da resposta também poderiam ter esse efeito.